Joelho Estalando

Revisado por Equipe Editorial a 24 outubro 2018 - Publicado a 28 de novembro de 2015

Uma das queixas mais habituais nas consultas de ortopedia são os estalos no joelho. Este barulho, que surge quando o indivíduo faz determinados movimentos, como levantar-se de uma cadeira, caminhar, correr, agachar-se ou subir e descer escadas, entre outros, pode ser ou não sintoma de alguma doença.

estalos no joelho

O joelho estalando pode surgir como sintoma único, ou então, vir acompanhado de outros sinais, como dor, inchaço, ou mesmo situações de falseio. Conheça de seguida o porquê do joelho estalar, as possíveis causas, e ainda, qual o tratamento mais adequado. Confira.

Causas dos estalos do joelho?

O barulho de estalos no joelho é originado por uma crepitação da patela, estando normalmente relacionado com o atrito existente entre o fêmur e a patela. Contudo há casos onde os estalos são decorrentes de outros atritos que ocorrem na zona interna do joelho.

As causas são várias, podendo simplesmente ser sinal do desgaste natural provocado pelo envelhecimento, mas também, originados por uma inflamação, pancada ou artrose. Há ainda outras causas para o surgimento de estalos no joelho, onde se incluem diversas doenças do sistema locomotor. Confira de seguida algumas doenças que podem causar este sintoma:

  • lesões no menisco (menisco lateral discoide, flaps, calcificações, etc.);
  • sinovite;
  • doenças reumáticas, como por exemplo a condrocalcinose;
  • alterações na cartilagem do joelho (afilamentos, fissuras, entre outros).

O joelho estalando pode também ser sintoma de problemas relacionados com a coluna. Isto ocorre especialmente associado a mecanismos de compensação.

Este processo, em que outras regiões acabam por ser sobrecarregadas devido ao facto de uma determinada zona não estar bem ou não realizar de forma adequada a sua função, pode assim levar a problemas no joelho, manifestando-se de várias formas, entre as quais através de estalos.

joelho estalando

O que fazer se o joelho estiver estalando?

Em muitas situações, o facto de o joelho estar a estalar não tem qualquer significado relevante e não é necessário nenhum tratamento específico. Contudo, isto apenas ocorre em casos onde o joelho estalando não tem limitações ou dores associadas.

Pelo contrário, se os estalos no joelho forem apenas um de vários sintomas, como dor, inchaço, falseio ou algum tipo de limitação motora relacionada com o joelho, então é importante consultar um médico ortopedista.

Este irá verificar qual a doença que está na origem dos estalos, e apenas depois, definir o tratamento mais adequado. Este será então baseado na causa do problema, podendo incluir medicação, exercícios específicos, fisioterapia, infiltrações, e em casos mais graves, mesmo cirurgia.

No que diz respeito ao tratamento fisioterapêutico, este deve ser iniciado logo que o problema seja diagnosticado, já que é a componente mais importante do tratamento.

Cuidados a ter com o joelho estalando

Os estalos no joelho são sempre sinal de que algo não está perfeito com esta articulação. Como tal, seja como forma de evitar o agravamento, seja como prevenção, é importante ter alguns cuidados com o joelho. Estes cuidados incluem:

  • não pegar em pesos excessivos;
  • evitar utilizar sapatos desconfortáveis e pesados;
  • evitar sempre que possa subir e descer escadas;
  • usar durante o dia uma ligadura elástica justa no joelho (sem estar demasiado apertada, de modo a não dificultar a circulação sanguínea).

Ler » Lesão nos ligamentos do joelho