Como lavar os cabelos corretamente - Fotos Antes e Depois
Fotos Antes e Depois

Como lavar os cabelos corretamente

O cabelo é um dos elementos mais importantes no visual feminino, sendo por isso natural que a maioria das mulheres se preocupe e tenha vários cuidados com ele. No entanto, cuidar dos fios nem sempre se resume à escolha de produtos ou à aplicação de máscaras hidratantes.

Sendo essenciais para a saúde e beleza dos seus fios, há contudo outros cuidados diários que deve ter. A lavagem, que muitas mulheres veem como algo simples, pode fazer toda a diferença para ter um cabelo mais saudável e bonito. Você acha de sabe lavar os cabelos corretamente? Leia o nosso artigo e confira.

Como lavar os cabelos corretamente

A lavagem do cabelo é um cuidado diário básico, e não adiante gastar muito dinheiro em produtos e em tratamentos capilares se não fizer isto certo. Lavar os cabelos de uma forma correta ajuda a manter os cabelos saudáveis, fortes e brilhantes. Confira de seguida o passo a passo sobre como lavar os cabelos corretamente.

Passo 1 – A primeira coisa que deve saber quanto a uma lavagem correta dos fios é que a água quente promove o ressecamento dos fios, retirando a oleosidade natural e deixando-os com um aspeto pouco brilhante e opaco. Por essa razão, o cabelo deve ser sempre lavado com água fria, ou então, água morna.

Passo 2 – Quando chegar a hora de aplicar o shampoo, é importante ter em conta o seguinte: produto em excesso não lava mais, bem pelo contrário. Se usar shampoo em demasia, ele irá sobrecarregar os fios. Assim, coloque um pouco de shampoo nas mãos e dilua sempre um pouco com água antes de passar nos cabelos.

Passo 3 – Quando estiver a lavar o seu couro cabeludo com o shampoo, massageie sempre com as pontas dos dedos, e não com as suas unhas. Além do facto da massagem do couro cabeludo com os dedos promover a microcirculação nessa região, o uso das pontas dos dedos impede que bactérias e fungos que possam estar sob as unhas se espalhem. Por isso, nunca coce a cabeça ou lave o couro cabeludo usando as unhas.

Passo 4 – Quando estiver a espalhar e a lavar os fios com o shampoo, não deve esfregar o cabelo. Pelo contrário, passe e deslize os seus dedos pelo cabelo, massageando os fios. Se esfregar, pode causar danos na cutícula do fio.

Passo 5 – No final da correta aplicação do shampoo, deve enxaguar muito bem o cabelo, de modo a não ficarem quaisquer vestígios do produto.

Passo 6 – Depois do shampoo estar todo retirado, é altura de aplicar o condicionador. Para isso, deve antes retirar toda a umidade existente no cabelo, utilizando para isso uma toalha. Mas atenção, deixe a toalha absorver a água, não esfregando os fios. Depois, deve então passar o condicionar, tendo o cuidado de não aplicar na raiz do cabelo.

Passo 7 – Para que o condicionador tenha o efeito pretendido, deve pentear o cabelo ainda com o produto de modo a estimular o fecho das cutículas. Depois, deve então enxaguar os fios de modo a retirar todos os vestígios do produto.

Passo 8 – Depois de bem enxaguado, deve secar o cabelo, usando para isso uma toalha. Tal como referimos no ponto 6, evite esfregar os fios, preferindo pressionar a toalha no cabelo, de modo a absorver toda a umidade.

Dicas sobre como lavar os cabelos corretamente

Além dos passos necessários para lavar o cabelo corretamente, há ainda outras dicas importantes que podem ajudar a manter a saúde e beleza do seu cabelo. Confira de seguida algumas dicas sobre como lavar os cabelos corretamente.

A não ser que faça desporto, sue muito ou tenha uma atividade que obrigue o seu corpo a suar muito, deve lavar o seu cabelo apenas de dois em dois dias. A oleosidade natural, quando em quantidades adequadas, é essencial para a saúde do cabelo, e como tal, ao lavar diariamente, está a remover a camada de óleo necessária para os fios.

Um dos erros mais comuns é a ideia de que qualquer shampoo serve, já que a sua função é apenas limpar o cabelo. Na realidade, se utilizar um shampoo não adequado ao seu tipo de cabelo, a lavagem acabará por ainda prejudicar mais os seus fios. Se não sabe qual o seu tipo de cabelo, pergunte ao seu cabeleireiro ou ao seu médico dermatologista.

Outro produto que deve ser alvo de grande cuidado na sua escolha é o condicionador. Aqui, não interessa tanto se o seu couro cabeludo é seco, normal ou oleoso, mas sim como se encontram as pontas dos fios. Por exemplo, é normal mulheres com cabelo oleoso terem as suas pontas secas, e como tal, a escolha mais acertada é um condicionador para cabelos ressecados. Como o condicionador não é aplicado na raiz, ele não irá afetar a saúde e beleza do seu cabelo.

Uma dica importante, e que é bastante negligenciada pelas mulheres, é lavar a escova antes de a utilizar. A escova, mesmo que não pareça, acumula facilmente oleosidade, sujidade, e até mesmo micróbios. Dessa forma, se não lavar a sua escova, depois de deixar os seus fios limpos no banho, estará novamente a sujá-los ao pentear-se. Para uma lavagem adequada da escova, coloque-a dentro de um copo de água com um pouco de álcool, enxaguando no final.

Outra dica bastante útil é escovar os cabelos antes de os lavar. Isto irá facilitar a penetração dos produtos utilizados durante o banho, como o shampoo e o condicionador. Para evitar a quebra dos fios, utilize uma escova de pelos.

Um ponto importante é seguir sempre as indicações do rótulo do produto capilar. Apesar de a maioria ter uma forma de aplicação idêntica, cada um pode ter especificidades próprias, que devem ser seguidas para conseguir usufruir corretamente dos seus efeitos.

No final do banho, após os fios serem bem enxaguados, se utilizar secador, deve proteger o cabelo com um leave-in de qualidade. Este é um produto que protege os fios de temperaturas mais altas, que podem ressecar o cabelo, sendo por isso muito útil para quem usa secador, mas também, chapinha ou ande muito ao sol.

Como escolher os melhores produtos para a lavagem do seu cabelo

A escolha de um produto para a lavagem do cabelo, como referimos atrás, tem uma grande importância. Uma escolha inadequada tornará a lavagem dos fios incorreta e potencialmente danosa para o cabelo. Assim, para a ajudar a escolher os melhores produtos para a lavagem do seu cabelo, deixamos os quatro principais pontos que deve ter em consideração.

Cheiro – apesar de saber sempre bem ficar com o cabelo com um aroma agradável, a verdade é que muitas vezes um cheiro forte significa que o shampoo contém álcool. Como o álcool resseca os cabelos, o ideal é preferir um shampoo não perfumado.

Cor – Os shampoos com cores contêm geralmente substâncias corantes, que são prejudiciais à saúde do seu cabelo. Prefira por isso shampoos não coloridos ou transparentes.

Textura – Os shampoos muito espessos contêm sal, substância que promove a desidratação e ressecamento dos fios. Como tal, aposte num shampoo menos espesso e mais fluido.

pH – Os fios de cabelo têm um pH alcalino, e como tal, deve preferir shampoos um pouco ácidos, com níveis de pH entre os 4,5 e os 5,5, que assim equilibram e neutralizam os fios. Já no condicionador, o pH deve ser mais ácido, entre os 3,5 e o 4.

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *



Seguir fotosantesedepois.com

Siga-nos na rede social Facebook e receba dicas sobre os temas de saúde mais atuais.

Facebook Fotos Antes e Depois
Receber Dicas de Saúde?

Se está interessado/a em receber no seu Email, dicas de saúde, remédios caseiros..., subscreva a nossa newsletter.

Contacte-nos

© 2018 Fotos Antes e Depois | Politica de Privacidade