Leite Adaptado (leite em pó)
Fotos Antes e Depois

Leite Adaptado

Porque é que devo alimentar o meu bebé com um leite adaptado em vez de leite de vaca?

Os bebés digerem o leite adaptado (leite em pó) com maior facilidade que digerem o leite de vaca. O leite adaptado tem as quantidades correctas de vitaminas e minerais necessárias para os bebés. O leite de vaca tem grandes quantidades de certas vitaminas e minerais que os rins dos bebés não conseguem tolerar. Também não existe vitamina C suficiente no leite de vaca para manter as gengivas e os dentes do bebé saudáveis. O leite de vaca pode provocar certos tipos de alergias ou outros problemas. Não dê ao seu bebé leite de vaca durante os primeiros 12 meses.

Qual é o leite adaptado que devo dar ao meu bebé?

Os leites adaptados para bebé têm a quantidade correcta de vitaminas e de minerais, que fornecem ao seu bebé uma dieta completa. Fale com o médico assistente da criança para decidir qual é o leite mais indicado para o seu bebé.

Verifique a data de validade do leite na embalagem do mesmo. Não utilize nem compre um leite cuja data de validade tenha expirado. Também não deverá utilizar latas que estejam danificadas.

Quais são os 3 tipos básicos de leite adaptado?

Leite adaptado feito a partir do leite de vaca: A maioria dos bebés bebe um leite elaborado a partir do leite de vaca. Pode comprá-lo com ou sem ferro. Alguns bebés não têm ferro suficiente (chamados depósitos de ferro) no seu organismo. O pediatra do seu bebé pode aconselhar a administração de um leite enriquecido com ferro até fazer um ano de idade. O leite com ferro leva a que as fezes do bebé fiquem escuras devido ao ferro.

Leite de soja

Os leites de soja são mais fáceis de digerir para o bebé que o leite de leite de vaca. O açúcar no leite de soja também é mais fácil de digerir para o bebé. A soja é a proteína no leite de soja. Esta proteína não é tão equilibrada como a proteína existente no leite do leite de vaca ou no leite da mãe.

Pode ser necessário alimentar o seu bebé com o leite de soja durante algum tempo se ele tiver diarreia. Ou, também pode precisar de dar ao seu bebé o leite de soja se ele for alérgico ao leite de vaca. Mas muitos dos bebés que são alérgicos ao leite de vaca também são alérgicos ao leite de soja.

Muitos dos leites de soja têm ferro e custam aproximadamente o mesmo que o leite de leite de vaca. O seu bebé poderá ter de tomar o leite de soja desde uma semana até vários meses. O médico pode informá-la quando for seguro para o seu bebé beber o leite de leite de vaca.

Outras fórmulas especiais: Os bebés com doenças ou problemas de saúde poderão precisar de beber um leite especial, como por exemplo os bebés prematuros. Os leites especiais são mais caros que os leites de soja e derivados do leite de vaca. Estes leites especiais não costumam ter um bom sabor. Siga cuidadosamente as instruções na embalagem se alimentar o se bebé com um leite especial.

Em que forma deverei comprar o leite? O leite pode ser comprado nas seguintes formas:

Fórmula pronta a consumir. Este leite pode ser deitado de uma lata para o biberão ou ser venddo já em pequenos biberões descartáveis. Está, então, pronta a ser consumida pelo bebé. Os leites prontos a consumir são fáceis de utilizar mas são mais caros.

Fórmula em pó

Este leite pode ser comprado em latas com pó ao qual é misturada uma determinada quantidade de água. As fórmulas em pó são as mais baratas. Está incluído em cada lata do leite em pó um copo de medição. O leite em pó é leve e pode ser facilmente transportado.

É muito importante que siga as instruções da lata. Utilize sempre a quantidade correcta de pó e água. Adicionar água insuficiente torna o leite demasiado forte. Isto pode provocar prisão de ventre ao seu bebé, o que significa que tem dificuldades em evacuar. O seu bebé não vai ganhar peso se adicionar demasiada água à fórmula em pó.

Posso experimentar leites diferentes? Normalmente isso não é necessário. Fale com o seu médico antes de mudar de leite ou experimentar leites diferentes.

O leite preparado tem de ser colocado no frigorífico? Quando tiver terminado de fazer o leite, coloque-o em biberões e guarde-os no frigorífico. Deite fora o leite não utilizado que tenha ficado no frigorífico durante mais de 24 horas.

Preciso de aquecer o leite?

Saiba como é que o seu bebé gosta do leite dando-lhe o leite a temperaturas diferentes. Muitos dos bebés gostam de beber o leite que tenha sido aquecido. Pode aquecer o leite colocando o biberão numa panela com água quente. Colocar água corrente quente sobre o biberão é outra forma de aquecer o leite.

Não utilize um microondas para aquecer o leite, pois pode aquecer em demasia o leite no centro do biberão. Mesmo se o leite parecer estar bom quando o provar, o leite no centro do biberão pode estar muito quente. O biberão também pode explodir se o deixar no microondas durante muito tempo. Deite sempre algumas gotas do leite na parte inferior do pulso para se certificar que não está demasiado quente para o seu bebé. A temperatura deverá estar morna e confortável para a pele. Não deverá estar quente.

O seu bebé pode gostar de beber o leite frio no Verão.

O leite que sobrar e que não tenha sido colocado no frigorífico pode criar germes e provocar doenças no seu bebé. Deite fora o leite que sobrar.

Este texto faz parte do artigo ( Como dar o Biberão )

Atualizado em 13 Janeiro 2018

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *



Seguir fotosantesedepois.com

Siga-nos na rede social Facebook e receba dicas sobre os temas de saúde mais atuais.

Facebook Fotos Antes e Depois
Receber Dicas de Saúde?

Se está interessado/a em receber no seu Email, dicas de saúde, remédios caseiros..., subscreva a nossa newsletter.

Contacte-nos

© 2018 Fotos Antes e Depois | Politica de Privacidade

Isensão de Responsabilidade: A nossa plataforma foi criada com o objetivo de facilitar o acesso a informação de valor "Saúde com Ciência", baseada em estudos científicos. Tudo o que publicamos tem uma base científica. No entanto, nenhuma das publicações têm o objetivo de servir como diagnóstico, sendo sempre indicada consulta médica. O mesmo se refere a tratamentos, clínicas, suplementos e medicamentos indicados. A indicação, dosagem, e forma de uso é apenas ilustrativa, não estando indicada a automedicação ou suplementação sem antes haver indicação médica profissional. O mesmo se refere aos preços dos produtos por vezes indicados. Esses valores são baseados no ano de 2018 e servem apenas como informação auxiliar, não estando a nossa plataforma de nenhuma forma a ligada a essas empresas.