Manuel Luís Goucha

Manuel Luís Sousa Goucha nasceu em Lisboa, a 25 de Dezembro de 1954. Ainda criança, os seus pais separaram-se e Goucha foi viver com a sua mãe e o seu irmão mais novo para a Figueira da Foz, a terra natal de sua mãe.

Manuel Luís Goucha Antes e Depois

Chegada a altura de entrar no liceu, Manuel Luís Goucha mudou-se para Coimbra, onde ficou até aos seus 19 anos. Idade em que se mudou para Coimbra, em busca da independência.

Nos anos que se seguiram, dedicou-se ao teatro profissional, entrando em inúmeras peças, algumas das quais transmitidas na televisão.

Foto de 1981

Após uma década no teatro, estreou-se na televisão, com um programa de culinária para crianças, em 1984, intitulado “Gostosuras e Travessuras”, na Rádio Televisão Portuguesa (RTP).

Importa referir, que para além de ator, Manuel Luís Goucha também é cozinheiro, revelando um gosto particular pela doçaria. O seu gosto pela culinária tem também reflexo nos diversos livros que já publicou relativamente ao tema. Durante anos, escreveu uma crónica de críticas gastronómicas para a publicação semanal “O Jornal”.

Em 1984, participou ainda como ator na “Crónica dos Bons Malandros”.

Nos anos seguintes produziu e apresentou vários programas de culinária dedicados ao público infantil, como “Sebastião come tudo!” (1986) e “Sebastião na CEE” (1988). Pelo meio, apresentou ainda “Portugal de Faca e Garfo” (1987.

O seu estilo informal e a simpatia que emanava na apresentação dos programas de culinária constituíram as grandes armas para o seu sucesso. Os apresentadores deste tipo de programas, tendiam a pecar pelo excesso de sobriedade, mantendo alguma distância do público, algo que Goucha se apressou a desmistificar.

O seu percurso na RTP estendeu ao longo de 18 anos. Depois dos programas dedicados à culinária, Manuel Luís teria a oportunidade de experimentar outros formatos.

Em 1990, participou no programa da RTP “O Pai Natal Chega Sempre”, juntamente como nomes como Luís de Matos, José Jorge Duarte e Júlio Isidro.

Em 1991, participou no programa matinal “Bom Dia”, juntamente como Júlio Magalhães e com Nucha. No mesmo ano, conduziu o concurso “Sim ou Sopas”, um formato televisivo produzido pela sua amiga pessoa Teresa Guilherme.

Aliás, Teresa Guilherme viria a revelar-se decisiva na sua carreira, produzindo muitos dos programas que apresentou. Em 1993, ambos escreveram e co-apresentaram “Olha que Dois”.

Ainda em 1993, Goucha interrompeu a sua ligação à RTP, para se estrear, na recém inaugurada TVI. Naquele canal apresentou “Momentos de Glória”, um programa de entrevistas, altamente publicitado. Estrelas internacionais como Jeremy Irons e Jacqueline Bisset responderam às perguntas do apresentador português. Apesar do grande estatuto que lhe foi dado neste canal, Goucha não ficou satisfeito com as audiências alcançadas.

Mas logo de seguida, Goucha voltou à RTP para tomar conta das manhãs do canal público, apresentando “Viva a Manhã”. Este programa prolongou-se até 1995.

Em 1995, conduziu “Efe-Erre-A” e “A Grande Pirâmide” e iniciou um longo percurso no programa “A Praça da Alegria”. Durante vários anos, Manuel Luís Goucha foi o líder incontestado das audiências no período da manhã, à frente deste programa.

“A Praça da Alegria”, funcionava com um programa de entrevistas, com momentos de animação musical e vários passatempos. Toda a ação decorria num cenário que recreava as esplanadas da Ribeira, do Porto. Inicialmente, Manuel Luís Goucha foi auxiliado na apresentação por Anabela Mota Ribeiro, que seria depois substituída por Sónia Araújo.

Segundo o que foi noticiado na altura, a relação entre Goucha e Sónia Araújo não era das melhores. Sónia queria mais protagonismo, mas Manuel Luís Goucha estava habituado a apresentar sozinho o programa. Em 1996, o apresentador conduziu “Avós e Netos”, um concurso que promovia o convívio entre as gerações. Em 2000, co-apresentou com Sónia Araújo “Santa Casa”.

Quando ninguém o esperava, Goucha saiu da RTP, assinando pela TVI. A sua decisão veio apanhar de surpresa os responsáveis pela “Praça da Alegria”, o que fez com que Sónia Araújo tivesse que conduzir sozinha o programa.

Na TVI, assumiu desde logo a condução do programa “Olá Portugal, um talk-show matinal, que teve a primeira emissão a 9 de Setembro de 2002 e que se manteve no ar durante dois anos.

“Olá Portugal” foi substituído no verão de 2004, por “Você na TV”. Este novo formato, apresentado por Goucha e por Cristina Ferreira revelou-se um sucesso e mostrou poder lutar com a concorrência pelo domínio das audiências das manhãs.

Depois de quatro anos de trabalho intenso, Goucha e Cristina Ferreira conseguiram ver “Você na TV” tornar-se no líder de audiências, no seu horário. Em 2012, o programa continua a dominar as audiências. No canal privado, Manuel Luís apresentou outros programas como “Uma Canção para Ti” (temporadas em 2008, 2009 e 2011) e “A Tua Cara Não Me é Estranha” (2012).

Manuel Luís Goucha sempre primou pela discrição, no que diz respeito à sua vida privada. Apenas em 2008, numa entrevista a uma revista “cor-de-rosa”, revelou a sua relação com Rui Oliveira, cozinheiro num dos seus restaurantes.

Goucha também tem sido um autor profícuo, tendo publicado os seguintes livros: “Prazeres de Leite sem Açúcar (com Miguel Fonseca Costa), “Doçuras” (com António Homem Cardoso), “Chefe – Mate!”, “Com o Sol à Sua Mesa”, “Eu Vi As Estrelas”, “Doces Frios sem Açúcar” (com Miguel Fonseca Costa), “Pudins Caseiros sem Açúcar”, “Bolos e Doces sem Açúcar”, “Doçaria – Uma Tradição Portuguesa”, “Doces de Café sem Açúcar” (com Manuel Fonseca da Costa), “Tentações de Chocolate – Menos Calorias” (com Manuel Fonseca da Costa), “Delícias de Natal – Prazeres do Paladar sem Açúcar”, “Em Banho Manel”, “As Mulheres da Minha Vida”, “É Pasta e Basta” (com Michael Guerrieri) e “Os Doces do Manel”.

Paralelamente à sua atividade televisiva e à escrita, Manuel Luís Goucha, tem apostado na área da restauração. O apresentador possui um conceituado restaurante em Belas, o Belas Clube de Campo e um outro, Largo da Feira, este localizado em São Pedro de Sintra.

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 13/01/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Faça um Comentário
Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 13/01/2018 às 4:51 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)