Fotos Antes e Depois

Leite de Aveia: Como Fazer, Benefícios e Informação Nutricional

Em algumas regiões do mundo, o leite de aveia é considerado uma das melhores bebidas de inverno, além de também fornecer muitos nutrientes e ser facilmente incluído na dieta.

Leite De Aveia, Como Fazer, Benefícios E Informação Nutricional

O que é o leite de aveia?

O leite de aveia é uma forma específica de leite, obtido quando a aveia é cortada e permanece de molho em água durante determinado período de tempo. O líquido resultante é, então, misturado e coado.

O resultado é um leite denso, espumoso e rico tanto em sabor como em nutrientes.

Da Escandinávia à Ásia, o leite de aveia é muito valorizado como uma alternativa ao leite tradicional, particularmente pelos indivíduos intolerantes à lactose.

Embora não forneça todos os nutrientes do leite de vaca ou de cabra, tem um perfil nutricional bastante interessante, o que o torna uma excelente escolha para algumas pessoas.

Informação Nutricional

Quantidade: 1 porção (200 ml) – (Marca Néstle)

Calorias: 45 kcal
Carboidratos: 4,7 g
Proteínas: 0,8 g
Gorduras: 2,7 g
Gordura Saturada: 0,3 g
Gordura Trans: 0 g
Colesterol: 0 mg
Fibras: 0 g
Sódio: 69 mg

Esta variedade de leite contém uma quantidade surpreendentemente de nutrientes, incluindo fibras, cálcio, vitamina A e ferro.

Na verdade, o leite de aveia possui duas vezes mais vitamina A do que o leite de vaca e, aproximadamente, 10% da ingestão diária necessária/recomendada de ferro.

Este tipo de leite destaca-se também pelo baixo teor de gordura e por não conter colesterol, levando algumas pessoas a acreditar que é realmente uma opção mais saudável que o leite de vaca.

Além disso, o produto também contém aproximadamente 1 g de proteína e 130 cal — por xícara.

Benefícios do leite de aveia para a saúde

Leite De Aveia

O leite de aveia não só tem alguns nutrientes impressionantes, como também causa um efeito direto sobre a saúde em geral.

O que Procura?
8 Benefícios Surpreendentes do Arroz Integral para a Saúde

Entre esse benefícios estão a proteção do coração, o fortalecimento do sistema imunológico, a prevenção de doenças crônicas, o fortalecimento dos ossos e a melhora da visão, entre outros.

Protege a saúde cardiovascular

Com níveis significativamente mais baixos de gordura do que aqueles apresentados pelo leite de vaca (principalmente a versão integral (leite cru), o leite de aveia pode ser melhor para as pessoas que buscam melhorar a saúde do coração.

O produto também não possui nenhum colesterol, o que reduz seu risco de complicações, como a aterosclerose, os infartos, os acidentes vasculares cerebrais e as doenças coronarianas.

Melhora a visão

Existem algumas quantidades de vitamina A no leite de aveia. Este nutriente pode atuar como um antioxidante em determinadas situações. Mais especificamente a vitamina A, que é conhecida por reduzir a degeneração macular e o estresse oxidativo na retina.

Aumenta a resistência e densidade óssea

O leite de aveia contém uma concentração muito elevada de cálcio, além de ferro e vários outros minerais. Este benefício é muito importante para manter a densidade óssea, à medida que envelhecemos, além de assegurar que os ossos fiquem fortes e resistentes.

Fortalece o sistema imunológico

O elevado nível de fibra solúvel encontrada no leite de aveia melhora a função do sistema imunológico e ajuda a otimizar os processos digestivos. Lembre-se: aproximadamente 50% das atividades do seu sistema imunológico ocorrem dentro do intestino.

Trata doenças crônicas

Algumas pesquisas têm revelado que o consumo regular de leite de aveia pode, em geral, reduzir o estresse oxidativo e os processos inflamatórios do corpo. Por consequência, isso reduz a taxa de doenças crônicas, como a artrite reumatoide, doenças cardíacas e o câncer.

Como preparar o leite de aveia?

Como explicado acima, esta variedade de leite é extraída da aveia cortada ou dos grãos inteiros.

  • Deixe a aveia cortada (ou inteira) de molho na água por 4 a 6 horas;
  • Em seguida, coloque a água e a aveia um liquidificador ou processador de alimentos;
  • Bata a mistura durante cerca de 1 minuto — ou até obter uma textura consistente.
  • De seguida, coe a aveia e a água através de um morim, que ajuda a manter os restos dos cereais no interior;
  • Armazene o leite restante num recipiente hermético e mantenha-o na geladeira.
O que Procura?
O Gérmen de Trigo Oferece Benefícios ao Intestino, Coração e aos Níveis de Açúcar no Sangue

O leite deve permanecer bom para o consumo por 2 a 3 dias e deve ser mantido na geladeira até que esteja pronto para uso.

Quem não tem disponibilidade para o fazer em casa, saiba que esta é provavelmente a alternativa sem lactose mais barata disponível no mercado.

É sem dúvida o meu preferido para panquecas e waffles 🙂

Referências

https://www.karger.com/Article/Abstract/12736
https://www.karger.com/Article/Abstract/12798
http://en.cnki.com.cn/
http://onlinelibrary.wiley.com/
http://www.sciencedirect.com/

26. novembro 2017 by Fabricio

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *