Fotos Antes e Depois

Leite em Pó: Informação Nutricional e Formas de Uso

Caso ainda não tenha consumido leite em pó, saiba que se trata de uma benéfica e valiosa versão do leite normal, a qual oferece uma alta concentração nutricional, além de ser extremamente versátil em várias preparações culinárias.

Leite Em Pó, Informação Nutricional E Usos

O que é o leite em pó?

O leite em pó é um laticínio, no qual o leite comum (líquido) evapora até que ficar completamente seco (desidratado), transformando-se em um pó rico em nutrientes.

Esta forma de leite proporciona muitas vantagens, principalmente em relação ao prazo longo de deterioração e o fato de ser mais leve do que o leite integral e líquido.

Esta vantagem permite que o leite em pó seja transportado muito mais facilmente, já que tem uma forma mais condensada — para o consumo, basta adicionar água.

O produto é usado há milhares de anos, mas foi apenas há cerca de 200 anos que passou a ser produzido em larga escala e a ser disponibilizado em algumas partes do mundo.

Embora o volume do leite em pó seja muito inferior ao do leite líquido, ele contém todos os nutrientes normalmente encontrados na versão líquida. Além disso, pode ser usado em vários produtos de confeitaria e em receitas culinárias.

O poder nutricional do leite em pó

Quantidade Por 100 gramas:

Calorias: 496
Gorduras Totais: 27 g
Gorduras Saturadas: 17 g
Gorduras Poliinsaturadas: 0,7 g
Gorduras Monoinsaturadas: 8 g
Colesterol: 97 mg
Sódio: 371 mg
Potássio: 1330 mg
Carboidratos: 38 g
Fibra Alimentar: 0 g
Açúcar: 38 g
Proteínas: 26 g
Vitamina A: 934 IU
Vitamina D: 20 IU
Vitamina: B12 3,3 µg
Vitamina C: 8,6 mg
Vitamina B6: 0,3 mg
Magnésio: 85 mg
Cálcio: 912 mg
Ferro: 0,5 mg

Há uma quantidade significativa de nutrientes no leite em pó, incluindo todos os 21 principais aminoácidos que o organismo necessita para criar proteínas.

Esta forma de leite é particularmente rica em proteínas, carboidratos, cálcio e potássio, juntamente com algumas quantidades de gordura — conforme o seu tipo. Em 2 colheres (sopa), existem apenas 26 cal, 4 g de açúcar e uma quantidade moderada de vitamina D e vitamina A.

O que Procura?
Leite Achocolatado: Composição Nutricional e Benefícios para a Saúde

Onde usar e para que serve

Esta forma de leite propicia uma surpreendentemente variedade de formas de uso, incluindo a produção de fórmula infantil, molhos, iogurtes, chocolates, coberturas cremosas, chantili, cafés com textura aveludada, coalhadas, queijo cottage, e em banhos de leite (usados para tratar inflamações e irritações na pele).

Uma vez que apenas necessita adicionar água ao pó, existem inúmeras e diferente aplicações gastronômicas.

Também pode ser usado no preparo de máscaras faciais ou ser adicionado a outros produtos cosméticos e remédios caseiros.

Prós e Contras

Os Prós E Contras Do Leite Em Pó

Embora os benefícios do leite em pó sejam evidentes, há algumas coisas que precisam ser levadas em consideração antes de usar esta variedade de leite de forma regular.

Entre os benefícios proporcionados pelo leite em pó está a versatilidade de consumo, como se fosse um suplemento.

Como o produto pode ser facilmente adicionado em molhos, vitaminas e shakes, muitas pessoas o consomem na forma de suplemento alimentar — quando precisam impulsionar a ingestão de carga protéica ou de cálcio.

Além disso, este tipo de leite também pode ser armazenado por longos períodos, sem o risco de deterioração.

Por fim, o leite em pó também é mais económico, o que o torna uma ótima opção para as famílias de baixos rendimentos.

No entanto, existem alguns aspectos negativos associados ao produto, incluindo o sabor, descrito por muitas pessoas como excessivamente calcário.

Mesmo quando misturado com a quantidade adequada de água, o aroma é bem diferente daquele oferecido pelo leite convencional (líquido).

Além disso, a natural aglutinação do pó pode dificultar a obtenção de uma textura suave em algumas bebidas ou receitas.

Outra queixa bastante comum, consiste no fato de não ser um produto tão interessante/apelativo na hora de tomar ou cozinhar.

Referências

1 http://www.sciencedirect.com/
2 http://www.sciencedirect.com/
3 http://onlinelibrary.wiley.com/
4 http://www.sciencedirect.com/
5 http://www.sciencedirect.com/

26. novembro 2017 by Fabricio

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *