Lente intra ocular multifocal – Cataratas

Revisado por Equipe Editorial a 5 de janeiro de 2011 e Atualizado em 13 janeiro 2018

Implante para Tratar a Catarata…

Anestesia mais ligeira, incisão mais pequena, implantes melhor tolerados. Nas últimas décadas a cirurgia da catarata tem-se aperfeiçoado muito.

A inovação consiste na utilização de uma lente intra ocular multifocal, cujo objectivo é evitar o uso de óculos de correcção (na visão de longa e pequena distância) após a sua colocação.

A catarata é a opacificação progressiva do cristalino, a lente que permite focar os raios luminosos sobre a retina.

É a alteração ocular mais comum em adultos nos países ocidentais, sendo encontrada em cerca de 50 por cento de indivíduos com mais de 75 anos.

De início, o doente tem a sensação de névoa com progressiva diminuição da visão. Terapêuticas tópicas com colírios são de discutível eficácia.

O único meio de encontrar uma visão confortável é submeter-se a intervenção cirúrgica, quando a baixa da acuidade visual é significativa.

Com os progressos técnicos conseguidos, a cirurgia da catarata, cujo princípio consiste em substituir o cristalino doente por uma lente, é de uso corrente e com bons resultados.

Uma excelente tolerância

Após a última guerra, um oftalmologista inglês alertou para a extraordinária tolerância dos olhos aos fragmentos de pára-brisas em Plexiglas dos aviadores da Royal Air Force que sofreram traumatismo ocular.

Foi a partir daqui que se desenvolveram os implantes de lentes intra-oculares.

Atualmente utilizam-se dois tipos de implantes: os rígidos (os mais antigos), que necessitam de uma incisão do olho relativamente importante (origem de astigmatismo), e os implantes flexíveis (mais recentes), que exigem uma incisão inferior a quatro milímetros, pois desdobram-se quando introduzidos no olho. São ambos muito bem tolerados.

A potência da lente é calculada antes da cirurgia, de modo a obter-se a melhor visão para o longe sem correcção, sendo sempre necessária a utilização de óculos para correcção da visão a curta distância.

lente intra ocular multifocal é maleável, composta por diversas áreas de focagem, o que, teoricamente, permite ver ao perto e ao longe sem correcção.

Segundo os estudos disponíveis de momento, cerca de metade das pessoas operadas nunca mais necessita de usar óculos, enquanto a outra metade necessita deles para as actividades que implicam uma visão mais precisa (trabalhos de costura, leitura prolongada de noite, etc).

Como decorre a intervenção?

A cirurgia da catarata pela técnica mais conhecida de faco-emulsificação, é feita com auxílio de microscópio e aparelho próprio.

O olho é anestesiado através de uma injecção local ou utilizando gotas intra-oculares.

O cirurgião utiliza um bisturi para fazer a incisão onde vai entrar um instrumento que aspira o cristalino, previamente fragmentado por meio de ultra-sons.

A cápsula do cristalino é deixada no lugar e a lente é nela introduzida.

Uma pequena sutura pode ser necessária. Após repouso de algumas horas, o doente pode mobilizar-se normalmente e regressar ao domicílio.

Este tipo de implante deve ser utilizado em olhos que possuam, de preferência, alguma capacidade de acomodação.

Uma outra reserva consiste em que 12 por cento das pessoas intervencionadas são incomodadas por halos (visão de pontos cintilantes) principalmente durante a noite, motivo pelo qual os cirurgiões hesitam em utiliza-los por rotina.

Qualquer que seja a escolha do implante, a cirurgia tem cada vez melhores resultados. Muito frequentemente decorre sob anestesia local e requer um curto período de permanência hospitalar.

Conheça Os 7 Efeitos Colaterais e os 6 Riscos da Cirurgia Ocular a Laser

Faça uma Pergunta ou Comentário
Esta matéria tem 4 Comentários
  1. Armando Reply

    Boa tarde,

    Gostaria de saber, se possível, qual o valor médio de uma intervenção para a colocação de lentes intraoculares multifocais.

    Com os melhores cumprimentos

    Armando Geraldes

  2. luiza Reply

    Gostaria de saber se as lentes intraoculares multifocais tem alguma contra indicação, e saber o preço delas

  3. carlos alberto dos santos silva Reply

    bdia gostaria de saber o preço das lentes importadas para catarata muito obrigado

  4. joaquim jacinto mendonca Reply

    ESTOU COM CIRURGIA DE CATARATA, APENAS PARA O OLHO ESQUERDO, MARCADA PARA ESTE MES DE MARÇO/2011.
    GOSTARIA DE OBTER MAIORES INFORMAÇÕES SOBRE LENTES INTRA OCULARES MULTIFOCAIS.
    TENHO QUE COLOCAR NOS DOIS OLHOS OU EM APENAS UM,( NO CASO O ESQUERDO)?
    QUAL O PREÇO DESSAS LENTES?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *