13 Benefícios da Jaca para a saúde: Informação Nutricional + Efeitos colaterais - Fotos Antes e Depois
Fotos Antes e Depois

13 Benefícios da Jaca para a saúde: Informação Nutricional + Efeitos colaterais

A jaqueira (Artocarpus heterophyllus) é a árvore que produz a maior fruta comestível conhecida no mundo, a jaca.

Faz parte da família da amoreira e da figueira (Moraceae).

Jaca

Todas as partes da jaca (semente, folha, polpa, casca da raiz e caules) foram estudadas extensivamente pelas suas propriedades antioxidantes, anticancerígenas e antibacterianas.

Continue a leitura para conhecer os principais benefícios e efeitos colaterais da jaca na saúde.

O que é?

A jaca, também conhecida como jackfruit ou nanjea, é uma fruta que está relacionada com a fruta-pão, sendo do mesmo gênero (Artocarpus) e originária da Índia.

É parte da família da amoreira ou figueira e atualmente é encontrada em regiões tropicais e subtropicais em todo o mundo, incluindo o sudeste da Ásia, África, Brasil, Tailândia, Malásia, Índia, Bangladesh, Nepal, e Sri Lanka. [ RR ].

A fruta contém bulbos carnosos e sementes amiláceas, ambas usadas como alimento. A árvore produz o maior rendimento e o maior fruto comestível conhecido (peso médio de 3,5 kg a 10 kg, podendo chegar aos 25 kg) do que qualquer outra espécie de árvore de fruto [ R , R ].

É doce no paladar e tem um cheiro agradável bem distinto.

A jaca é rica em fitonutrientes, como fenóis e flavonóides, e é estudada pelas suas qualidades antioxidante, anti-inflamatória , antibacteriana, anticâncer e antidiabética [ R , R , R , R , R , R ].

Principais Componentes

A polpa da fruta possui muitos micronutrientes valiosos, incluindo [ R ]:

  • Potássio
  • Magnésio
  • Vitamina C
  • Vitamin A
  • Vitamina B3
  • Zinco

A jaca tem também boas quantidades de tiamina, niacina, riboflavina, cálcio, ferro, sódio e ácido fólico.

É uma das poucas árvores ricas em vitaminas do complexo B e vitamina B6.

Contém propriedades fitonutrientes, tais como anti-cancerígenas, anti-hipertensivas, anti-úlceras e anti-inflamatórias.

É uma rica fonte de fitonutrientes e fenólicos.

Contém minerais, fibras, proteínas e é livre de gorduras e colesterol ruim.

É antibacteriana e antiviral, um grande apoio ao sistema imunológico.

A polpa crua é considerada uma boa fonte de carboidratos. Uma única porção de 100 g de polpa de jaca madura tem cerca de 94 calorias, 23 g de carboidratos e 1,5 g de fibra.

Acredita-se que este teor de fibra contribua para um resposta mais baixa do açúcar no sangue quando comparada ao açúcar e outras frutas tropicais [ R , R , R ].

Uma porção de 100 g da sua poilpa pode fornecer até 25% da quantidade diária recomendada de niacina (vitamina B3), uma vitamina chave na produção de energia, função nervosa e produção de hormônio [ R ].

A semente da fruta pode ser cozida ou assada e conservada em calda como a castanha, ou usada nas refeições, moída e misturada com farinha de trigo. A polpa e a semente são muitas vezes moídas juntas em algumas receitas tradicionais, como no Sri Lanka [ R , R ].

Mecanismo de ação

Os extratos de jaca e os flavonóides isolados reduzem a inflamação nas células, diminuindo os mediadores da inflamação (COX- 1 e 2, óxido nítrico, IL-1β , IL-6, TNF-α ) [ R , R , R ].

O extrato da fruta suprime o crescimento do câncer, aumentando selectivamente a morte celular programada (apoptose) em células de câncer. A apoptose é aumentada através de:

  • Ativando enzimas (caspase) envolvidas na apoptose [ R , R ]
  • Impedindo a divisão celular do ciclo celular do câncer [ R ]
  • Mudando a estrutura e a forma da célula cancerosa [ R ]
  • Diminuindo as enzimas que influenciam a reprodução, sobrevivência e o movimento das células cancerígenas [ R ]

As lectinas presentes na fruta estimulam as células para eliminar os fungos nocivos e prevenir infecções fúngicas generalizadas .

Esta resposta imunitária ocorre pelas lectinas aumentando a produção de citocinas inflamatórias ( IL-1 2 ) que, então, aumenta os glóbulos brancos no local da infecção [ R ].

Benefícios para a saúde

A Jaca é Uma Fruta Com Muitos Benefícios Para A Saúde. Da Sua Casca, Folhas, Raízes, Flores, Polpas E Sementes Desenvolvem Se Extratos E Chás De Grande Qualidade Medicinal

Pode beneficiar a Diabetes

Um estudo mostrou que o extrato de folha de jaca tomado em forma de chá (20 gramas por kg de peso corporal) melhorou a tolerância ao açúcar no sangue em pacientes normais e diabéticos [ R ].

O tratamento baixou os níveis de açúcar no sangue em jejummelhorou a tolerância ao açúcar e / ou aumentou os níveis de insulina no sangue. A atividade antidiabética ocorre devido ao elevado conteúdo de flavonóides presentes nos extratos da fruta [ R , R , R , R ].

Estudos mostram que o extratos de folha de jaca tem atividade antidiabética mais potente que a tolbutamida e a glibenclamida, 2 drogas utilizadas no tratamento da diabetes tipo 2 para estimular a libertação de insulina [ R , R ].

Os flavonóides vegetais, como a quercetina, estão presentes em grandes quantidades tanto na folha da jaqueira como na própria semente da fruta, e são provavelmente os responsáveis ​​pela atividade antidiabética da fruta [ R ].

Ajuda a Emagrecer

Devido ao seu surpreendente baixo teor calórico [ R ], juntamente com o rico suprimento de nutrientes e fibra dietética, a fruta é excelente para pessoas que estão a tentar perder peso. A fruta induz a saciedade, evita o “comer em excesso“, e os lanches entre as refeições, sem comprometer as restrições ou objetivos calóricos diários.

Reduz a inflamação

Os extratos extraídos da casca da jaca mostraram inibir o mediador inflamatório da COX-1 de uma forma semelhante a um medicamento anti-inflamatório padrão, o diclofenaco [ R ].

É um anticoagulante natural

Em ratos, o extrato da semente da fruta atrasa a formação de coágulos sanguíneos, reduzindo os promotores do coágulo sanguíneo, a epinefrina e o colágeno [ R ].

Este benefício sugere um uso potencial no tratamento de distúrbios relacionados ao fluxo sanguíneo obstruído por coágulos (derrames, embolias pulmonares e trombose venosa profunda) [ R , R , R ].

Melhora a função imunológica

As lectinas presentes nas sementes de jaca mostraram aumentar os glóbulos brancos (mastócitos e neutrófilos) na medula óssea, e aumentar as citocinas inflamatórias (IL-17), sugerindo um papel benéfico na estimulação da resposta imunitária [ R ], [ R , R , R ].

Combate o câncer

Os fenóis, flavonóides e lectinas presentes no fruto são os compostos mais promissores na proteção e combate das células cancerígenas. Estes fitoquímicos são produzidos na fruta, casca, sementes e madeira da árvore [ R , R , R ].

Os extratos da madeira, ricos em fenol aumentaram a morte celular programada (apoptose) em células de câncer de mama, fígado e pulmão, diz estudo [ R].

A polpa da fruta protege o organismo contra mutações genéticas e reduz o crescimento rápido de células de câncer [ R ].

Câncer colorretal

A Jacalina, uma lectina extraída das sementes da fruta, ajudou a reduzir lesões pré-cancerosas em estágios iniciais de câncer de cólon [ R ].

Os flavonóides extraídos das sementes de jaca são tóxicos para as células humanas de câncer de cólon, induzindo seletivamente a apoptose [ R ].

Leucemia

As lectinas extraídas de sementes da fruta aumentam a apoptose e reduzem o crescimento de células cancerígenas em linhas celulares de leucemia, mostra esstudo [ R , R ].

Câncer de mama

Os extratos da madeira mostraram ser tóxicos para as células de câncer de mama humano, aumentando a apoptose e alterando a forma das células cancerosas [ R ].

Câncer de próstata

Num estudo realizado em laboratório, os flavonóides extraídos dos galhos da árvore, reduziram o crescimento e a multiplicação de células de câncer de próstata humanas [ R].

Câncer de fígado

As lectinas extraídas das sementes da fruta, protegem contra o câncer de fígado, bloqueando o ciclo celular e aumentando a apoptose nas células cancerígenas [ R ].

Câncer de garganta

Os extratos dafruta mostraram ser tóxicos para as células cancerígenas da garganta, alterando a estrutura celular e aumentando a apoptose nas células cancerígenas [ R ].

Câncer de pulmão

Em laboratório, vários flavonóides extraídos de galhos de jaca mostraram também reduzir a atividade de células humanas de câncer de pulmão R ].

Combate agentes patogênicos

A Fruta Jaca Combate agentes Patogênicos

Bactérias

Os Extrato da casca da raiz, polpa, folhas e caules da jaca, têm atividade antibacteriana de amplo espectro contra muitas bactérias gram-positivas e gram-negativas.

Estas bactérias incluem as que causam a cárie dentária (Streptococcus mutans), faringite estreptocócica (Streptococcus pyogenes), bem como patógenos transmitidos por alimentos (as espécies Listeria e Salmonella) [ R , R , R , R , R ].

Tanto a folha como os extratos da casca da árvore, mostraram inibir o crescimento de patógenos de origem alimentar, incluindo Escherichia coli, Listeria monocytogenes e Staphylococcus aureus. 

Esta atividade foi mais forte no extrato extraído da casca, provavelmente devido ao seu maior teor de flavonóides [ RR ].

Os flavonóides presentes na madeira da jaqueira (artocarpina) mostraram retardar o crescimento de bactérias Staphylococcus aureus e Escherichia coli resistentes à meticilina

Os flavonóides aumentaram também as atividades antimicrobianas de vários antibióticos sintéticos, como a (tetraciclina, ampicilina e norfloxacina), alterando a permeabilidade das membranas à bactéria [ R , R ].

Em laboratório, os extratos de látex de jaca mostraram reduzir o crescimento de Pseudomonas aeruginosa, uma bactéria associada à resistência aos antibióticos [ R ].

Dois flavonóides extraídos das folhas da jaqueira, reduziram o crescimento de bactérias ligadas à formação e progressão da cárie dentáriaStreptococcus mitis, Streptococcus mutansPorphyromonas gingivalis ) [ R ].

Vírus

A Jacalina, uma lectina presente na jaca, bloqueou a infecção causada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV ) em células do sistema imunológico, ligando-se à superfície da molécula CD4, uma célula imunitária e receptora bem conhecida no HIV [ R , R ].

Em laboratório, os extratos de jaca suprimiram 2 vírus da herpes (herpes simplex 2 e varicela-zoster), e o raro citomegalovírus.

Fungos

As lectinas extraídas das sementes da fruta mostraram retardar o crescimento de três fungos (Fusarium moniliforme, Saccharomyces cerevisiae e Paracoccidioides brasiliensis). 

As lectinas estimularam uma resposta imune, aumentando as citocinas inflamatórias (IL-12), que mataram o fungo invasor [ R , R ].

Parasitas

As lectinas presentes na jaca aumentaram a eliminação do parasita Leishmania major dos glóbulos brancos humanos (neutrófilos).

As lectinas aumentaram os mediadores de inflamação celular (TNF-α e IL-1β), as enzimas pancreáticas (elastase) e a elevada atividade antimicrobiana nas células [ R ].

Leveduras (Fermentos)

As enzimas purificadas extraídas da jaca mostraram inibir o crescimento de Candida albicans, uma levedura prejudicial, bem presente no intestino humano [ R ].

Tem efeitos antioxidantes

Jaca é A Fruta De Uma árvore, A Jaqueira, De Nome Científico Artocarpus Heterophyllus

3 antioxidantes flavonóides extraídos da jaca mostraram reduzir a degradação de gordura no cérebro, através da eliminação de radicais livres [ R ].

A atividade antioxidante da fruta está ligada ao seu conteúdo fenólico e flavonóide, 2 compostos bem presentes na casca da jaca, como também na polpa da fruta, raízes, galhos e folhas [ R , R , R , R , R , R , R , R ].

De acordo com vários estudos, o elevado teor de vitamina C, fenol e flavonóides presentes na jaca, está correlacionado aos seus efeitos protetores contra os radicais livres, envolvidos no desenvolvimento de doenças como o câncer [ R , R , R ].

Ajuda a curar feridas

Os extratos das folhas de jaca mostraram a mesma atividade cicatrizante que um creme anti-séptico de grau farmacêutico (Betadine) [ R ].

Dos 98 extratos vegetais testados em laboratório, a jaca mostrou o maior potencial na atividade de cicatrização de feridas, fator medido pela sua capacidade em aumentar os níveis de prostaglandina- 2, uma molécula semelhante a um hormônio que acelera a cicatrização das feridas [ R ].

Ajuda a manter a saúde óssea

Os flavonóides extraídos das raízes da jaca mostraram reduzir uma enzima (catepsina K) envolvida na degradação dos ossos e cartilagens, sugerindo a sua aplicação em distúrbios relacionados aos ossos, como a osteoporose [ R ].

A pectina natural derivada da casca da jaca mostrou ser biologicamente compatível com as células-tronco de colágeno e tecidos, podendo ser útil em enxertos ósseos [ R].

Melhora a digestão

O alto teor de fibra presente na polpa da jaca pode ajudar a prevenir a prisão de ventre e manter os movimentos intestinais saudáveis [ R ].

A semente da fruta contém fibras prebióticas que podem apoiar o crescimento e a atividade de bactérias benéficas no sistema digestivo [ R ].

Diminui o risco de doença cardíaca

Os extratos de folha de jaca mostraram reduzir o colesterol total, o colesterol de lipoproteína de baixa densidade, os triglicéridos, e aumentar o colesterol de lipoproteína de alta densidade em diabéticos de tipo 2.

Este benefício ocorre provavelmente devido ao elevado teor de flavonóides antioxidantes presentes nos extratos, principalmente a quercetina [ R ].

Melhora a saúde oral

O Extrato De Jaca Melhora A Saúde Oral

Em laboratório, 2 flavonóides extraídos das folhas da jaqueira mostraram reduzir o crescimento de bactérias ligadas à formação e progressão da cárie dentária (Streptococcus mitis, Streptococcus mutansPorphyromonas gingivalis) [ R ].

Efeitos colaterais

O indivíduo tem maior probabilidade de desenvolver uma alergia à jaca se também tiver alergia ao pólen de bétula ou alergia ao látex. Isto devido à semelhança de alérgenos presentes na jaca, látex e pólen [ R , R , R ].

As Lectinas extraídas da sementes de jaca podem estimular o sistema imunológico, o que poderá afetar negativamente os pacientes com transplantes de tecidos ou a realizar terapia de imunossupressão [ R ].

Embora ainda não tenha sido bem estudada em humanos, a jaqueira pode influenciar na coagulação do sangue, devendo ser usada com cautela em pessoas com distúrbios sanguíneos [ R ].

A fruta pode reduzir a libido, a excitação sexual, o vigor sexual e o desempenho sexual em homens [ R ].

Limitações e Advertências

A maioria dos benefícios da jaca apenas foi estudada em animais e células. Embora os resultados sejam significativamente positivos, os benefícios podem ou não se aplicar a humanos.

Para além disso, precisam ser avaliados os efeitos, dosagem ideal, segurança a longo prazo e os potenciais efeitos colaterais do extrato.

Interações medicamentosas

Não foi documentada nenhuma interação medicamentosa.

Fontes naturais

A fruta madura da jaqueira é doce e comida crua. Pode ser adicionada a smoothies (batidos), ou adicionada a iogurtes ou sorvetes.

As sementes podem ser torradas ou cozidas como castanhas, ou transformadas em farinha.

A Jaca verde é comida geralmente como um vegetal ou substituto de carne para vegetarianos. É muitas vezes usada em pratos de caril e veganos.

O chá da folha de jaca feito a partir das folhas é facilmente encontrado em lojas de produtos naturais e ervanárias.

Dosagem

Falta informação sobre a dose mais segura ou mais eficaz a ingerir.

Uma preparação de chá de folhas de jaca equivalente a 20 gramas por quilograma de peso corporal, tomado por via oral, mostrou reduzir os níveis de açúcar no sangue em adultos saudáveis ​​e diabéticos [ R ].

Experiências do usuário

Vários usuários usam-na enlatada e ainda verde para substituir carnes, talvez pela sua textura mastigável e firme.  Outros dizer ter um sabor semelhante ao cogumelo e à alcachofra.

Atualizado em 10 Maio 2018

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *



Seguir fotosantesedepois.com

Siga-nos na rede social Facebook e receba dicas sobre os temas de saúde mais atuais.

Facebook Fotos Antes e Depois
Receber Dicas de Saúde?

Se está interessado/a em receber no seu Email, dicas de saúde, remédios caseiros..., subscreva a nossa newsletter.

Contacte-nos

© 2018 Fotos Antes e Depois | Politica de Privacidade