Manteiga de Amêndoa Vs Manteiga de Amendoim: Qual a Mais Saudável? - Fotos Antes e Depois
Fotos Antes e Depois

Manteiga de Amêndoa Vs Manteiga de Amendoim: Qual a Mais Saudável?

Na “eterna batalha” da manteiga de amêndoa contra a manteiga de amendoim, existem muitos “bons” argumentos para ambos os lados, incluindo o sabor, os nutrientes e os benefícios para a saúde.

Antes de comprar ou fazer em sua própria casa, é importante entender como esses dois tipos populares de manteiga diferem um do outro, e quais os efeitos positivos “ou negativos” que cada um pode ter na sua saúde.

Manteiga De Amêndoa Vs Manteiga De Amendoim, Qual A Mais Saudável

Manteiga de Amêndoa Vs Manteiga de Amendoim (Comparação Nutricional)

Embora a manteiga de amêndoa e a manteiga de amendoim compartilhem bastante em termos de sabor e perfil nutricional, existem algumas diferenças claras que devem ser abordadas. Mas, como resposta rápida, podemos dizer que a manteiga de amêndoa é melhor que a manteiga de amendoim em relação à sua oferta em minerais, vitaminas e conteúdo de fibra.

Mas, não esquecendo que a manteiga de amendoim tem um melhor teor de selênio e proteína.

Teremos uma Vencedora? Ou um empate! Vamos discutir todos os detalhes abaixo!

Manteiga de amendoim

Manteiga De Amendoim

Para começar, a manteiga de amendoim é uma das variedades mais populares em todo o mundo, bem como uma das mais acessíveis e baratas.

O processo de fazer a manteiga de amendoim consiste em descascar os amendoins, assar estes, esfriar e esfoliá-los e, em seguida, triturá-los até obter uma manteiga lisa, e deliciosa 🙂

Também estão disponíveis no mercado outras variações, como a manteiga de amendoim crocante.

A manteiga de amendoim tem um sabor doce e saboroso, tornando-se a favorita para sandes, sobremesas, doces, molhos, marinadas e pequenos lanches.

Esta é rica em gorduras, particularmente gorduras monoinsaturadas e polinsaturadas, ambas consideradas saudáveis de certo modo.

Também oferece uma quantidade razoável de magnésio e vitamina B-6, aproximadamente 12% e 10% da sua necessidade diária, respetivamente, em apenas 2 colheres de sopa.

Esta também contém um pouco mais de selênio que a manteiga de amêndoa.

Em termos de proteína, a manteiga de amendoim é bastante impressionante, com mais de 15% das suas necessidades diárias numa porção de 2 colheres de sopa.

Existe um considerável conteúdo calórico, aproximadamente 190, na mesma porção, bem como fibra dietética, potássio, ferro e cálcio.

Por essa razão, é recomendada apenas em quantidades moderadas; o seu conteúdo de fibra pode ajudá-lo/a a perder peso reduzindo o apetite, mas a sua ingestão diária não deve exceder a 6 colheres de sopa, tome nota!

Para os culturistas, bodybuilders, atletas de academia, a manteiga de amendoim é muitas vezes uma proteína bem presente no seu dia a dia, usada como um reforço de calorias.

Manteiga de amêndoa

Manteiga De Amêndoa Caseira

Esta doce alternativa à manteiga de amendoim cresceu rapidamente em popularidade nos últimos anos, tanto devido ao seu sabor agradável, quanto pelas vantagens de saúde, bastante óbvias, que oferece, quando comparada com a sua concorrente.

Embora este tipo de manteiga de noz geralmente tenha um preço um pouco superior, este não é um fator que desvie a atenção dos usuários que gostam de desfrutar desta deliciosa fonte de proteína.

A manteiga de amêndoa é feita de forma semelhante à manteiga de amendoim, seguindo o processo de descascar, assar, esfoliar e, em seguida, misturar num processador de alimentos, o que resulta na criação de uma manteiga bem cremosa.

Leia: Aprenda a Fazer Manteiga de Amêndoa Caseira.

A manteiga de amêndoa é ligeiramente mais doce que a manteiga de amendoim na maioria dos casos, embora existam muitas receitas diferentes disponíveis no mercado.

As duas oferecem basicamente a mesma quantidade de calorias – pouco menos de 200 calorias numa dose de 2 colheres de sopa.

No entanto, a manteiga de amêndoa é uma opção mais saudável, quando o produto é de qualidade claro! (Temos uma Vencedora!)

Para começar, a manteiga de amêndoa tem aproximadamente metade de gordura saturada que a sua concorrente, o que é uma boa notícia se tiver algum problema cardiovascular.

Existe também a presença de 25% mais gordura monoinsaturada na manteiga da variedade de amêndoa, o que ajuda a melhorar a pressão arterial e reduzir o risco de doenças cardíacas.

Quando se trata de vitaminas e minerais, a manteiga de amêndoa também é certamente superior à manteiga de amendoim, oferecendo muito mais ferro, cálcio e vitamina E, todos os quais nutrientes essenciais para o corpo.

Um dos poucos elementos onde a manteiga de amendoim é superior à manteiga de amêndoa, como mencionado acima, está no seu teor de selênio, bem como na quantidade superior de proteínas.

A manteiga de amêndoa oferece também duas vezes mais fibras que a sua concorrente, outra razão pela qual aesta é, obviamente, a opção mais saudável.

Cabe-lhe a você escolher, consoante os seus objetivos!

Descubra se a Amêndoa Amarga é Venenosa e Quais os Seus Usos

Referências

https://ndb.nal.usda.gov/ndb/foods/
https://ndb.nal.usda.gov/ndb/foods/show/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2696988/
https://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/
https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3257681/
https://www.cabdirect.org/cabdirect/abstract/19681701427
http://ajcn.nutrition.org/content/89/6/1913.short
http://onlinelibrary.wiley.com/doi/
http://pubs.acs.org/doi/abs/10.1021/jf0603937

Atualizado em 16 Janeiro 2018

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *



Seguir fotosantesedepois.com

Siga-nos na rede social Facebook e receba dicas sobre os temas de saúde mais atuais.

Facebook Fotos Antes e Depois
Receber Dicas de Saúde?

Se está interessado/a em receber no seu Email, dicas de saúde, remédios caseiros..., subscreva a nossa newsletter.

Contacte-nos

© 2018 Fotos Antes e Depois | Politica de Privacidade

Isensão de Responsabilidade: A nossa plataforma foi criada com o objetivo de facilitar o acesso a informação de valor "Ciência com Saúde", baseada em estudos científicos. Tudo o que publicamos tem uma base científica. No entanto, nenhuma das publicações têm o objetivo de servir como diagnóstico, sendo sempre indicada consulta médica. O mesmo se refere a tratamentos, clínicas, suplementos e medicamentos indicados. A indicação, dosagem, e forma de uso é apenas ilustrativa, não estando indicada a automedicação ou suplementação sem antes haver indicação médica profissional. O mesmo se refere aos preços dos produtos por vezes indicados. Esses valores são baseados no ano de 2018 e servem apenas como informação auxiliar, não estando a nossa plataforma de nenhuma forma a ligada a essas empresas.