Fotos Antes e Depois

Leite de Arroz: Composição Nutricional, Calorias e Benefícios para a Saúde

A maioria dos veganos já tem alguma experiência e aproximação com o leite de arroz, no entanto, ainda são muitas as pessoas que desconhecem totalmente os seus potenciais benefícios e a riqueza de nutrientes que esta alternativa ao leite, sem lactose, tem para oferecer.

Benefícios Do Leite De Arroz Para A Saúde

O que é o leite de arroz?

O leite de arroz é uma variedade de leite sem lactose, preparado com arroz fervido, amido de arroz integral e xarope.

Não existem subprodutos animais presentes neste leite, tornando-se uma opção muito popular para vegetarianos e veganos, embora ainda assim forneça uma série de nutrientes essenciais.

Além disso, como já referido acima, não existe lactose presente neste leite derivado de arroz, o ideal para pessoas com intolerância à lactose.

Conheça as Melhores Alternativas Alimentares para a Intolerância à Lactose: 8 Alimentos Substitutos

O sabor do leite de arroz não açucarado não é de facto atraente para algumas pessoas, sendo frequentemente adoçado pelos fabricantes para se assemelhar mais ao leite de vaca tradicional.

Essa alternativa não é ideal apenas para veganos e pessoas com intolerância à lactose, como também é uma opção extremamente saudável para outras pessoas que desejam um aumento de nutrientes e minerais sem absorver muita gordura ou calorias.

Composição nutricional

Quantidade (Por 100 gramas)

Calorias: 47
Gorduras Totais: 1 g
Gorduras Saturadas: 0 g
Gorduras Poliinsaturadas: 0,3 g
Gorduras Monoinsaturadas: 0,6 g
Gorduras Trans: 0 g
Colesterol: 0 mg
Sódio: 39 mg
Potássio: 27 mg
Carboidratos: 9 g
Fibra Alimentar: 0,3 g
Açúcar: 5 g
Proteínas: 0,3 g
Vitamina A: 208 IU
Cálcio: 118 mg
Vitamina D: 42 IU
Vitamina B12: 0,6 µg
Vitamina C: 0 mg
Vitamina B6: 0 mg
Ferro: 0,2 mg
Magnésio: 11 mg

Esta alternativa ao leite de vaca tem uma ampla gama de nutrientes impressionantes, incluindo cerca de 140 calorias por chávena, e apenas cerca de 3 gramas de gordura – bem menor que os 10 gramas de gordura presentes numa chávena de leite de vaca integral.

O que Procura?
Leite Achocolatado: Composição Nutricional e Benefícios para a Saúde

Não existe colesterol nesta variante de leite, fazendo dele ideal para a saúde do coração, e a maioria das marcas existentes no mercado são fortificadas com outros minerais.

Uma vez que o leite de vaca oferece uma melhor variedade de minerais, o leite de arroz geralmente vem fortificado com um extra de cálcio, vitaminas do complexo B, ferro, vitamina A e vitamina D, para torná-lo quase equivalente ao leite de vaca em termos nutricionais.

Benefícios do leite de arroz para a saúde

Os principais benefícios deste, incluem ajudar na saúde da pele, fortalecer os ossos, acelerar o metabolismo energético, otimizar a digestão, entre outros.

Cuidados com a pele

Existem alguns antioxidantes e ácidos encontrados no leite de arroz que podem ajudar na saúde da pele, incluindo o ácido 4-aminobenzóico, que está ligado à proteção da pele contra os raios nocivos do sol, reduzindo o aparecimento de rugas e imperfeições na pele.

Previne doenças crônicas

Os vários antioxidantes que se encontram no arroz podem ajudar a aumentar a força global do sistema imunológico, ajudando o corpo a resistir ao estresse oxidativo e à inflamação que pode levar ao desenvolvimento de doenças crônicas.

Reduz o colesterol

Não há colesterol presente nesta variedade de leite, o que é uma boa notícia para os indivíduos que lutam contra problemas cardiovasculares e a obesidade. Beber leite de arroz pode ajudar a reduzir o risco de aterosclerose, ataques cardíacos e AVC.

Melhora a densidade óssea

Devido à inclusão de cálcio na maioria dos leites derivados do arroz, existe uma abundância de minerais, incluindo cálcio, vitamina D, ferro e magnésio, o que pode ajudar a reduzir o risco de osteoporose à medida que envelhecemos.

Estimula a digestão

Devido à ausência de lactose nesta alternativa ao leite normal, facilita o sistema digestivo e pode promover melhorias no ambiente bacteriano do intestino, protegendo contra infecções e indigestão.

Leia Também: Remédios Caseiros para Indigestão: 3 Infusões e Chás para Aliviar Problemas Digestivos

Como fazer leite de arroz Caseiro?

Como Fazer Leite De Arroz

Embora se recomende a compra do leite de arroz de um fabricante confiável, muitas são as pessoas que optam por produzir o seu próprio leite derivado de arroz em casa, o que não é assim tão difícil, desde que tenha arroz, água e um edulcorante natural, como mel, stevia, tâmaras ou canela.

O que Procura?
Leite em Pó: Informação Nutricional e Formas de Uso

Passo 1 – Cozinhe 1/2 chávena de arroz integral e reserve.

Passo 2 – Adicione o arroz cozido, 2 chávenas de água e o seu adoçante natural escolhido a um liquidificador ou processador de alimentos.

Passo 3 – Uma vez que a mistura esteja suave, passe pelo morim (pano fino) para um recipiente de vidro.

Passo 4 – Deixe o leite de arroz assentar durante 3 a 4 dias no frigorífico antes de servi-lo frio.

Leite de arroz com leite de amêndoa

A principal diferença entre o leite de arroz e o leite de amêndoa é a fonte de onde é extraído o leite.

O leite de amêndoa é feito com amêndoas moídas, semelhante ao processo de produção de leite de arroz, porém, o teor de gordura, a contagem calórica e os ingredientes ativos presentes nestes leites são completamente diferentes.

Dito isto, o leite de amêndoa e o leite de arroz são ambos sem lactose e são variedades bem populares de leite vegetal em muitas regiões do mundo.

Além disso, nenhum deles são uma fonte natural de cálcio ou vitamina D, ambas são bebidas enriquecidas com minerais.

Referências

https://ndb.nal.usda.gov/
http://www.sciencedirect.com/
http://journals.sagepub.com/
https://books.google.co.in/books?id=-hB0zhus8nAC
https://www.researchgate.net/publication/265975713
http://ajcn.nutrition.org/content/89/5/1627S.short
https://link.springer.com/article/
http://onlinelibrary.wiley.com/

23. novembro 2017 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *