Manobra de Heimlich

Publicado por Equipe Editorial a 8 de março de 2011 - Atualizado em 13 janeiro 2018

A manobra de Heimlich é utilizada para ajudar pessoas que estejam a sufocar, devido a uma obstrução das vias respiratórias por um corpo estranho (quando há algo a obstruir as vias respiratórias). As vias respiratórias são o nariz, a boca, a garganta, a laringe e a traqueia.

O objectivo da manobra de Heimlich é extrair o ar dos pulmões fazendo uma compressão vigorosa. Esta compressão deverá fazer sair das vias respiratórias o objecto que está a sufocar a pessoa.

Que tipos de objectos podem bloquear as vias respiratórias?

Os alimentos são uma das causas mais comuns de sufocação e de obstrução das vias respiratórias. As crianças costumam sufocar com moedas, amendoins, rebuçados ou pequenos brinquedos. Uma pessoa inconsciente pode mesmo sufocar com a própria língua ou dentadura.

Como é possível verificar se uma pessoa tem as vias respiratórias obstruídas?

É importante estabelecer a diferença entre uma via respiratória obstruída e outras coisas que podem estar na origem da paragem respiratória. Um desmaio, um ataque cardíaco, um ataque de epilepsia ou uma overdose de drogas também podem provocar uma paragem respiratória. Mas estes problemas são tratados de forma diferente de uma obstrução das vias respiratórias.

Uma pessoa consciente (desperta) que só tenha uma obstrução parcial das vias respiratórias poderá conseguir tossir e respirar por si própria. A pessoa poderá produzir sons sibilantes (som de tom elevado) ao tentar respirar. Poderá conseguir extrair o objecto por si próprio, tossindo vigorosamente.

Se a via respiratória ficar totalmente obstruída, a tosse será muito mais fraca. A pessoa não conseguirá falar nem respirar e poderá começar a ficar com uma cor azulada. A pessoa poderá agarrar-se à própria garganta com o polegar e os dedos. Tal gesto significa que a pessoa está a tentar dizer: “Não consigo respirar!”

O que pode ser feito para evitar a obstrução das vias respiratórias?

Muitas vezes a obstrução de uma via respiratória acontece quando uma pessoa está a comer e se engasga com um pedaço de comida. É possível fazer algumas coisas para evitar que tal aconteça:

Corte os alimentos em pedaços pequenos.
Mastigue bem e de forma lenta os alimentos, especialmente se utilizar dentaduras.
Tente não falar nem rir enquanto mastiga e engole os alimentos.
Os bebés e as crianças pequenas têm maiores probabilidades de sofrer uma obstrução das vias respiratórias:
Não permita que as crianças caminhem, corram ou brinquem com comida na boca.
As crianças gostam de levar os objectos à boca. Afaste das crianças os objectos pequenos que as poderiam sufocar facilmente, tais como esferas, peças de legos e moedas.

Alguns alimentos que parecem ser inofensivos obstruem facilmente as vias respiratórias das crianças. Alguns alimentos pequenos como os amendoins, pipocas e outros deverão ser bem mastigados antes de serem engolidos. Não dê este tipo de alimentos a crianças pequenas ou a pessoas que não consigam mastigar bem.

Como é que se efectua a manobra de Heimlich noutra pessoa?

A primeira coisa a fazer quando está perante alguém a sufocar é verificar se a pessoa está bem. Faça-o perguntando alto e bom som: “Está bem? Consegue respirar?” Se a pessoa responder que sim, não faça nada. Não execute a manobra de Heimlich se a pessoa conseguir respirar e falar. Poderá piorar a situação. Se a pessoa inclinar a cabeça como que a dizer “NÃO”, execute a manobra de Heimlich dando os passos seguintes:

Se a pessoa estiver em pé ou sentada, posicione-se por trás dela e coloque os seus braços em redor da cintura.
Feche uma das mãos.
Coloque o lado do polegar a meio do abdómen da pessoa, logo acima do umbigo. Não coloque a mão sobre o apêndice xifoideu ou junto às costelas. É o pequeno osso situado a meio do tórax onde se encontram as costelas. É muito fácil fracturar este osso e lesionar os órgãos no interior do abdómen e do tórax.
Segure a mão fechada com a outra mão. Comprima a mão fechada contra o abdómen da pessoa num movimento rápido para dentro e para cima.
Continue a repetir os movimentos até que o objecto saia da via respiratória ou até a pessoa ficar inconsciente.

Se a pessoa estiver inconsciente, deite-a de costas no chão:

Ajoelhe-se junto da pessoa com uma perna de cada lado das ancas.
Coloque uma das mãos a meio do abdómen da pessoa logo acima do umbigo. Certifique-se que a mão está situada bem abaixo do apêndice xifoideu
Cubra esta mão com a outra. Comprima o abdómen da pessoa com um movimento rápido para cima. Poderão ser necessárias diversas compressões para desobstruir a via respiratória.
Inspeccione a boca da pessoa para verificar se o objecto saiu. Não o deverá fazer se a pessoa estiver a sofrer um ataque (convulsão).
Abra a boca da pessoa, segurando na língua e o maxilar inferior entre o polegar e os dedos. Levante o maxilar para afastar a língua da parte traseira da garganta de forma a conseguir visualizar o interior da mesma.
Introduza o dedo indicador da outra mão no interior da boca da pessoa. Desloque o dedo para dentro até ao fundo da garganta, na base da língua. Com o dedo em gancho, tente retirar o objecto da garganta puxando-o para a boca. Depois retire o objecto da boca.
Se o objecto não sair, repita as compressões. Continue a fazer as compressões abdominais até o objecto desobstruir as vias respiratórias.

Assim que tiver retirado o objecto, verifique se a pessoa recomeçou a respirar por si própria. Se a pessoa estiver a respirar por si própria, vire-a de lado. Vire a pessoa de forma a que a cabeça, os ombros, o peito e o abdómen se desloquem simultaneamente. Não tente virar a pessoa se esta tiver lesões na cabeça, no pescoço ou nas costas. Observe atentamente a pessoa. Se a pessoa não começar a respirar por si própria, inicie a reanimação cardio-respiratória.

Como fazer a manobra de Heimlich em si próprio?

Feche uma das mãos.
Coloque o lado do polegar a meio do abdómen (barriga) logo acima do umbigo. Não coloque a mão sobre o apêndice xifoideu ou junto às costelas.
Segure a mão fechada com a outra mão. Comprima a mão fechada contra o abdómen num movimento rápido para dentro e para cima. Continue a repetir as compressões até o objecto desobstruir as vias respiratórias.
Se este método não funcionar, comprima o abdómen contra uma superfície dura. As costas de uma cadeira, o lado de uma mesa ou o corrimão de uma escada são alguns exemplos. Poderão ser necessárias várias compressões para desobstruir a via respiratória.

Videos Informativos

Manobra de Heimlich para adultos ou crianças – Posição deitado

Manobra de Heimlich em Grávidas e obesos