iPad - Fotos Antes e Depois
Fotos Antes e Depois

iPad

O iPad é uma linha de computadores tablet criada, desenvolvida e vendida pela Apple. Inicialmente, era tido como plataforma de mediaaudio visuais incluindo livros, filmes, música, jogos e conteúdos da internet. O seu tamanho e peso está entre o dos smartphones contemporâneos e os computadores portáteis. Quanto a sistema operativo, é o mesmo do iPod Touch e do iPhone – e pode correr as suas próprias aplicações bem como as do iPhone. Sem modificação e com a excepção de sitesweb, só reproduz programas aprovados pela Apple e distribuídos na sua loja online.

Também como o iPhone e o iPod Touch, é controlado por um ecrã multitouch – um avanço perante outros computadores tablet que utilizavam uma “caneta” – bem como um teclado no ecrã no lugar de um teclado físico. O iPad utiliza uma ligação de dados Wi-Fi para navegar na internet, carregar e partilhar media e instalar software. Alguns modelos também têm ligação 3G sem fios, podem ligar-se a redes HSPA ou EV-DO. O aparelho é administrado e sincronizado pelo iTunes num computador pessoal via cabo USB.

A Apple lançou o primeiro iPad em Abril de 2010 e vendeu três milhões de aparelhos em 80 dias. Durante 2010, a empresa vendeu quase 15 milhões de iPads em todo o mundo, representando cerca de 75% das vendas de computadores tablet no final do ano. Pela altura do lançamento do iPad 2, em Março de 2011, mais de 15 milhões de iPads já tinham sido vendidos – mais do que todos os outros tablets juntos.

História

Em informática pode chamar-se “Pré-história”

O primeiro computador tablet da Apple foi o “Newton MessagePad 100”, introduzido em 1993, levando à criação do processador “ARM6” com AcornComputers. A empresa desenvolveu também um protótipo baseado no PowerBook Duo, o PenLite, mas decidiu não colocá-lo à venda para evitar prejudicar as vendas do MessagePad. A Apple lançou ainda mais alguns PDA’s, sendo o último o MessagePad 2100, cortando a sua produção em 1998.

A Apple regressou ao mercado móvel em 2007 com o iPhone. Mais pequeno que o iPad mas com uma câmera e telemóvel, foi o pioneiro no sistema operativo com ecrã sensitivo touchscreen. No final de 2009, o lançamento do iPad já tinha sido muito falado, e a especulação referia-se a ele coo iTablet ou iSlate. O iPad foi anunciado a 27 de Janeiro de 2010 por Steve Jobs numa conferência de imprensa da Apple no Centro de Artes de YerbaBuena em São Francisco. Jobs confirmou depois que a Apple começou a trabalhar no iPad antes do iPhone, mas que pôs o trabalho na prateleira, tendo chegado à conclusão que as suas ideias funcionariam igualmente bem num telemóvel.

Primeira Geração

A Apple começou a receber pré-encomendas para o iPad para consumidores americanos a 12 de Março de 2010. A única grande alteração desde o anúncio foi a alteração de comportamento do interruptor para tirar o som para uma rotação do ecrã. A versão Wi-Fi do iPad foi posta à venda nos Estados Unidos da América a 3 de Abril de 2010, e a versão Wi-Fi + 3G foi lançada a 30 de Abril do mesmo ano.

O serviço 3G nos Estados Unidos é dado pela AT&T e foi inicialmente vendido com dois contratos opcionais pré-pagos: um para dados ilimitados e o outro para 250 MB por mês a metade do preço. A 2 de Junho de 2010, a AT&T anunciou que a partir de dia 7 do mesmo mês, o plano ilimitado seria substituído para novos clientes por um plano com 2GB a um preço um pouco mais baixo. Os clientes antigos teriam a opção de manter ou não o plano ilimitado. Os planos são activados no próprio iPad, podendo ser cancelados em qualquer altura. Inicialmente, o iPad só estava disponível na loja online da Apple, bem como nas lojas da marca, tendo posteriormente passado a estar disponível em várias lojas como a Amazon, Wal-Mart, AT&T e em Portugal, na FNAC por exemplo. Em Portugal, o aparelho foi lançado a 30 de Novembro de 2010.

iPad 2

A Apple deu a conhecer o iPad 2, a segunda geração do aparelho, a 2 de Março de 2011 numa conferência de imprensa. Com uma largura 33% menos do que o seu antecedente, o iPad 2 tem um processador melhor, um dual core Apple A5 (que a empresa diz ser duas vezes mais rápido para operações CPU e nove vezes mais rápido para operações GPU). Continua a manter a bateria que dura 10 horas e a mesma grandeza de preço. Nos Estados Unidos, os preços foram mantidos iguais, mas no Reino Unido foram mais baixos. O iPad 2 foi lançado em outros países (incluindo Portugal) a 25 de Março de 2011. Os clientes que compraram um iPad de primeira geração até duas semanas antes do anúncio do segundo estavam elegíveis para um reembolso de 100 dólares por parte da Apple.

Principais especificações técnicas

Tamanho e peso
O iPad tem 24,3 cm de altura e aproximadamente 19 cm de largura. Com uma espessura de aproximadamente 13,4 mm, o modelo Wi-Fi pesa 680 gramas e o modelo Wi-Fi + 3G pesa 730 gramas.

Ecrã
Com uma resolução de 1024 pixels por 768, o ecrã panorâmico é multi-touch e tem 9,7 polegadas, sendo revestido de material oleofóbico de forma a resistir eficientemente a marcas de dedos. Suporta ainda a apresentação de várias línguas e símbolos/caracteres ao mesmo tempo.

Wi-fi e rede móvel
Modelo Wi-Fi: equipado com Wi-Fi e Bluetooth 2.1 + EDR.
Modelo Wi-Fi + 3G: igualao anterior acrescentando-se UMTS/HSDPA (Universal Mobile Telecommunications System/High-Speed Downlink Packet Access) e GSM/EDGE (Global System for Mobile Communications/Enhanced Data rates for GSM Evolution).

Localização
Como mecanismos de localização, o iPad conta com Wi-Fi, bússola (formato digital), GPS assistido e rede móvel – as duas últimas apenas no modelo Wi-Fi + 3G.

Conteúdo da embalagem
A caixa traz, além do próprio iPad, um cabo de ligação USB, documentação (que inclui instruções de utilização) e adaptador de corrente (10 W).

Preocupações ambientais

A Apple continua a demonstrar o apoio a causas ambientais, concebendo o iPad com os seguintes elementos:
• Sem presença de BFR (Brominated Flame Retardant – químicos)
• Sem presença de PVC (Policloreto de Vinila – um tipo de plástico)
• Vidro constituinte do ecrã sem arsénio
• Ecrã LCD com constituição livre de mercúrio
• Embalagem em alumínio e vidro – materiais recicláveis.

Capacidade e processador
No que concerne a capacidade, o iPad tem uma memória flash com 16, 32 ou 64 GB. Quanto ao processador, é de consumo muito baixo, porém de alto desempenho: Chip A4 Apple com 1 GHZ completamente personalizado.

Sensores
O iPad possui um acelerómetro (medidor da aceleração) e um sensor da luz ambiente.

Áudio
A reprodução de áudio responde a uma frequência de 20 Hz a 20000 Hz e apresenta uma série de formatos compatíveis: mp3, mp3 VBR, wav, aiff, applelossless, audible, acc e acc protegido. O volume máximo (e consequente limite) é possível de controlar pelo utilizador.

Vídeo
O conector dock e o adaptador VGA (VideoGraphicsArray) suportam ligação 1024 por 768. O cabo componente A/V Apple suporta 576p e 480p. O ipad suporta vários formatos de vídeo, incluindo .mov, .mp4, .m4v e mpeg.

Anexos de email – compatibilidade
Como anexos a emails são visualizáveis os seguintes tipos de documentos: imagens (.jpg, .tiff, .gif); texto (.txt); rich texto format (.rft); documentos Microsoft word (.doce .docx); documentos PowerPoint (.ppt e.pptx); documentos Excel (.xlse .xlsx); Preview e Adobe Acrobat (.pdf); páginas web (htme .html); dados de contacto (.vcf); Keynote (.key); pages (.pages) e números (.numbers)

Idiomas

• Suporte de Linguagem para inglês (EUA), inglês (Reino Unido), francês (França), alemão, chinês tradicional, chinês simplificado, holandês, italiano, espanhol, português (Brasil), português (Portugal), dinamarquês, sueco, finlandês, norueguês, coreano, japonês, russo, polaco, turco, ucraniano, húngaro, árabe, tailandês, checo, grego, hebreu, indonésio, malaio, romeno, eslovaco, croata, catalão e vietnamita.

• Suporte de teclado para inglês (EUA e Reino Unido), francês (França, Canadá e Suíça), alemão, chinês tradicional (manuscrito, Pinyin, Zhuyin, Cangjie, Wubihua), chinês simplificado (manuscrito, Pinyin, Wubihua), holandês, italiano, espanhol, português (Brasil e Portugal), dinamarquês, sueco, finlandês, norueguês, coreano, japonês (Romaji, FiftyKey e Kana), russo, polaco, turco, ucraniano, estoniano, húngaro, islandês, lituano, letão, flamengo, árabe, tailandês, checo, grego, hebreu, indonésio, malaio, romeno, eslovaco, croata, búlgaro, sérvio (cirílico/latino), catalão, vietnamita, tibetano, macedónio e cherokee

• Suporte de dicionário para inglês (EUA e Reino Unido), francês, alemão, chinês tradicional, chinês simplificado, holandês, italiano, espanhol, português (Brasil e Portugal), dinamarquês, sueco, finlandês, norueguês, coreano, japonês (Romaji e Kana), russo, polaco, turco, ucraniano, lituano, húngaro, flamengo, árabe, tailandês, checo, grego, hebraico, indonésio, malaio, romeno, eslovaco, croata, catalão, vietnamita e cherokee

Acessibilidade
O aparelho da Apple apresenta a possibilidade de reproduzir legendas associadas a conteúdos e zooms até ampliações de ecrã inteiro. O iPad tem dois altifalantes mono internos e um leitor de ecrãs voiceover.

Bateria
O iPad é alimentado por uma bateria de polímeros de lítio e que é recarregável de 25 Whr, através de adaptador por corrente ou USB pelo próprio computador. Segundo a Apple, a bateria do aparelho garante 10 horas de vídeo,9 horas de navegação web a utilizar rede de dados 3G ou um mês em standby.

Entradas e Saídas
O aparelho contém altifalantes integrados e também microfone. A ficha de auscultadores destina-se a estéreo de 3,5 mm e o iPad possui um conector destinado à base de ligação. Importante ressalvar é ainda a existência de um tabuleiro destinado a cartão SIM presente apenas no modelo Wi-Fi + 3G).

Botões e Comandos
iPad possui botões e comandos especializados para ligar e desligar, suspender e activar, aumentar e diminuir volume, e ainda para seleccionar o modo silencia e para a página principal.

Requisitos

Sistema Mac:
• Computador Macintosh com entrada USB 2.0
• Sistema operativo Mac OS X v10.5.8 ou superior
• Acesso à internet
• iTunes 9.1 ou mais avançado (download grátis na web)
• Conta pessoal na Loja oficial iTunes

Sistema Windows
• Computador com entrada USB 2.0
• Sistema operativo Windows 7,Vista, XP Home ou Professional(ServicePack 3 ou seguintes)
• Acesso à internet
• iTunes 9.1 ou mais avançado (download grátis na web)
• Conta pessoal na Loja oficialiTunes

Ambiente envolvente
• Temperatura mínima de funcionamento: 0 ° C
• Temperatura máxima de funcionamento: 35 ° C
• Temperaturamínima de armazenamento: -20 ° C
• Temperatura máxima de armazenamento: 45 ° C
• Humidade relativa suportável: entre 5% e 95% (não condensável)
• Funciona a uma altitude máxima de 3.000 m

Acessórios do iPad

O iPad tem a si associado uma série de acessórios disponíveis:
• Bolsa iPad(concebida juntamente com o iPad, alinhando-se na perfeição ao mesmo)
• Adaptador digital AV
• Kit de ligação de câmara (permite formas diferentes de carregar fotografias e vídeos)
• Teclado sem fios
• Adaptador VGA (para ligar iPad a outro aparelho de reprodução)
• Adaptador de corrente USB (aparelho pode ser carregado a partir de um ponto de alimentação)
• Auriculares com comando e microfone
• Cabos AV Composto e Componente

Utilização

Negócios
Apesar de o iPad ser utilizado sobretudo por consumidores, também já foi adoptado pelas empresas e empresários. Algumas empresas estão a adoptar o iPad nos seus escritórios distribuindo-os ou deixando-os disponíveis para os trabalhadores. Exemplos da sua utilização no local de trabalho incluem resposta a clientes, acesso por parte dos médicos a fichas clínicas durante exames, e aprovações de requisições de trabalho. Uma sondagem feita pela Frost&Sullivan mostrou que a utilização do iPad em escritórios está ligada a objectivos de maior produtividade dos empregados, menos papelada e maiores lucros.

Educação
O iPad tem diversas utilizações na sala de aula e tem sido tomado como uma ferramenta valiosa para ensino domiciliar. Pouco depois de o iPad ser lançado, dados indicavam que 81% da aplicações de livros de top eram para crianças. O iPad também foi considerado uma ferramente revolucionária para ajudar crianças com autismo a comunicar e socializar melhor. Várias faculdades e universidades utilizaram também o iPad. A Universidade YoungstownState começou a oferecer aluguer de três horas de iPads para o semestre de Outono de 2010, juntando ao aluguer de outros equipamentos tecnológicos.

Desporto
Durante a Major League Baseball de 2010, o agente do jogador Carl Crawford enviou iPads para possíveis equipas interessadas em Crawford. Os iPads estavam carregados de clips de vídeo enaltecendo o jogador e como ele seria um grande benefício à equipa que o contratasse.

Música
O iPad consegue suportar várias aplicações de criação de música além do software de reprodução de música do iTunes. Estas incluem amostras de sons, guitarra e processadores de efeitos de voz, sequenciadores para sons sintetizados e loops, sintetizadores virtuais e imitadores de bateria, teremins e outros instrumentos que respondem ao toque. O álbum de 2010 dos Gorillaz, “TheFall”, foi criado por DamonAlbarn quase exclusivamente utilizando o iPad.

Preços
A partir de 479€ na loja oficial.
iPad com Wi-Fi: 16GB (479€); 32 GB (579€); 64 GB (679€)
iPad com Wi-Fi + 3G: 16GB (599€); 32 GB (699€); 64 GB (799€)

Recepção do iPad
A 28 de Maio de 2010, o iPad foi lançado na Austrália, Canadá e Japão, bem como outros países europeus. As reacções dos media foram divididas, notando contudo a resposta positiva dos fãs (milhares de pessoas estavam nas filas para adquirir os primeiros números).

Críticas
As críticas ao iPad foram, regra geral, favoráveis. Walt Mossberg do Wall StreetJournal apelidou-o de “quase assassino nos computadores portáteis”. No New York Times, David Pogue escreveu uma crítica dividida: uma parte para pessoas formatadas para alta tecnologia, e outra parte para pessoas que não percebem assim tanto. Para as pessoas pouco entendidas, Pogue escreveu que um portátil oferece mais opções por um preço menos; contudo, na crítica para os entendidos, escreveu que se os leitores gostassem do aparelho e pudessem entender a quem estava destinado, iriam gostar muito de o utilizar. A revista PC Magazine disse que estávamos perante um vencedor, e que o iPad seria uma força inegável da formação e desenvolvimento do mercado dos tablets. Na TechCrunch, Michael Arrington defendeu que o iPad batia qualquer das suas mais optimistas expectativas, sendo uma nova categoria de aparelhos, substituindo mesmo, para muita gente, os computadores portáteis. Os media ficaram ainda satisfeitos com a enorme quantidade de aplicações disponíveis para o iPad, com especial gosto pela bookstore e outras aplicações.

Do outro lado da moeda, o iPad foi criticado por ser um sistema muito fechado uma vez que deve considerar que sofre competição dos tabletsAndroid. A PCWorld criticou as habilidades de partilha de ficheiros e de impressão, enquanto a ArsTechnica afirmou que partilhar ficheiros com um computador é a parte que menos gosta da experiência iPad. O TheIndependent criticou o iPad por não ser tão legível a luz brilhante como o papel e depois do lançamento no Reino Unido, o Telegraph disse que a falta de Adobe Flash era chata.

Censura
A loja de aplicações da Apple, que fornece aplicações para o iPhone e o iPad, impõe uma censura de conteúdos que se tornou um grande problema para editoras de livros e de revistas que querem utilizar a plataforma. Devido à exclusão da pornografia pela loja de aplicações, o youporn e outros mudaram os seu formatos de vídeo de flash para h.264 e html5, especificamente para o iPad.

Reconhecimento
O iPad foi seleccionado pela Revista Time como uma das 50 melhores invenções do ano 2010, enquanto a Popular Science o escolheu como o melhor definitivo, apenas atrás do vencedor overallGroasisWaterboxx.

 

Atualizado em 13 Janeiro 2018

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *



Seguir fotosantesedepois.com

Siga-nos na rede social Facebook e receba dicas sobre os temas de saúde mais atuais.

Facebook Fotos Antes e Depois
Receber Dicas de Saúde?

Se está interessado/a em receber no seu Email, dicas de saúde, remédios caseiros..., subscreva a nossa newsletter.

Contacte-nos

© 2018 Fotos Antes e Depois | Politica de Privacidade