LIVRO – EM DEFESA DA COMIDA

LIVRO – EM DEFESA DA COMIDA
Michael Pollan
Dom Quixote
258 pags, 16, 00€
Do prazer à espiritualidade

“Coma comida. Mas não em excesso. Vegetais, sobretudo. É esta, mais ou menos, a resposta breve à questão aparentemente demasiado complexa e confusa sobre o que nós, humanos, deveríamos comer para termos a melhor saúde possível”, afirma Michael Pollan na introdução de Em Defesa da Comida. Ao longo das páginas do livro, o autor mostra-nos como podemos começar a fazer as escolhas alimentares acertadas, que vão melhorar as nossas vidas, proporcionar saúde e trazer de novo o prazer para a mesa.
É preciso que alguém defenda a comida porque, na chamada dieta ocidental, esta foi substituída pelos nutrientes, e o bom senso pela confusão.

Segundo o escritor, os alimentos que ingerimos actualmente não são produtos da natureza, mas sim produtos da ciência alimentar. Por isso defende que a comida verdadeira está ligada ao prazer, à comunidade, à família e à espiritualidade. Pollan não defende dietas vegan, nem aconselha ninguém a deixar de comer seja o que for, apenas a saber respeitar o alimento, a origem e o objectivo. O autor acredita estar apenas a argumentar que devemos voltar para o centro das nossas vidas, dedicarmo-nos mais a elas. E que, se conseguirmos, seremos recompensados.

Sobre o autor

Michael Pollan nasceu em 1955 em Long Island, nos EUA, e foi educado no Bennington College, no Oxford University e na Columbia University, onde tirou um mestrado de Inglês. Actualmente vive no norte da Califórnia, em San Francisco Bay Area, com a sua esposa, a pintora Judith Belzer, e o seu filho, Isaac. Nos últimos vinte anos, tem escrito livros e artigos sobre lugares onde os mundos humano e natural se cruzam: alimentos, agricultura, jardins, drogas e arquitectura. É autor de quatro outros livros, entre os quais O Dilema do Omnívoro e A Botânica do Desejo, ambos bestsellers do New York Times. É ainda colaborador desde há muito tempo da New York Times Magazine e Professor de Jornalismo na Universidade de Berkeley.

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 01/11/16 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Faça um Comentário
Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 1/11/2016 às 8:53 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)