Kernicterus

A icterícia é um problema que se caracteriza por uma coloração da pele amarelada, que poderá ser algo normal e natural nos primeiros dias de vida de um recém-nascido. Por outro lado, pode acontecer também como consequência de outros problemas de saúde.

Geralmente a icterícia é um problema não excessivamente preocupante, acabando por se resolver com uma questão de tempo e sem a necessidade de grandes tratamentos.

Contudo, em casos extremos e muito raros este problema pode complicar-se, e aqui estamos perante um caso de kernicterus.

No caso deste problema, o kernicterus, o que acontece é que a bilirrubina (que tradicionalmente causa a icterícia) pode acumular-se no cérebro. Assim, ocorrerão lesões cerebrais e, em casos extremos, poderá mesmo levar à morte.

Inicialmente, o kernicterus gera sintomas como vómitos, sonolência e inapetência. Com o evoluir do problema, espasmos musculares (mais na zona do pescoço e costas) poderão também começar a ocorrer.

Os olhos do bebé poderão também revirar-se (girar para a parte superior), iniciarem-se convulsões, e em casos extremos a morte.

A longo prazo, se não detectado e corrigido adequadamente, o problema o kernicterus poderá deixar marcas, como é o caso de rerardo mental, surdez, paralisia parcial e até mesmo paralisia ao nível cerebral.

Informações que lhe podem ser Úteis:

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 15/01/2018 às 10:48 horas por: Diogo