Lábios Rachados

Publicado por Equipe Editorial a 24 de novembro de 2014 - Atualizado em 24 outubro 2018

Com a chegada dos dias mais frios, é habitual a pele começar a ficar mais ressecada. Uma das regiões mais afetada, especialmente por estar sempre exposta ao ar frio, são os lábios.

labios rachados e gretados

Os lábios rachados e gretados são uma das características mais habituais no inverno, deixando-os com um aspeto feito e inestético. Confira aqui a melhor forma de tratar os lábios rachados.

Como tratar os lábios rachados

Os lábios rachados ocorrem devido ao ressecamento da sua pele. Como tal, a solução é hidratá-los frequentemente, de modo a que a sua pele esteja sempre saudável. Um dos tratamentos tradicionais é colocar manteiga de cacau. No entanto, esta não é a melhor solução, já que a manteiga apenas forma uma barreira protetora, sem hidratar a pele.

Ou seja, apesar de proteger a pele, não a hidrata. E se a pele dos lábios não for hidratada, ela continuará ressecada. Assim, se tem os lábios rachados, ou se costuma sofrer com este problema nos dias de inverno, confira de seguida os produtos mais adequados, e ainda, algumas dicas importantes.

O tipo de batom mais apropriado para os lábios rachados é o Lip balm. O Lip Balm é rico em ingredientes hidratantes, ceras, manteiga de karité e vitamina E.

Este batom, além de ajudar a tratar o ressecamento da pele dos lábios, pode também ser usado com um batom normal, deixando os seus lábios lindos e perfeitos. Alguns exemplos de batons adequados é o Ceralip da La Roche Posay, o condicionador labial com retinol e colágeno da Avon, e o Lip Care Repair, da Nívea.

Dicas para prevenir os lábios rachados

Durante a estação fria, há várias dicas que deve seguir de modo a evitar o ressecamento da pele dos lábios. Confira:

– beber pelo menos 1,5 litros de água por dia, para manter o organismo, e a pele, sempre hidratados;

– não passar a saliva nos lábios, já que aumenta o efeito do ar frio na pele dos lábios;

– não usar batons 24 horas.