Luís Figo

Luís Figo nasceu a 4 de novembro de 1972, em Almada.

Começou a jogar futebol num pequeno clube da margem sul, “Os Pastilhas”. Com 13 anos muda-se para o Sporting Clube de Portugal, clube afamado pela sua excelente formação.

Ao serviço do Sporting rapidamente se destaca, sendo internacional em todos os escalões, sob a orientação do então selecionador Carlos Queirós.

Pelas seleções jovens portuguesas alcançaria resultados de relevo ao sagrar-se Campeão Europeu de sub 17 e Campeão Mundial de sub 20 em 1991. Sendo assim parte da chamada “Geração de Ouro” do futebol português.

Luís Figo Antes e Depois

Em Abril de 1990, com apenas 17 anos estreia-se pela equipa principal do Sporting. Contudo, só duas temporadas depois Figo iria conseguir um papel de maior realce na equipa principal do seu clube.

Entre 1991 e 1995, Luís Figo faria 115 jogos pelo Sporting, conquistando uma Taça de Portugal em 1994-1995.

No final dessa temporada, o processo de renegociação do contrato de Figo falha, e o jogador precipita-se ao assinar contrato com dois clubes simultaneamente, Parma e Juventus.

Como consequência é impedido de jogar em Itália durante dois anos, acabando por transferir-se para o Barcelona, por 2,5 milhões de euros.

Na capital da Catalunha Luís Figo atinge o sucesso e a fama Internacional.

Nas 5 temporadas ao serviço do Barcelona, Figo conquistaria 2 campeonatos de Espanha, 2 Taças do Rei, 1 Supertaça de Espanha, 1 Taça das Taças e 1 Supertaça Europeia.

A sua qualidade aliada ao seu carisma e peso no balneário do Barça fez com que se tornasse capitão. Um privilégio, poucas vezes concedido a um jogador estrangeiro.

É quando a sua popularidade em Barcelona está no auge e é considerado um símbolo do clube, que Figo, incomodado com a forma como a sua renegociação de contrato estava a decorrer, se prepara para assinar pelo maior rival do clube catalão, o Real Madrid.

A direção blaugrana, não agiu de imediato, pensando tratar-se de uma manobra de bluff por parte do jogador e do seu empresário, e quando finalmente decide avançar com uma contraproposta, Figo já estava comprometido com o clube madrileno.

A transferência entre os clubes rivais consumou-se por 60 milhões de euros, e Figo passou a ser apelidado de Pesetero pelos seus antigos fãs da Catalunha.

O ódio perdurou de tal forma, que em 2003, ao visitar Campo Nou (o Estádio do Barcelona), Figo teve uma das piores receções de que há memória no futebol moderno.

Cem mil pessoas gritavam e assobiavam sempre que tocava na bola.

Ao marcar os cantos, ou ao efetuar lançamentos, choviam objetos, como bolas de golfe, telemóveis e até uma cabeça de porco. Ao serviço do gigante de Madrid, Figo continuou a acumular títulos: mais 2 campeonatos de Espanha, 2 Supertaças de Espanha, 1 Liga dos Campeões, 1 Supertaça Europeia e uma Taça Intercontinental.

Em 2005, depois do seu contrato com o Real Madrid terminar, Figo cumpriria o sonho de jogar em Itália, juntando-se ao Inter de Milão.

O seu percurso em Itália acabaria por torna-se ainda mais positivo, quando em 2008, o clube milanês decide contratar o treinador português José Mourinho. Desta vez, Figo teve a oportunidade de terminar a sua carreira ao lado de vários portugueses.

Em Milão, a coleção de títulos continuou: 4 campeonatos de Itália, 1 Taça de Itália e 3 Supertaças Italianas.

A 31 de Maio de 2009, Figo faria o seu último jogo como profissional, numa partida em que o capitão de longa data do Inter, Javier Zanetti, lhe entregou a braçadeira de capitão.

A carreira de Luís Figo ficaria também marcada por algumas polémicas extra-futebol.

Em 2008, um jornal italiano noticia na capa que Figo havia atropelado um gato preto, por acreditar que este estaria a trazer azar ao Inter.

Apesar de Figo ter conversado pessoalmente com o jornalista que escrevera a notícia este recusou-se a publicar um desmentido, e o caso seguiu para a justiça.

Soube-se depois, que um jogador do Inter teria de fato atropelado acidentalmente um gato, perto do centro de treino da equipa italiana, mas não se tratava de Luís Figo.

Em 2009, surge nova polémica, desta vez relacionada com o apoio de Luís Figo a José Sócrates, nas Eleições Legislativas.

Vários jornais noticiaram que Figo teria recebido 750 mil euros, através da sua Fundação, para tornar público o seu apoio ao candidato do Partido Socialista.

Estes rumores originaram a abertura de um inquérito pelo Ministério Público, que seria contudo arquivado por falta de provas em Outubro de 2011.

Depois de se retirar, Figo também se tornou conhecido pela sua faceta de empresário. Sendo o coproprietário do restaurante “Sete Café”, na Marina de Vilamoura e do Lounge Zero, no Carvoeiro.

É também um dos investidores que dá a face pelo luxuoso hotel Suites Alba Resort & Spa.

Paralelamente à carreira de futebol e aos negócios, Figo criou a Fundação Luís Figo, uma instituição sem fins lucrativos, destinada a apoiar projetos de intervenção social em áreas como o Desporto, a Saúde, a Educação e a Ação Social.

Uma das facetas mais visíveis deste projeto é a organização de jogos anuais que reúnem algumas das maiores vedetas do panorama desportivo e cujas receitas revertem a favor de várias instituições de solidariedade social.

Na vida privada, Figo sempre foi recatado. Conheceu Helen Svedin, uma modelo sueca com uma carreira internacional, em 1996 e com ela se casou em 2001.

Da relação nasceram três meninas, Daniela, Martina e Stella.

O casal comemorou recentemente 10 anos de casamento.

Luís Figo fez questão de terminar recentemente o ensino secundário, através do programa Novas Oportunidades, como forma de também incentivar as suas filhas para a importância do estudo.

Galeria de Fotos

Pesquisar Mais Famosos Antes e Depois de A a Z:

IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 13/01/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Faça uma Pergunta ou Comentário
Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 13/01/2018 às 4:19 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)