Mamão Desidratado: 12 Benefícios Incríveis na Saúde

Comer mamão desidratado (mamão seco) é uma excelente forma de aumentar a ingestão de nutrientes. Para além disso são um ótimo lanche para a tarde ou para depois do jantar! Certifique-se apenas de que está a comprar um produto 100% natural, sem a adição de açúcares ou conservantes.

Mamão Desidratado, 9 Benefícios Incríveis

O Que É o Mamão desidratado?

O mamão seco ou desidratado é a forma seca do mamão, cientificamente conhecida como Carica papaya. Nativo dos trópicos americanos e da América Central, o fruto, normalmente é comido cru. A técnica de desidratação popularizou-se uma vez que desta forma pode ser armazenado durante longos períodos de tempo.

Em algumas regiões do mundo, a fruta é conhecida como papaia, como em Portugal por exemplo.

A fruta é composta em grande parte por água (aproximadamente 88%), mas quando é seca, torna-se um lanche rico em nutrientes que pode ser energizante e extremamente benéfico para a saúde.

Rico em várias enzimas, minerais, e antioxidantes, o produto pode vir ao natural (sem açúcar) ou adoçado.

Informação Nutricional do Mamão Desidratado

Quando se trata de nutrientes, o mamão tem um alto nível de vitamina C, pectina, vitamina A, fibra solúvel, vitaminas do complexo B, zinco, cobre, magnésio, cálcio e ferro. Uma porção de 50 gramas desta fruta seca, contém mais de 125 calorias, incluindo 33 gramas de carboidratos e 2 gramas de proteína.

Benefícios Para A Saúde

Os principais benefícios do mamão seco para a saúde incluem o seguinte:

Para além disso, reduz o risco de doenças crónicas, tais como câncer, artrite reumatóide, Doença arterial coronária, e outros problemas cardiovasculares

Os níveis elevados de carotenoides e antioxidantes presentes no mamão desidratado ajudam a diminuir o risco de muitas doenças.

Se está a recuperar de uma lesão ou doença, esta fruta desidratada podem ser uma boa forma de recuperar o peso perdido e fornecer um impulso energético ao organismo.

A saúde da pele também beneficia dos antioxidantes e vitaminas, enquanto os bons nível da fibra solúvel normalizam a digestão.

O fruto é útil na digestão porque as enzimas presentes ajudam a digerir proteínas, gorduras e amidos. A fibra da fruta é útil para simplificar o trato digestivo. Trata-se de uma fruta muito alcalina, uma das razões pelas quais é frequentemente usada para acalmar um mal-estar estomacal.

É especialmente eficaz a livrar o trato digestivo da prisão de ventre.

Em relação ao sistema endócrino, o fruto desidratado ajuda o corpo a produzir mais arginina, um aminoácido essencial que ativa os hormônios de crescimento humano (HGH).

Esses hormônios são extremamente importantes para o rejuvenescimento celular e para a reconstrução das células do fígado, músculos e ossos. Além disso, a pele beneficia bastante da arginina. Este benefício ocorre porque os seus efeitos ajudam a regenerar as células da pele.

Alguns estudos verificaram também que comer esta fruta seca pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol total.

Como Desidratar o Mamão

Pode fazer o seu próprio mamão desidratado em casa, seguindo os passos indicados abaixo:

Passo 1: Lave e descasque o fruto.

Passo 2: Corte-o ao meio e retire as sementes.

Passo 3: Corte a fruta em pedaços /fatias finas.

Passo 4: Coloque as fatias numa assadeira (forma de bolos).

Passo 5: Cozinhe no forno a 100 graus Fahrenheit durante 8-12 horas.

Passo 6: Uma vez completamente secos, guarde-os num recipiente hermético.

Mamão Desidratado Vs Mamão Fresco

Teor de água: A única diferença entre o mamão seco e o fresco é o teor de água presente no último, que será superior.

Nutrientes: Uma vez que a água é removida, o alimento pode ser ingerido em maiores quantidades sem ficarmos cheios, aumentando desta forma a ingestão de nutrientes. É por isso que o mamão seco é mais nutritivo que a fruta fresca.

Doçura: O mamão desidratado também é mais doce que o fresco.

É sem dúvida uma das minhas frutas desidratadas favoritas. Adoro! 🙂

Referências

http://onlinelibrary.wiley.com/
http://nopr.niscair.res.in/
http://onlinelibrary.wiley.com/
https://www.sciencedirect.com/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/

O que Procura?

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *