Lábio Leporino, Fissura Labial, Fenda Labial ( fenda no lábio superior do bebé)

O lábio leporino, também conhecido como fissura labial ou fenda labial verifica-se quando o lábio superior do seu bebé não une na parte central. Resulta do facto de o seu bebé nascer com uma quantidade insuficiente de pele e músculo na boca e, consequentemente, de um desenvolvimento anómalo do lábio.

Um lábio leporino (fenda labial) pode ser apenas constituída por um pequeno entalhe na parte vermelha do lábio, mas também pode acontecer que o lábio esteja completamente separado até ao nariz.

Causas do lábio leporino

A comunidade científica desconhece, em muitos casos, a causa da fenda labial. O seu bebé poderá correr um risco mais elevado de ter uma fissura labial se existirem antecedentes familiares da doença. Determinada medicação tomada durante a gravidez pode originar uma fenda labial. Enquanto pai ou mãe, não há nada que possa, eventualmente, ter feito para provocar o lábio leporino do seu bebé.

Sinais e sintomas do lábio leporino

O único sinal consiste na observação de um sulco labial persistente. Podem existir malformações associadas.

Diagnóstico

Observação de sulco labial persistente que varia (desde um pequeno entalhe no lábio, a uma separação completa até a base do nariz.

Cuidados a ter

Pedir observação por especialista em cirurgia máxilo-facial. Utilizar tetinas adequadas.

Riscos e Complicações

Geralmente a fenda labial isolada não constitui qualquer problema (além da parte estética).

Tratamento do lábio leporino (fissura labial)

O seu bebé poderá ter problemas ao nível da amamentação e do aumento de peso devido à fenda labial. O médico ensiná-lo(a)-á a usar biberões, tetinas ou outros artigos específicos para a alimentação do seu bebé.

Uma fenda labial pode ser corrigida por intermédio de uma cirurgia. O médico poderá esperar até o bebé ter cerca de 2 meses para proceder à cirurgia.

Tal opção visa evitar, nomeadamente, que o bebê tenha problemas ao nível da fala, podendo também dever-se ao facto de a boca já ter um tamanho suficiente para a realização da cirurgia.

Como lidar com a situação: É possível que se sinta triste, com vergonha ou revoltado(a) por o seu bebé ter nascido com o lábio leporino.

Poderá culpar-se a si próprio(a) e pensar que fez algo de errado. Estes sentimentos são normais. Não há nada que pudesse ter feito para evitar esta situação. Converse com o seu médico ou com alguém que lhe esteja mais próximo.

Informe-se junto do seu médico sobre grupos de apoio para pais de bebés com fendas labiais. Estes grupos poderão prestar-lhe apoio e fornecer-lhe informações.

Fotos do Lábio Leporino Antes e Depois

Uma Menina de 6 meses com fissura labiopalatal.Um mês depois da cirurgia5 anos e meio após a cirurgia reparadora.8 anos depois da cirurgia

Joaquin Phoenix

Outras imagens antes e depois da cirurgia:

Como pode ver nas imagens acima, depois da cirurgia permanece uma cicatriz, que ao longo dos anos e com a ajuda de alguns tratamentos a laser ou através de métodos de peeling será possível minimizá-la.

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 13/01/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Faça um Comentário
Esta matéria tem 51 Comentários
  1. cristina Reply

    Tem direito também a benefício social ou não!

  2. camila Reply

    Meu filho nasceu com a cicatriz como se tivece operado e o nariz tortinho.ele tem apenas 3 meses ja pode ser feita uma correção?

  3. Aline Reply

    Olá eu tenho dúvidas sobre o que ocorreu realmente com o meu nascimento e com a minha formação acho q tenho fenda labial mas porém nunca fiz cirurgia nasci so com o sinal como se tivese sido operada…. Tenho um dos buraquinhos do nariz maior q o outro e isso o torna um tanto torno quero fzr cirurgia para consertar me sinto pouco desconfortável quanto ao meu nariz e meu lábio… Não sei por onde devo começar

  4. Alana Reply

    Meu filho nasceu com lábio leporino e fenda me sinto muito culpada pois tomei muita dipirona durante os primeiros meses ate que pode tirar meu dente fiz um raio x do dente tudo que não podia, mas graças a Deus um anjo apareceu em nossas vidas DR Osíris e assumiu meu filho aqui mesmo em Montes Claros MG ele já fez 4 cirurgias a próxima será quando ele tiver 10 anos so depois que trocar todos os dentes esse ano ele faz sete mas sinceramente eu não vejo a hora de tudo passar e eu poder ver meu filho 100% ele que ainda não entende mas muita gente faz gozeira da cara dele por falar fuen isso me entristece a alma mas tudo passa e Deus e mais…

  5. juliarde Reply

    ola,tive lábio e fenda,todos corrigido quando criança. So ficou o nariz pra corrigir.aonde posso encontrar ajuda para uma cirurgia plastica gratuita para correçao.aguardo respota.obrigado.

    • Eneida Dias De campos Reply

      O Hospital de irmã Dulce na Bahia faz esse tipo de cirurgia e correção de labio laporino e oferece tratamento e acompanhamento com equipe multidisciplinar de forma gratuita.

  6. Adna Paske Reply

    Tenho 22 anos e nasci com lábio leporino e fissura palatal, já passei por 3 cirurgias, entre elas a osteotomia maxilar, agora só falta a plastica no nariz e pronto (:

  7. Eliane carvalho Reply

    Oi tenho 28 anos fiz duas cirurgia fiquei com cicatriz e o nariz torto
    mais isso não mim encomoda o que mim encomoda é a falta do dente, o
    que mais desejo que para muitos podem ser bobagem ,mas que pra mim signica muito ,é dar uma boa gargalhada.quem poder mim ajudar vai ganhar um belo sorriso.

  8. Alice Fonseca dos Santos Nogueira Reply

    Conheço uma criança, hoje com 11 (onze) anos, que tem lábio leporino. A família não possui recursos financeiros para pagar uma cirurgia. Pergunto: Esse tratamento pode ser realizado pelo SUS aqui no Piauí? Tanto a criança como sua mãe sofrem muito com o problema.

    Aguardo resposta.

    Obrigada.

    • aline Reply

      minha irmã tem etrata desde criança em Bauru SP onde tem um hospital especializado e gratuito, procura saber direitinho na sua cidade pois o municipio deve prover os recursos para fazer tratamento fora domicilio TFD é assim que minha irmã faz. bjs

  9. Rosineide da costa oeiras Reply

    Ola ! agora com a internet ficou mas facil se comunicar, eu tenho fissura labial,hoje tenho 38anos mais tenho esperança de conseguir uma segunda cirurgia moro em castanhal-pa,fiz minha primeira cirurgia aos 4anos na santa casa de misericordia em belem -pa nos moravamos la na epoca, mais sabe como é né! Com a passar do tempo cresci e fiquei assim com um defeito no nariz , falo perfeito……. Mais meu nariz é torto e meu labio é um lado alto e outro baixo……….. E agora to com dificuldade de respirar quando respiro pelo um lado o outro ta entupido e assim vou levando…….tenho fé em deus que voces vao me ajudar………..falarei mais sobre mim quando entrarem em contato comigo……….meu te lefone é oi 88912782 tem que colocar um digito antes do numero pra poder completar a ligaçao

  10. Tadeu silva oliveira Reply

    Tambem nasci com labios leporino tive que fazer 13 operacoes tenho 37 anos e dois filhos perfeito minhas operacoes ficarao perfeita fiz na santa casa de sp so que meu maior problema tenho muito hormonio e isso dificultou a correcao da minha voz e sai meia falha e isso ainda me abala muito

  11. Bianca Reply

    Olá, eu me chamo Bianca Santos tbm nasci com labio laporinio e com 5 meses fiz a primeira sirurgia labial e com 1 ano e 5 meses fiz o palato más não me aceitava como eu sou e agora sim eu me aceito poq hj vejo o mundo existem pessoas piores do que eu ( Não tive nenhum poblema na escola ) Meus amigos nem sabiam que eu tinha labio laporinio e hj sou uma adolecente contente pois até hoje fasso tratamento em Baurú Sp .

  12. rose Reply

    Tenho 42 anos e nasci com lábio leporino. Já fiz 3 cirurgias mas meu nariz ainda é torto. Agora meu médico disse que quer fazer um enxerto com cartilagem da orelha. Será que isso funciona? Se alguém puder me ajude pois não quero fazer uma cirurgia que fique pior.

  13. karoline Reply

    oi eu tenho 12 anos e tenho labio laporino e falta fazer,a segunda cirurjia por favor mim ajudem a Fazer eu moro em itacare bjos!!

  14. daniela Reply

    Minha filhinha nasceu com labio leporino e fissura palatina. Ela esta com 19 dias e estou esperando o encaminhamento pelo sus pra começar o tratamento.
    O q esta me deixando muito preocupada e q ela esta emagrecendo. Tem algo q eu possa fazer pra acelerar o encaminhamento?

  15. lucianemoller Reply

    Ola tenho 39 anos e tenho labios leporino tenho dois filhos lindos e sou feliz casada ha 18anos vivo muito bem e so nao sou completamente realizada pq meus dentes estao me deixando com uma estetica indesejavel. ……trabalho com publico. E uma hora a falta dos meus dentes podem me atrapalhar na minha profissao se tiver algum dentista. Disposto. A me ajudar. Agradeco.

  16. deisiane almeida pereira Reply

    precisi que vcs me ajude meu filho tem labius leporino meu telefone e esse 92658921 ou 92090672

    • aline Reply

      Em Bauru SP ha um hospital especializado minha irma trata la desde criança e é gratuito peça ajuda na secretaria de saude da sua cidade para fazer um TFD tratamento fora domicilio, pesquisa la direitinho bjs Deus abençoe

  17. Bruno lima Reply

    TBM NASCI COM FISSURA LABIAL FIZ 7 CIRURGIA EM SP (BAURU) E HJ ESTOU BEM MAIS AINDA AS CICATRIZES FICARAM E ISSO ME ICOMODAVA MUITO EM ME RELACIONAR COM AS PESSOAS, MAIS HJ ESTOU NAMORANDO E MUITO FELIZ É SÓ CONFIAR EM DEUS Q TUDO DÁ CERTO. Q DEUS ABENÇOE TODOS VCS BJS (TORCENDO POR TODOS) *_*

  18. maycon Reply

    minha filha tmbm nasceu com a fissura gostaria de saber se ela vai ficar linda como essas criancas dessas fotos. obrigado.maycon sao carlo sp

  19. Franciele Alves Reply

    Olá meu nome é Franciele, tenho 16 anos e tbm nasci com fissuria labiopalatal, fiz 3 cirurgias e estou na fila de espera para fazer a quarta, que é a de enxerto osseo ( creio que é a ultima, se eu nao for fazer cirurgia plástica) boom, confesso que quando era mais nova, tinha a autoestima mto baixa, me achava feia, colocava defeito em tudo, mas minha mae sempre me ajudou a superar isso, ja reclamei mto por causa disso, mas hj agradeço mto a Deus pelo o que eu sou, e por ter conseguido tratamento, por que Deus tem um proposito na vida de cada um, e tenho certeza q se nos nascemos assim nao foi por acaso, afinal cada pessoa tem uma cruz a carregar independentemente do que seja , temos é q agradeçer por que nao nascemos piores, com problema mental, ou alguma deficiencia maior, nos membros como é o caso de mtos, agradeço a Deus pq meu problema apesar de tudo nao é tao complicado e graças a Deus nunca sofri preconceito por causa disso. Espero q tenha ajudo e um ponto de referencia é o hospital materno infantil de Goiania-GO, é lá que faço tratamento (: Q Deus abençoe a todos!!

  20. caique rafael almeida pereira DA SILVA Reply

    ola meu nome e caique tenho 15 anos e sofro com este preconceito desde que nasci por isto precisaria muito de suas ajudas tenho labio leoporine e sofro com piadianhas e etc tudo que eu mais queria era que esta cicatriz que tenho nos labio sumisem e que eu pudesse sair na rua sem os soto falarem de min

  21. rosiane Reply

    eu tenho fenda palatal e labio leoporino

  22. jaqueline silveira Reply

    olá meu filho nasceu em 5-9-2013 e tem lábio leporino e fenda palatal,descobri na ultra som morfologica e sofri muito,mais hoje eu sou a mãe mais feliz desse mundo,estamos tratando dele no hospital nossa senhora do loreto que fica na ilha do governador rj esse é um hospital de referência no tratamento…lá eles tem todo os profissionais para ajudar.
    estamos aguardando ele completar 6 meses para fechar o lábio.

  23. flavio Reply

    tenho labio leporino hoje tenho 30 anos fiz 9 cirurgias teria que ter feito mais 2 mais meu psicologico não me ajudou o mais dificil desse problema é o preconceito as piadinhas estou desempregado ja tive algumas propostas de emprego mais não gosto de lugares com muitas pessoas infelizmente sou uma pessoa infeliz não gostaria de postar isso dessa forma mais tenho que me desabafar espero só o dia de sair desse mundo para finalmente descobrir a felicidade.

  24. JULIANA GRASIELLA DE PAULA FERREIRA Reply

    Oi meu nome é Juliana tenho 29 anos tenho fissura labial e minha filha de 10anos também tem, fazemos tratamento no Centrinho usp em Bauru sp. É referência do tratamento no Brasil.

  25. neide galvão Reply

    Olá gente, hj nasceu meu sobrinho e nos deparamos com esse problema (lábio leporino) minha irmã, a mãe do bebê, chorou muito mas nada como um a boa conversa para acalma-la . Mas confesso ficamos mts abalados, entrtanto esperamos que ela encontre o tratamento adequado para o bebê o quanto antes. Gostaria de saber se tem algum hospital em Belém no Pará que faz esse tipo de tratamento.

  26. Fabiana Reply

    Olá,meu nome eh Fabiana e meu principe tbm nasceu com labio leoporino e fenda de palato ,descobri que ele iria nascer assim com 4 meses de gestação e foi um choque,naum acreditava que estava acontecendo isso comigo.Durante a gestaçao chorava muito,e com tempo acabei me convencendo,ele nasceu e so o que sentia era amor e mais amor por elle,O pai dele nem se fala ate hj eh o que mais mima elle…Hj ele tem 2 e 4 meses e fala d tudo naturalmente com acompanhamento de fono,ele foi operado no Hc de sp ,aos 6 meses, e com 1 e6 meses fez metade do ceu da boca,hj estamos aguartando chegar dia 28 de agosto onde irá começar os preparativos para mais uma cirrugia…muito ansiosa e feliz por ele esta lindo e feliz…

  27. RAIL SALAME Reply

    minha filhinha nasceu e sta com dois meses em setembro vai fazer a 1 cirurgia.com 4 meses.no inicio fiquei triste arrasada mas agora to feliz por ela amo demais minha princesinha esperta conversa comigo amo demais minha vida.do meu corçao 1 netinha de minha mae.ama ela demais.a minha familia recebeu de braços abertos ela.sou grata a meu DEUS.por ela nascer perfeita…..so com isso passa.logo.

  28. liane Reply

    meu namorado tem labio leporino, como todos que tem ele tb sofreu na infancia e na adolescencia, mas hoje, com 20 anos, graças a deus ele está muito bem e até bonito ( ele se acha rs ) a familia dele o acompanhou sempre em suas consultas e cirurgias, em Baurú. Acredito que hoje ele nao sofra tanto com isso, mas tinha a auto estima muito baixa. ajudei ele a resolver isso, e espero que esteja funcionando. pessoas com labio leporino sao dignas sim de serem amadas, como eu amo meu namorado e futuro marido se deus quiser. e se por acaso eu tiver filhos com ele, quero só estender o meu amor, tendo labio leporino ou nao ( eu oro pra que não, pois sei que nao é facil, mas se vier sera amado e tratado o quanto antes )

  29. evelen vale Reply

    Ola meu filho tem 8 meses ñ fez a cirurgia ainda aqui em belém do pára uma tristeza ñ conseguimos hospital , e é particular imagine se ñ fosse? Eu fiquei muito triste agente sofre mas ñ tanto quanto a criança. Labioleporino ñ e doença gente é síndrome deficiência física

  30. Daileni Reply

    Meu nome e daileny tenho 20 anos fiz tres cirurgias 1 em mato grooso 2 em rondonia e sou muito infeliz poq nao fico bom tenho o auto estima muito baixa e muita vergonha das pessoas.

  31. mayara Reply

    eu tenho ! ja passei por tres cirurgias ! e hj estou muito bem !

  32. Thailine Terra Reply

    minha filha júlia nasceu com lábio leporino e fenda palatina quando descobri foi um choque pq nunca esperamos nada pois sempre fiz o pré natal e as ultras e nunca apareceu nada. ela fez sua 1° cirurgia aos 4 meses para fechar o lábio e aos 2 aninhos para fechar o palato (céu da boca). hoje ela tem 4 anos e é uma criança normal, só vai ter q fazer alguma cirurgia estética no narizinho pq é um pouquinho tortinho e por aparelho nos dentinhos mas isso com seus 6 anos. sou muito orgulhosa dela pq tão pequena já é uma guerreira. ESPERO TER AJUDADO…

    • admin Reply

      Olá Thailine Terra, Obrigado, ajudou bastante.

      Qualquer testemunho é sempre bem vindo.

      Abraço
      Administração

  33. LÉO SILVA Reply

    Desde que nasci possuo o Lábio Leporino com o deformamento do nariz. Hoje tenho 28 anos e ainda tenho esse problema. Confesso que não é fácil viver na sociedade com esse tipo de problema. As pessoa apontam, lhe criticam, lhe excluem da Sociedade. Já perdir vaga de emprego só ter o Lábio Leporino.
    Já chorei muito nessa vida, mais nunca desisti de viver. Hoje faço o uso do cavanhaque para cobrir mais um pouco o defeito, mais não é o bastante.
    Tenho uma consulta marcada nesse mês de Janeiro para a avaliação do Cirurgião Plastico. Estou muito ansioso e espero fazer a Cirurgia o mais breve possível, pelo Sistema Único de Saúde ‘SUS’.

    Para você que possuem o Lábio, conhece ou tem alguém que tenha, lute! Procure o Posto de Saúde mais próximo de seu Bairro, e encaminhe a documentação para a solicitação da Cirurgia Plástica de Correção. Isso é muito pratico e simples.

    Agradeço a este meio de comunicação, pelo espaço para que todos possam expressar as suas ideias.

  34. JEAN Reply

    gostaria de saber se tem sirugia para repara e fala pois sou fanho .me chamo jean grato

  35. Flávia Reply

    Olá! Nasci com lábio leporino e fiz tratamento em Baurú; sou muito feliz e devido ao tratamento nem parece que um dia tive lábio leporino.

  36. marcia Reply

    agora ele ira fazer o ceu da boca 20 e novembro com 1 ano e 4 meses mas ele e´muito lindo… é a criança mas deliciosa é muito gostoso…. mas tudo isso é muito constragedor para familia todo mundo rejeita as pessoas com este problema… mas nos vamos levando a vida dando pra ele muito amor carinho…. obrigado por pessoas que nem voces existirem na terra com essa missa muito obrigada…

  37. marcia Reply

    agora ele ira fazer o ceu da oca 20 e novembro

  38. marcia Reply

    aqui com 5 meses

  39. marcia Reply

    o nome de é vitor hugo

  40. renata aparecida honorio ferreira Reply

    meu nome é renata e tenho 24 anos,nasci com lábio leporino e pra mim também foi muito dificil de me aceitar como eu era,mais com muita ajuda da minha familia e dos meus amigos hoje sou uma mulher muito feliz,achava que nunca iria namorar na minha vida,e hoje tenho um relacionamento de 2 anos e meio,acho que enquanto houver correção as pessoas que tem essa deficiência deve correr e lutar muito pra corrigir e nunca se menosprezar…se deus me mandou assim pra este mundo algum propósito ele tem.

  41. cinthia da silva mendes Reply

    tenho lábio leporino mas no feto se fechou e fiquei com um desvio no nariz pouco mas o bastante para nos tempos de escola tornar minha vida impossivel pois a escola inteira jogavam coisas até lixo em mim me chamando de monstrenga e entortando o nariz para me imitar hoje tenho 29 anos e vivo me achando a mais feia das mulheres não possuo nem um amor próprio possuo marido e filhos mas toda noite choro eu me odeio e fico feliz em saber que tem verdadeiros anjos que ajudam essas pessoas com esse problema pois eu não desejo ver outras crianças e jovens passarem pelo o que passei pois até hoje sofro por isso me estagnou em muitos campos não me acho merecedora de nada….

  42. josi Reply

    amei esse estudo! agora posso ajudar maês que estão gravidas e bebem bebidas alcolicas, e fuma, posso tambem ajudalas se prevenir, aconselhando as á faser uso de acido fólico, e vitaminas M, para que seus bebes nassa sem essas deformaçoes.

  43. Amanda Reply

    Muito bonito esse trabalho pois meu filho nasceu com fenda labiopalatal e hoje ta muito.
    O

  44. claudiana bezerra Reply

    parabéns aos norte americanos pelo lindo trabalho que vem desenvolvendo no brasil.

  45. Léo Rogerio Reply

    Acho muito interessante, as pesquisas, sobre esse assunto, sempre é bom ter especialistas no assunto, pra tirar quais quer dúvidas, sobre determinados problemas, isso faz com que os nossos problemas, que pra gente é tão dificeis, ficar mais simples e porque não normal, por termos enformaçõe, Isso faz que cada vez mais, agente procure ajuda sem ter vergonha e sim muita atitude.

  46. SILVIA BARBOSA Reply

    Gostaria de saber sobre tratamentos de fissura labial em adultos.

    Obrigada,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 13/01/2018 às 3:56 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)