Losna

A losna é uma maravilhosa planta medicinal que pode também ser referida por outros nomes, absinto, erva-do-fel, erva-de-santa-margarida, sintro, erva-dos-velhos e erva-dos-vermes.

foto de planta medicinal e abortiva losna

Benefícios, Propriedades Medicinais e Indicações Terapêuticas

Já é usada desde a antiguidade e possuiu um óleo essencial designado por absintina, responsável por diversas propriedades medicinais.

A losna é originária da Ásia, Europa e Norte de África e, o Brasil é um dos países que mais cultiva esta planta, sobretudo em hortas, jardins e locais agrestes próximo do litoral.

A Losna é uma erva aromática que, pode viver até aos dez anos e apresenta um sabor tão amargo ao ponto de na Bíblia ser mencionada como um símbolo de dificuldade e tristezas da vida, só conseguindo suportar o seu desagrado sabor quem tem fé na sua eficácia curativa.

Trata-se de uma planta que pode atingir os 80 cm de altura, sendo bastante cultivada derivado da sua utilização para licores.

A Losna é indicada sobretudo para catarros, cólicas, envenenamentos, escrófulas, perturbações gástricas, falta de apetite, gripes, hidropisia, histerismo, mau hálito (halitose), má digestão, menstruação difícil e dolorosa.

Efeitos Colaterais

Quando consumida em excesso poderá provocar tremores, convulsões, tonturas, delírios, dependência, perdas de conhecimento, destruição dos glóbulos vermelhos, alucinações e danos neurológicos permanentes.

Deve usar apenas a dose recomendada e durante o tempo estipulado para o tratamento.

Não é recomenda a grávidas (pois é uma planta abortiva) e pessoas que normalmente têm irritações gástricas e intestinais. Deve evitar também a losna em casos de vermelhidão, irritação e coceira de pele (Leia também a matéria sobre Coceira Vaginal e Coceira na Virilha).

Como fazer o chá de Losna

O chá de losna apresenta muitos benefícios. Limpa e regulariza o funcionamento do estômago, fígado, rins, bexiga e pulmões.

Se optar por consumir o chá de losna adicione 20g de folhas por cada litro de água fervida e tome uma chávena de chá antes de cada refeição principal.

A Losna apresenta diversas propriedades, podendo destacar-se as seguintes: abortiva, afrodisíaca, aperiente, digestiva, estimulante, febrífuga, fortificante, tônica, vermífuga.

Conheça as Plantas e Remédios Caseiros mais Eficazes para o Aborto no Início da Gravidez

É indicada sobretudo para casos de anemia, anorexia, aumento de apetite, ativar a circulação, aliviar a azia, cólicas intestinais, cólicas menstruais, gases excessivos e indigestão.

Apresenta o poder de atuar no estômago, de estimular a secreção gástrica, biliar, pancreática e o fígado. Combate também os vermes e é um ótimo repelente para piolhos.

Esta verdadeira pérola estimula e melhora o processo digestivo, sendo utilizada quando há deficiência na qualidade/quantidade de suco gástrico e o facto de ser amarga estimula as secreções.

Em forma de fármaco em doses baixas estimula o apetite e em doses altas funciona como um psicostimulante e vermífugo.

O absinto, como também é chamada, é recomendado como um tónico do aparelho digestivo e tudo isso deve-se à substância que contém designada por absintina, com sabor amargo, mas com efeito benéfico na atonia digestiva e constipação.

Se a sua finalidade for a colheita das folhas, deve retira-las logo que apareçam os primeiros sinais de formação de órgãos reprodutores, evitando assim a perda dos seus ativos.

Se pretender a colheita de flores deve esperar e realizar a colheita a seguir ao aparecimento das mesmas.

Em termos de conservação a losna deve ser conservada seca e para isso deve colocar as folhas e flores estendidas em local ventilado, afastadas da luz solar, devendo depois ser conservada em caixas de madeira.

» Aborto: Interromper a Gravidez

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 04/09/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Faça um Comentário
Esta matéria tem 30 Comentários
  1. Leticia Reply

    Qual o tempo máximo para se tomar sem ter efeitos colaterais?

  2. inacia araujo Reply

    Tudo o que como me faz mal, sinto falta de ar, estomago pesado, fico sem lugar. O cha da erva e indicado?

  3. Winster Reply

    Estava procurando sobre “losna” e acabei por obter informações maiores, além de ter encontrado mais itens com detalhes para o dia-a-dia sobre plantas, dentre outros benefícios. Amei tudo isso. Parabéns ao(s) desenvolvedor(es) do site. Boa tarde!

  4. Lou Reply

    Oi aonde posso encontrar a losna estou com 4 semanas de gravidez

  5. Jessica Reply

    To com suspeitas de estar grávida não sei se vai dar certo pois ganhei bebe a 3 meses e estou apavorada meu marido vai me mata esqueci de toma a pílula 2 dias e já faz uma semana tomei o chá de losna hoje realmente estou rezando que de certo se der certo comento e digo se deu certo

  6. P.M Reply

    Tomei losna e arruda , to com 7 semanas . Quase morri com uma xícara do chá, de tanto vomitar , saiu sangue do meu nariz e até no vômito. Será que eu tomar só losna funciona , pois não tive nenhum sangramento ainda.

  7. Raissa Reply

    Estou com 3 mês de gravides gostaria de saber se consigo aborta com losma ?? Me ajudem por favor

  8. Naty Reply

    Eu tomei chá de losna sem Saber que era abortivo, minha mãe tinha no quintal e meu estômago pedia algo bem amargo tomei com sal e perdi minha gravidez de três meses, meu primeiro filho.

  9. Mayene Janaína Reply

    Queria saber quanto tempo o chá de losna demora para fazer efeito abortivo?

  10. Alcione Santos Reply

    Ola boa noite gotaria de saber si o cha de losma provoca um aborto mim ajudem eatou desesperada

  11. silvana lavarda Reply

    Achei bem interessantes, as propriedades da losna, gostaria de saber se ela combate mesmo células cancerígenas?

  12. mayara Reply

    olha adorei sobre o cha de losna mais aborta mesmo

  13. Nelson Reply

    Preciso de chá de losna poderia M conseguir p um caso de urgência , pois minha irmã esta c câncer ! Grsto

  14. carlos valente Reply

    deixarei um comentário logo que prove o cha destas ervas

  15. Mah Reply

    Tomei pilula do dia seguinte duas vezes uma emuma semana e na outra tive um samgramento e colicas sera q to gravida me ajude.

  16. E.tavarez Reply

    Descobri q estou gravida e estou com 5 semanas de gestacao, mas nao quero ser mae agora pois sou muito nova tenho outros planos de vida. Tomei chá de canela dois dias seguidos mas eu fiquei muito enjoada decidi parar… Mas eu gostaria muito de um chá, já q moro no Brasil e o aborto não é legal; Não consigo encontrar medicações para isso… Gostaria de uma recomendação de um chá q fizesse o efeito abortivo o quanto antes !

  17. E.tavarez Reply

    Estou na 5° semana será que chá de losna conseguiria abortar ?

  18. oliveira Reply

    losna aborta mesmo com 4 meses de gestação

  19. Maria Reply

    Onde encontro losna em Brasília?

  20. anonima Reply

    com 10 semanas,é possivel abortar com a losna????

  21. vanessa Reply

    ola tomei cha der losna arruda e.artimesia para descer a meatruacao isto funcionariaa

  22. jair Reply

    eu tenho losna em casa se alguém precisar
    !!!!!

  23. leandro Reply

    alguem pode me ajudar aonde encontro esse cha to em sao paulo , por favor e muito urgente

  24. jhessyka cristina Reply

    Minha menstruacao vem a cada tres meses e quando vem fica 20dias e uma colica insurportavel preciso de um remedio para regular minha menstruacao grata

  25. Elizeth Rebouças Reply

    Ando com umas dores estranhas do lado esquerdo abaixo da última costela, e quando sinto essas dores sinto dor de cabeça e lendo esse assunto sobre a losna, gostaria de saber qual a dose certa.

  26. leticia Reply

    Oi tenho 24 anos e acabei fazendo sexo sem camisinha com o meu namorado,,minha menstruação está atrasada,,tomei chá de artemisia com arruda e sene e espero que funcione.

  27. anonima Reply

    Eu tive relação mes passado dia 23 e não tomei pirola dia seguinte e nem ele usou preservativo,eu sou muito nova para ter filhos,então tomei dois chás em um dia tomei de camomila com canela,que por sinal tem um gosto terivel e no outro dia tomei um copo e meio de chá de boldo,espero que faça efeito…mas ja estou sentido algumas colicas…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 4/09/2018 às 9:03 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)