Ir ao ginecologista pela primeira vez - Fotos Antes e Depois
Fotos Antes e Depois

Ir ao ginecologista pela primeira vez

Atualizado em 13 Janeiro, 2018

A primeira visita a menina nunca esquece – Ir ao ginecologista pela primeira vez ainda é tabu

Sabe aquela história de que o primeiro sutiã a gente nunca esquece? Com a primeira consulta ao ginecologista também, mas com uma diferença, o primeiro sutiã a mãe tem prazer em comprar, mas quando a filha fala que vai marcar uma consulta no ginecologista começam as primeiras desconfianças e os questionamentos, pois há um mito cultural de que só as garotas com atividade sexual é que devem ir a esse especialista.

Bobagem!!! Essa consulta é obrigatória para o desenvolvimento global da menina. Não existe idade certa para isso, geralmente se dá com a primeira menstruação, mas existem casos em que isso acontece precocemente (até aos nove anos de idade). Portanto, assim que ela sentir que seu corpo está mudando, é recomendável que a mãe a leve ao médico sem receios.

Essa passagem pode ser absolutamente tranquila na vida de uma garota, se todos os tabus que se mantêm vivos até os dias de hoje forem desmistificados. A descoberta da sexualidade na adolescência, muitas vezes não é tão bem compreendida pelos pais e, portanto, o diálogo sobre as dúvidas acaba se transformando num assunto proibido, com a desculpa de que a filha é muito menina e ainda não está na hora de se falar sobre isso.

O hábito de ir ao ginecologista deve ser desenvolvido, pois só assim a garota poderá tirar suas dúvidas e aprender a observar melhor o seu ciclo menstrual, as características do fluxo vaginal ou corrimento, a intensidade da cólica, a TPM e a higiene íntima. É importante salientar que a observação e o cuidado com o corpo são atitudes preventivas que aumentam a segurança e garantem à mulher o domínio de sua saúde física. O importante é escolher um profissional a partir de referências de pessoas de sua confiança, para que na hora da consulta você se sinta segura.

Atualizado em 13 Janeiro 2018

4 Comentários no Fórum

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *


  1. OI MEU NOME E GIOVANNA TENHO 17 ANOS NUNCA FUI NU GINECOLOGISTA POR QUE TENHO MEDO E VERGONHA FIQUEI MENSTRUADA COM 14 ANOS E NUNCA FUI NU GINECOLOGISTA POR QUE TENHO MEDO E VERGONHA QUERIA SABE COMO QUIE NA PRIMEIRA CONSULTA.
    OBRIGADA UM BJU

  2. Oie eu tenho 12 anos e dia 224 veioo minha primeira menstruaçao nesse primeiro dia usei 5 absorventes e estou assustada…e como tenho vergonha de fala com a minha mae!!! Bom de verdade eu queria muito saber oque e aquele negocio meio marron que sai junto da menstruaçao e poorq ele fica grudado na vagina
    obg.

  3. oii tenho 24 anos, nunca usei nenhum métodos para evitar gravides e nunca engravidei, uma amiga minha me ensinou a tomar cicloprimogina que eu conseguiria por 3 meses, tomei apenas 1 mes engravidei mas uma gravides não amembrionada, gostaria de saber se mesmo assim sou esterio e essa gravides foi so por causa do medicamento, mas na minha utrasom deu que eu tinha tudo menos o bebe. e hoje sinto fortes dores na região do utero.

  4. oi,
    tive relações dia 18 de Setembro sem camisinha. A mais de dois anos eu usava o Elani. No dia 28 de setembro minha menstruação veio com fluxo intenso que durou mais de uma semana e com muitas cólicas. Uns dias antes da menstruação vir eu esqueci de tomar uns comprimidos e mesmo menstruada eu resolvi voltar a tomar pra ver se a menstruação parava, pois a mesma adiantou uma semana, mas eu tomei rigorosamente até o dia 25. Já é dia 9 de Novembro e a menstruação não veio denovo, ou seja 12 dias de atraso. Posso estar grávida? Fiz o teste de gravidez e deu negativo. Os unicos sintomas que sinto é inchaço, acne e atraso na mestruação. Meus seios estão normais. É possível que o elani tenha disregulado meu o ciclo porque fiz bagunça durante a menstruação? Será que o teste deu um falso-negativo?
    Me responda o qnto antes !! to desesperada

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *