Lago Enriquillo – Republica Dominicana

Lago Enriquillo – Republica Dominicana.

Esta vasta extensão de água salgada é mais um mar em miniatura do que um lago. Reluzindo numa planicie árida abaixo das montanhas, marca o ponto geografico mais baixo das Caraibas e diz-se que cobre a mesma area que Manhattan. Lar de milhares de aves, iguanas e crocodilos americanos, é o parque nacional protegido. No entanto, o lago, a sua principal ilha e as aldeias em volta são faceis de visitar, oferecendo uma paisagem muito diferente da do resto da ilha. Quente, seca e pouco habitada, esta região contrasta com as desenvolvidas áreas costeiras. pais Atracções

Lago Enriquillo | Viagens de Barco | Isla Cabritos | Observação de Aves | Crocodilos e iguanas | Las Caritas | La Descubierta | Las Barias Balneario | Jimani | Mercado Fronteiriço

Rodeado por uma estrada circular, o enorme lago fica debaixo do sol escaldante. Os Troncos de árvores que emergem da superficie atestam a sua salinidade e dão-lhe uma atmosfera misteriosa, realçada pelo silencio em volta. O lago tem uma área de 265 km ², e a sua superfície é de cerca de 44 metros abaixo nível do mar, o ponto mais baixo do Caribe. Existem três pequenas ilhas no lago: Ilha Cabritos, barbarita e La Islita. Os rios que fluem da Serra de Neiba têm sempre água, já os que fluem da Serra Bahoruco, por vezes, não têm água. É um lago de água salgada, com uma maior concentração de sal que a água do mar, pois os rios que deságuam no lago são pequenos e a evaporação de água é elevada. Muitas aves aquaticas visitam o lago em procura de alimento, incluindo flamingos. É um lago tambem habitado pelo corcodilo americano e algumas especies de peixes como o tilápia. Devido á sua região árida, toda a vegetação em redor é pobre,  apenas com cactos e pequenos arbustos.

Os barcos partem do Gabinete do Parque Nacional para a Isla Cabritos, recolhem os viagantes do ferry e dirigem-se aos crocodilos, nas baias de água doce na margem norte. Os barqueiros tentarão passar o mais perto possivel.

Uma faixa de areia com praias cobertas de fragmentos de coral é um abrigo perfeito para uma colónia de iguanas e cerca de 500 crocodilos. Um passeio pela ilha revela cactos em flor e lagartos fugidios.

Este local remoto é mais um paraiso para mais de 60 especies de aves. Muitas delas podem ser observadas da estrada ou da água. Os mais idêntificaveis são os flamingos, que se reunem ao amanhecer e ao anoitecer.

Os crocodilos podem ser fugidios, especialmente quando o calor aperta e entram na água mas as iguanas não são envergonhadas e aproximam-se dos visitantes á procura de comida. Não é aconselhável alimentar os animais.

Fácil de encontrar ao lado da estrada, perto da aldeia de Postrer Rio, uma gruta aberta revela vestigios de uma cultura indigena primitiva e de rituais religiosos sob a forma de pequenos rostos gravados na rocha de coral. ( Las Caritas é uma gruta selvagem e isolada sem horarios e entrada gratuita).

A aldeia reduz-se a um pequeno grupo de casas terreas, algumas de cores alegres. É um local adormecido no meio de uma planicie quente. Tem uma praça central sombria, alguns caminhos, bares e restaurantes baratos.
( Não há restaurantes recomendados em La Descobierta, mas há numerosos bares á volta da piscina sulforosa)

Um promenor estranho de La Descobierta é a sua piscina natural de água fria e ligeiramente sulfurosa. Popular entre as familias locais, este balneario, com vários bares á volta, também recebe visitante.

A cidade de Jimani marca uma das fronteiras oficiais com o Haiti, apesar de a linha fronteiriça ficar na verdade a 5 km de uma estrada muito quente. É provalvel que veja autocarros haitianos muito coloridos, conhecidos localmente como tap-taps.

Na poeirenta terra de ninguem entre os dois paises realiza-se um mercado ao ar livre semipermanente, onde os comerciantes haitianos vendem roupas e relogios de contrafracção. Vale a pena comprar o famoso rum haitiano Barbancourt.

Paga-se uma taxa pela viagem de barco, independentemente do numero de pessoas, por isso é melhor esperar que outros turistas dividam o custo ($60).
– É impossivel passar a fronteira num carro alugado e a maior parte das vezes isso envolve obstaculos burocraticos, mesmo que por poucas horas. É mais facil ir de avião.
– Viagens de Barco: Disponivel das 7h30 até ás 13h, diariamente, preço aproximado RD$1000

Momentos na Historia
O Mar Interior
Pensa-se que Lago Enriqillo tenha estado ligado á baia de Port-au-Prince e ao mar, e que as placas tectónicas na crosta terrestre há cerca de um milhão de anos tenham fechado este acesso trsnformando-o num lago. Isto explica a sua salinidade e a presença de conchas e fragmentos de coral.

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 13/01/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Faça um Comentário
Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 13/01/2018 às 4:13 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)