Ingestão de Óleos Essenciais: Eles São Seguros para Uso Interno ou Não?

Publicado por Equipe Editorial a 16 de janeiro de 2018 - Atualizado em 22 outubro 2018

A ingestão de óleos essenciais tem sido considerada uma prática de saúde perigosa, no entanto, nas doses adequadas, o consumo de alguns óleos essenciais é classificado como seguro! Mas vamos saber mais…

Ingestão De Óleos Essenciais, Eles São Seguros Para Uso Interno Ou Não

Os óleos essenciais são óleos naturais concentrados, destilados ou extraídos de algumas plantas. São óleos que possuem muitos dos ingredientes ativos, sabores, e aromas das plantas de onde são extraídos. Muitos deles possuem antioxidantes e compostos químicos extremamente poderosos que podem beneficiar bastante a nossa saúde em geral.

“São milhões as pessoas que ingerem estes compostos sem sequer perceber. Onde acha que os alimentos processados obtém o seu sabor! Praticamente tudo o que é aromatizado naturalmente contém óleos essenciais. Pelo menos é o que a FDA diz.”

Durante muitos anos, o conceito de ingestão de óleos essenciais tem sido denunciado como arriscado, desencadeando uma variedade de potenciais efeitos colaterais que superam em muito os benefícios oferecidos.

Quando diluídos adequadamente e utilizados nas quantidades adequadas, muitos especialistas concordam que os óleos essenciais podem ser utilizados internamente.

Aplicar estes óleos na pele e usá-los internamente pode ter resultados muito diferentes, sendo necessário algum cuidado e recomendada a consulta com um aromaterapeuta qualificado.

Ingestão De Óleo Essencial, O que Pode e o Que Não Deve Fazer

Dicas Práticas Para A Ingestão De óleos Essenciais

Quando se trata da ingestão de óleos essenciais, existem algumas regras importantes a serem seguidas.

O que Pode Fazer

Pode usar os óleos essenciais na forma de difusor, spritzer ou inalador, pois a concentração é controlada a níveis seguros.

Dilua alguns óleos essenciais com água e siga sempre as instruções sobre o uso. A maioria deles requer pouco mais de 2-3 gotas para ser eficaz.

Pode usá-los todos os dias para os seus problemas cosméticos, pois o uso tópico é menos provável de causar efeitos colaterais indesejados.

Dicas práticas para a ingestão:

– Óleos suaves como incenso (Frankincense, Olíbano, Boswellia Carterii) e limão geralmente podem ser aplicados diretamente sob a língua para acesso rápido à corrente sanguínea.

– Óleos mais cáusticos, como o de orégano e cravo-da-índia, devem ser SEMPRE diluídos com um óleo transportador. 1 gota por colher de chá geralmente é seguro.

– Para evitar a irritação esofágica, coloque 1-2 gotas numa cápsula e tome dessa forma.

O Que Não Deve Fazer

Não realize a ingestão de óleos essenciais todos os dias, pois pode causar inflamação e irritação no esôfago, e também ser prejudicial para os rins e fígado. Use-os apenas para condições de saúde específicas.

Não importa quão “puro” ou “terapêutico” eles sejam. O consumo diário NÃO é a forma mais eficaz (e medicinal) de usá-los.

Se sofre de Síndrome do cólon irritável, náusea crônica ou DRGE (doença de refluxo ácido), não se esqueça de falar com o médico antes de usar óleos essenciais.

Embora a hortelã-pimenta seja ótima para a síndrome do cólon irritável e náuseas, ela não deve ser usada para a DRGE. A Universidade de Maryland Medical Center adverte especificamente que o chá de hortelã-pimenta e o óleo essencial podem relaxar o esfíncter esofágico e representar riscos em indivíduos com refluxo.

Não combine livremente óleos essenciais diferentes sem compreender os potenciais efeitos de saúde de cada um, mesmo que seja em pequenas quantidades.

Não confie na utilização de óleos essenciais em substituição aos medicamentos tradicionais ou de prescrição médica.

Não use óleos essenciais, além de medicação prescrita, a menos que confirme com o médico.

Como qualquer coisa, estes compostos são limitados pelo que não devemos cair na armadilha de pensar que eles são a cura para tudo!

Saiba tudo sobre Óleos Essenciais

Referências

https://www.sciencedirect.com/
https://www.sciencedirect.com/
http://journals.sagepub.com/
https://www.tandfonline.com/