Lisboa

A história da nação portuguesa vibra dentro da cidade das Sete Colinas. Lisboa divide-se entre a modernidade de locais como o Parque das Nações, que mostraram ao mundo a Expo 98, e os típicos bairros, como Alfama e Bairro Alto, que perpetuam a tradição das marchas de Santo António. Ou o convívio do Centro Cultural de Belém com o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém ou o Padrão dos Descobrimentos.

Informação

Aeroporto: Aeroporto Internacional da Portela (www.ana-aeroportos.pt)
Turismo: www.visitportugal.com

Locais a Visitar em Lisboa

A cidade das sete colinas, é palco de uma riqueza histórica e cultura que vale a pena admirar através de um passeio pela cidade. Os bairros da cidade são um dos encantos de Lisboa. Alfama, de ruas estreitas, recheada de becos e escadarias, construída pelos mouros junto ao Castelo de S. Jorge, e o Bairro Alto, ponto de encontro da noite lisboeta deverão fazer parte das memórias de quem visita a cidade do fado. Entre as colinas de Alfama e Bairro Alto, encontra-se a Baixa de Lisboa, zona comercial e sede das principais instituições financeiras do país. A norte da Baixa, após o Rossio, fica a Avenida da Liberdade, a Praça Marquês de Pombal e o Parque Eduardo VII.

Lisboa, é também rica em monumentos e museus. Vale a pena visitar o Padrão dos Descobrimentos, a Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerónimo, construções que datam da época dos Descobrimentos. Na mesma área da cidade pode ainda aproveitar para conhecer o Museu dos Coches, o Centro Cultural de Belém e os famosos Pastéis de Belém.

O Parque das Nações, palco da exposição internacional que teve lugar na cidade em 1998, Expo 98, é um excelente local de passeio. Esta área veio conferir uma nova dinâmica à cidade e é hoje, pela diversidade de espaços que inclui, uma área de comércio e lazer, albergando muitos dos espectáculos musicais que têm lugar na cidade. Neste espaço situa-se o Oceanário de Lisboa, um aquário gigante dedicado aos oceanos e à sua conservação que é sem dúvida merecedor de uma visita.

A não perder são também as Festas de Santo António (Santos Populares), cujo nascimento a 13 de Junho se celebra na noite anterior (noite de 12 de Junho) com arraiais cheios de cor e música popular nos bairros de Alfama, Mouraria, Castelo e Bairro Alto.

Outros pontos de interesse:

Assembleia da República;
Basílica da Estrela;
Panteão Nacional;
Mosteiro de S. Vicente de Fora;
Jardim Zoológico;
Museu de Arte Antiga;
Museu da Fundação Calouste Gulbenkian.

A localização da cidade, junto à foz do rio Tejo, coloca Lisboa perto das praias da Costa do Sol. Muito perto da cidade, situa-se também a serra de Sintra, cuja cidade é Património da Humanidade. Não deve perder ainda a oportunidade de visitar a vila de Óbidos, uma vila medieval rodeada de muralhas não muito longe de Lisboa.

Praias localizadas em Lisboa

Se visitar a cidade no Verão, ou mesmo no fim da Primavera ou início do Outono, poderá dar um mergulho no Oceano Atlântico nas praias da Costa do Sol, onde se destaca a praia do Guincho. A praia Grande e a praia de Santa Cruz são também boas opções. Poderá ainda atravessar o rio, e conhecer as praias entre a Costa da Caparica e Setúbal. Aqui, existe uma pequena península, Tróia, cujas praias fazem as delícias de muitos veraneantes.

Fotos de Lisboa

Foto –  Torre de Belém.

Foto – Vestígios de construções fenicias descobertos sob a Sé de Lisboa.

Foto – Castelo de São Jorge.

Do alto do Castelo de São Jorge, as vistas sobre o rio Tejo são inesquecíveis. Os monumentos da capital portuguesa erguem-se dando a conhecer um património histórico inigualável. Para além dos já referidos destacam-se também a Igreja de Santo António (santo casamenteiro), o Aqueduto das Águas Livres, a Sé de Lisboa, o Palácio de Belém, a Basílica da Estrela, o Palácio Nacional da Ajuda e mesmo o edifício da Assembleia da República.

A nível cultural a cidade tem inúmeras propostas. Algumas delas vindas de edifícios que também eles merecem uma visita mais atenta, como o Teatro de São Carlos e o Teatro Nacional D. Maria II.

Foto – Monumento Padrão dos Descobrimentos.

Monumento à Revolução do 25 de Abril (Revolução dos Cravos).

O Museu dos Coches, o Museu Nacional de História Natural, o Museu de Arte Antiga e o Museu Calouste Gulbenkian comprovam a diversidade cultural existente. E ainda há o Museu do Fado que relembra a tradição deste estilo musical na capital portuguesa.

Foto – Ponte Vasco da Gama.

Foto – Estádio da Luz (Sport Lisboa e Benfica)

O Jardim Zoológico e o Oceanário são também pontos de visita obrigatória, já que incluem programas para toda a família, sem limite de idades. Num passeio pela Baixa pombalina, espreita o Elevador de Santa Justa à espera de uma visita, para conseguir ter magníficas vistas sobre a cidade.

Foto – Claustro do Mosteiro dos Jerónimos.

Como capital do país, foi aqui que as influências gastronómicas internacionais se fixaram primeiro. Daí haver uma gigantesca escolha de sabores de todo o mundo, incluindo os nacionais, nos muitos restaurantes. Ainda assim, os caracóis e os pastéis de Belém são das iguarias lisboetas mais típicas.

A Não Perder:

Bairro Alto Hotel
Parque Eduardo VII
Torre de Belém

Outras Sugestões:

Onde ir

– Basílica da Estrela ou Basílica do Coração de Jesus
– Castelo de São Jorge
– Elevador de Santa Justa
– Mosteiro dos Jerónimos ou de Santa Maria de Belém
– Padrão dos Descobrimentos
– Panteão Nacional / Igreja de Santa Engrácia
– Praça do Comércio
– Sé de Lisboa

O Que Ver

– Centro Cultural de Belém
Jardim Zoológico de Lisboa
– Museu Nacional dos Coches
– Oceanário de Lisboa

 Alojamentos – Hoteis, Residenciais, Pousadas, Hostels, Resorts e Turismo de Habitação

– Hotel HF Fénix Urban
– Hotel Tivoli Lisboa
– SANA Lisboa Hotel
– Hotel Aviz
– Hotel Mundial
– CS Vintage Lisboa Hotel
– Hotel Tivoli Oriente
– Hotel Olissippo Oriente
– Hotel Eurostars Das Letras
– Internacional Design Hotel
– Lx Boutique Hotel
– Vip Executive Art’s Hotel
– Hotel Dom Carlos Park
– Hotel HF Fénix Lisboa
– SANA Reno Hotel
– Hotel Açores Lisboa
– Vip Executive Suites Eden Aparthotel
– SANA Malhoa Hotel
– Hotel Vila Galé Ópera
– Hotel Tryp Oriente
– Pousada D. Maria I
– Pousada de Juventude de Lisboa – Parque das Nações
– Hotel Avenida Palace
– Pensão Estação
– Hotel Britânia

Onde Comer

– Bocca
– Eleven

O que Fazer

– Conjunto urbano da Baixa Pombalina
– Parque das Nações
– Parque Ecológico de Monsanto

Concelhos de Lisboa
——————————————————————————–
Alenquer——————————————————————————–
Amadora
——————————————————————————–
Arruda dos Vinhos
——————————————————————————–
Azambuja
——————————————————————————–
Cadaval
——————————————————————————–
Cascais
——————————————————————————–
Loures
——————————————————————————–
Lourinhã
——————————————————————————–
Mafra
——————————————————————————–
Odivelas
——————————————————————————–
Oeiras
——————————————————————————–
Sintra
——————————————————————————–
Sobral de Monte Agraço
——————————————————————————–
Torres Vedras
——————————————————————————–
Vila Franca de Xira
——————————————————————————–

17. novembro 2010 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *