Ler com o Bebê

A evolução de aprendizagem da fala do bebê é um processo natural e gradual.

Começa com pequenos sons, continuando depois com as primeiras sílabas, e mais tarde, com a articulação de sílabas, formando as primeiras palavras. Todo este processo é cumulativo, em que a criança vai acumulando informação, usando-a para desenvolver a sua fala.

No entanto, é importante que os pais ajudem o bebê durante este processo, estimulando-o. Uma das atividades mais eficazes para estimular o bebê é ler para ele.

Ler com o bebê, contando-lhe histórias, e mostrando-lhes as imagens, é um excelente hábito, que irá ter um papel muito importante no desenvolvimento da sua fala, mas também, na sua evolução cognitiva.

Além disso, se ler para o bebê de uma forma regular, ao longo de toda a sua infância, irá incentivar o gosto pela leitura, importante para o sucesso escolar.

Por fim, ler com o bebê é também uma forma de passar tempo de qualidade com o seu bebê, partilhando momentos muito especiais.

Ler histórias com o bebê

Ao ler uma história para o bebê, deve fazê-lo com voz alta e de forma pausada, de modo que ele perceba bem o que diz, ao mesmo tempo que lhe mostra as imagens.

Deve também descrever as imagens, de maneira a que o bebê comece a associá-las à história em si, como a sequência de eventos e as personagens do livro.

Além disso, especialmente nos primeiros anos, as imagens são uma forma de estimular a criança a pegar num livro, mesmo não sabendo ainda ler.

 

Informações que lhe podem ser Úteis:

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 15/01/2018 às 10:53 horas por: Filipe