Inovações Tecnológicas para Cozinhas – Gadjets e soluções modernas

Sabia que já é possível ter um dock para iPod na cozinha ou abrir os armários por controlo remoto? O coração da casa tem um palpitar cada vez mais tecnológico.

Há muito considerada o coração da casa, a cozinha tem assumido cada vez mais protagonismo no mundo do design, com soluções novas (e inovadoras) a surgirem a cada temporada. O lema é a aproximação entre co­zinha e sala, que se fundem numa verdadeira área de lazer, repleta de luxos e, claro, tecnologias.

Enquanto zona de estar, a cozinha incorporou a tendência crescente dos gadgets, ganhando um rol de inovações tecnológicas, desde docks para iPod, armários eléctricos ou torneiras de água a ferver. O coração da casa ganhou, assim, um palpitar tecnológico.

No Algarve, encontramos este tipo de tecnologias nos showrooms dos mais conceituados distribuidores de cozinhas. Fundada em Inglaterra e com uma loja em Quarteira, a Edwin Loxley é uma destas empresas. Joe Cavani, conta-nos que a procura por este tipo de inovações se estende a todo o tipo de clientes: “Por estranho que pareça, não são só os jovens que procuram gadgets.᾿

Dock para iPod/MP3 embutido na bancada

Famosa pe­la produção artesanal de cozinhas, a Edwin Loxley oferece inovações como um dock para iPod/MP3 embutido na bancada, que fica disponível com apenas um toque. Este sistema é também usado numa prática dispensa circular, que “salta᾿ da bancada com apenas um toque, dando acesso a todos os ingredientes de forma rápida e eficaz.

Outras opções incluem controlos remotos para os armários, que podem ser abertos ou fechados com o toque de um botão. “Geralmente, os clientes escolhem instalar este sistema em apenas alguns armários, como o dos detergentes, para que as crianças não os abram,᾿ esclarece Joe. O sistema de controlo remoto é usado ainda nas tábuas de corte e para ocultar televisões de maiores dimensões.

Para aqueles que pretendem combinar várias inovações numa única estrutura, a Leiken, também em Quarteira, oferece o Entertainment Center, da Imenza. Com materiais nobres como o couro genuíno, este centro combina um LCD LED de 32 polegadas, dock para iPod, um sistema de som e ainda um “coffee spot᾿. Outras soluções, como o Painel Soul ou a Porta Sense, são a opção perfeita para quem procura harmonia entre o espaço de cozinha e o entretenimento televisivo, através da instalação de ecrãs em diferentes pontos da cozinha, incluindo nas portas dos armários, ou em estruturas semelhantes a quadros.

Numa vertente mais funcional, a Lifa Design, em Vilamoura, está a conquistar clientes com torneiras inovadoras. “Acabei de vender duas,᾿ garante Henrik Norgaard, o proprietário. Através de tanques escondidos sob o lavatório, que se ligam à canalização normal, as torneiras da Quooker permitemnos fazer café, esterilizar biberões ou limpar tachos gordurosos em segundos ao dispensar instantaneamente água a ferver (110°C).

Disponíveis em vários modelos e com altura regulável, respeitam ainda vários critérios de segurança: é necessário pressionar e girar a torneira para a abrir e a água é dispensada sob a forma de jacto difuso, para evitar queimaduras. Mais sofisticada é a torneira da Zip, a Hydro Tap, que dispensa também água gelada e filtrada. “No futuro, acredito que vamos ver as empresas de torneiras a fornecer torneiras normais já com estas opções,᾿ afirma Henrik.

A funcionalidade também reina nos gadgets comercializados pela Solambiente. Distribuidores da marca alemã Alno, a empresa com lojas em Lagoa e Almancil fornece um pouco de tudo: sistemas de iluminação inovadores, colocados nos rodapés, gavetas e puxadores dos armários, que proporcionam luz ambiente durante os ataques de fome nocturnos; baldes do lixo eléctricos, que se abrem através de um pedal debaixo do lava-louças; máquinas de cortar fiambre e pão embutidas nas bancadas, e tomadas, que saem com um simples toque. Para Corina Alves, da Solambiente, “só os clientes mais excêntricos é que procuram gadgets.᾿

Michael Falla, da Be Unique, em Almancil, é da mesma opinião, e salienta peças mais utilitárias, como a placa de indução Piano da DeDietrich, na qual é possível cozinhar em toda a superfície de 90cm. Inteligente, a placa detecta a localização dos recipientes, e os clientes podem ajustar facilmente a potência e tempos de cocção no ecrã táctil Touch & Play.

Ainda no departamento de cocção, a Citrina, em Tavira, disponibiliza inovadores fornos a vapor da Gaggenau – o chef com três estrelas Michelin, Marc Haaberlin, tem um no seu restaurante L’Auberge d’Ill. Outra inovação útil é a série modular Vario 400, que permite ter várias placas embutidas numa única bancada, sejam a gás ou de indução, e ainda fritadeiras e aparelhos para grelhar ou cozinhar a vapor. Para renovar o ar durante a confecção, basta usar o extractor de bancada AT 400.

Com este aparelho, os vapores e odores são imediatamente eliminados na placa de cocção, o que o torna perfeito para ilhas ou mesmo cozinhas pequenas, onde a necessidade de ventilação é maior. Quanto ao tipo de pessoas que compram estes produtos, Diana Távora, da Citrina, é peremptória: “São clientes que procuram equipamentos com características profissionais de excepção, aliadas a um design contemporâneo.᾿

www.be-unique.pt
www.citrina.pt
www.edwinloxley.co.uk
www.leiken.pt
www.lifa-design.com
www.solambiente.com

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 13/01/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Faça uma Pergunta ou Comentário
Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 13/01/2018 às 4:13 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)