Leite Achocolatado: Composição Nutricional e Benefícios para a Saúde

O delicioso sabor do leite achocolatado não é a única vantagem desta bebida popular. Ela também contém uma série de nutrientes e pode proporcionar benefícios para a saúde que superam o prazer de desfrutar do leite branco normal.

Leite Achocolatado

O que é o leite achocolatado?

Simplesmente, o leite achocolatado é uma variedade açucarada do tradicional leite branco, com sabor a chocolate.

Já existe desde o século XVII e existem várias formas de preparar esta bebida cremosa e deliciosa.

Enquanto alguns pais olham para o leite aromatizado, como o leite achocolatado, com alguma suspeita, ele realmente provou ser uma bebida nutritiva e rejuvenescedora.

Embora contenha mais calorias e açúcar do que o leite branco, também goza de um reforço em alguns nutrientes.

A maioria dos especialistas apoia o leite com chocolate como parte benéfica de uma dieta saudável. No entanto, tal como acontece com qualquer alimento com elevado teor de açúcar, deve ser consumido com moderação, considerando o número de calorias que cada copo contém.

Composição Nutricional do leite achocolatado

Quantidade Por 100 gramas (Calorias 83)

Gorduras Totais 3,4 g
Gorduras Saturadas 2,1 g
Gorduras Poliinsaturadas 0,1 g
Gorduras Monoinsaturadas 1 g
Colesterol 12 mg
Sódio 60 mg
Potássio 167 mg
Carboidratos 10 g
Fibra Alimentar 0,8 g
Açúcar 10 g
Proteínas 3,2 g
Cafeína 2 mg
Vitamina A98 IUVitamina C0,9 mg
Cálcio112 mgFerro0,2 mg
Vitamina D51 IUVitamina B60 mg
Vitamina B120,3 µgMagnésio13 mg

O leite achocolatado contém alguns nutrientes – todos os elementos do leite branco, juntamente com alguns componentes adicionais. Isso inclui alguma gordura saturada, bem como uma menor quantidade de gordura monoinsaturada.

Existe também uma boa quantidade de fibra dietética, proteína, magnésio, ferro, vitamina C, potássio, nesta variedade de leite.

A vitamina D e o cálcio também estão presentes em quantidades elevadas – cerca de 32% e 28% das suas necessidades diárias, respetivamente, numa única chávena.

Com aproximadamente 210 calorias por copo, este “docinho” deve ser consumido com moderação, uma vez que pode ultrapassar a sua ingestão calórica ideal e levar a ganhos de peso.

Benefícios do leite achocolatado para a saúde

Leite Achocolatado

Os seus benefícios mais notáveis para a saúde incluem o reabastecimento de nutrientes após o exercício, promover um bom crescimento, fortalecer a densidade óssea, estimular o sistema imunológico e regular a digestão, entre outros.

Recuperação mais rápida após o treino

Muitos atletas louvam esta variedade de leite doce como uma excelente bebida de recuperação pós-treino. Ele pode fornecer hidratos de carbono, proteínas, vitaminas e eletrólitos numa forma deliciosa, ideal para o crescimento muscular e tonificação.

Fortalece os ossos

Com elevados níveis de proteína, o leite achocolatado é uma ótima escolha para crianças (com moderação), pois, pode ser mais fácil convencê-los a beber leite.

Isso garantirá um crescimento e desenvolvimento adequados, bem como ossos fortes, graças às quantidades elevadas de cálcio e vitamina D.

Aumenta a imunidade

Com uma boa quantidade de vitaminas e minerais, incluindo vitamina C, o leite com chocolate pode dar ao sistema imunológico um impulso necessário de proteção contra infecções e doenças.

Regula a pressão sanguínea

Uma única chávena de leite achocolatado fornece mais de 10% do potássio que precisa por dia, o que pode ajudar a diminuir a pressão arterial e melhorar a saúde do coração, reduzindo o risco de ataques cardíacos e derrames.

Melhora a digestão

Existe alguma fibra presente nesta variedade de leite, que pode melhorar o processo digestivo e regular o movimento intestinal, ao mesmo tempo que elimina o inchaço, as cólicas e a indigestão.

Leia Também: Remédios Caseiros para Indigestão: 3 Infusões e Chás para Aliviar Problemas Digestivos

Como fazer leite achocolatado?

Ao invés de comprar este leite na loja, muitos preferem fazê-lo em casa, o que é bastante simples. Existem algumas formas simples de fazer a sua própria bebida achocolatada, que inclui a simples mistura de um tipo de chocolate ou adoçante com leite branco.

A maioria das pessoas simplesmente mistura o achocolatado em pó ao leite e o agita vigorosamente.

Existem também misturas pré-embaladas de achocolatado que podem conter outros ingredientes para preparar uma versão mais rica ou mais cremosa.

O Toddy, Nescau, Santa Amália, Maratá, e o Italac, são alguns exemplos.

Também pode ser usado chocolate derretido, numa proporção a ser determinada pela ingestão desejada de doces e açúcares.

Referências

http://journals.humankinetics.com/
https://doi.org/10.1017/S0007114507339846
https://doi.org/10.1017/S0007114513003826
http://www.sciencedirect.com/
http://onlinelibrary.wiley.com/
https://www.karger.com/Article/Abstract/341954

O que Procura?

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *