Mark Zuckerberg

Mark Elliot Zuckerberg nasceu em White Plains, nos Estados Unidos, a 14 de Maio de 1984. Filho de Edward, dentista de profissão e de Karen, uma psiquiatra, Mark cresceu em Dobbs Ferry, na companhia das suas três irmãs: Arielle, Donna e Randi.

Mark Zuckerberg Antes e Depois e Biografia

Zuckerberg foi educado como judeu, tendo realizado o tradicional bar mitzvah, quando celebrou 13 anos de idade. Contudo, durante a sua adolescência declarou-se como ateu, renegando qualquer tipo de fé religiosa.

Zuckerberg foi um aluno brilhante. Quando frequentou a Ardsley High School destacou-se em disciplinas como arte e cultura clássicas. Posteriormente, mudou-se para a Phillips Exeter Academy, onde conseguiu vários prémios em disciplinas científicas como matemática, física e astronomia.

Na sua adolescência aprendeu a escrever e a ler em vários idiomas: hebraico, latim, francês e grego antigo. O seu gosto por estas áreas acompanhou na faculdade, onde conseguiu notoriedade por recitar de cor versos de antigos poemas épicos.

Para além do seu brilhantismo nos estudos, Zuckerberg ainda fez parte de equipas de esgrima. O interesse de Zuckerberg pela programação foi cultivado pelo seu pai, que lhe ensinou Atari BASIC Programming ainda durante a sua infância.

Ao constatar as capacidade do seu filho, o pai de Mark contratou depois o programador de software David Newman, para lhe dar aulas privadas. Newman afirmou depois, que Zuckerberg era um verdadeiro prodígio e que foi difícil manter-se à sua frente.

Ainda durante a sua adolescência, Zuckerberg criou um programa que permitia que os computadores de sua casa e do escritório do seu pai comunicassem. Chamou ao software “ZuckNet”.

Ainda no liceu, Zuckerberg desenvolveu um leitor de mídia intitulado Synapse Media Player, que usava inteligência artificial para aprender os hábitos de audição dos seus utilizadores.

A aplicação captou a atenção da AOL e da Microsoft que tentaram recrutar de imediato Zuckerberg, mas este optou por seguir os estudos e entrou para a Universidade de Harvard, em Setembro de 2002.

Em Harvard, as capacidades de programação de Mark foram de imediato notadas. No seu primeiro ano na faculdade, criou um programa intitulado “CourseMatch”, escolher as aulas com base nas escolhas de outros estudantes, facilitando assim o processo de formar grupos de trabalho.

Pouco tempo depois criou um programa intitulado “Facemash”, onde os estudantes escolhiam a pessoa mais atraente de um grupo de fotos. Este último software terá sido desenvolvido apenas para diversão.

O “FaceMash” foi um sucesso tal, que após um fim-de-semana de funcionamento, a universidade teve que o colocar offline, já que a afluência de estudantes provocou problemas nos servidores universitários e impediu muitos estudantes de aceder à Internet.

Este software gerou ainda várias queixas de estudantes que não gostaram de ver as suas fotos utilizadas sem permissão.

O Facebook foi lançado a partir do dormitório de Zuckerberg no dia 4 de Fevereiro de 2004. Aparentemente uma parte da inspiração veio da Phillips Exeter Academy, escola que havia sido frequentada por Mark anos antes e que possuía um diretório de estudantes, com fotografias e alguns dados pessoais. Esse diretório era exatamente conhecido por “The Facebook”.

Inicialmente, a versão do Facebook de Zuckerberg não passava de directório interno de Harvard, até que o próprio a decidiu alargar a outras escolas, com a ajuda do seu colega de quarto, Dustin Moskovitz. Assim, o Facebook foi alargado, numa primeira fase, a universidades como Yale, Stanford, Dartmouth, Cornell, Penn e Columbia. Seguiram-se depois muitas outras.

A dimensão do sucesso alcançado, levou Zuckerberg a mudar-se para Palo Alto, na Califórnia, na companhia de Moskovitz e de alguns outros amigos da faculdade.

Juntos, alugaram uma pequena casa, que iria servir de escritório. Durante esse verão, Zuckerberg conheceu Peter Thiel, um empresário conhecido por ter sido um dos fundadores do PayPal, que acedeu a financiar o projeto “Facebook”.

Quando chegou à altura de voltar à Harvard, o grupo decidiu abandonar essa ideia e ficar em Palo Alto, apostando no desenvolvimento do projeto que tinham em mãos. Nessa altura, o grupo já havia rejeitado ofertas milionárias, por parte de grandes empresas da indústria, que pretendiam comprar o Facebook.

Zuckerberg, declarou diversas vezes não dar importância à quantidade de dinheiro, mas sim à sua missão de tornar o mundo um lugar mais aberto. Isso não o impediu de procurar conselhos, relativamente a estratégias de financiamento para o Facebook. Zuckerberg, procurou por exemplo apoio, na experiência de Peter Currie, antigo responsável pelo Netscape.

Em Julho de 2010, Zuckerberg anunciou que o Facebook alcançara a marca de 500 milhões de utilizadores.

Após o sucesso inicial do Facebook, Zuckerberg enfrentou várias acusações e processos em tribunais. O mais conhecido terá sido o processo “ConnectU”, no qual os irmãos Winklevoss e Divya Narendra, também estudantes de Harvard, acusaram Zuckerberg de os ter enganado de forma intencional, levando-os a pensar que ele iria ajudá-los a desenvolver uma rede social chamada HarvardConnection.com (e posteriormente designada como ConnectU).

O caso terminou com um acordo entre ambas as partes, tendo o Facebook concordado em pagar 20 milhões de dólares em dinheiro aos queixosos e a entregar 1,2 em ações da empresa.

Outro processo conhecido opôs o brasileiro Eduardo Saverin a Zuckerberg e também terminou com acordo entre as partes e com Saverin a ser reconhecido como um dos fundadores do Facebook.

O Facebook deu entrada em bolsa no dia 18 de Maio de 2012, deixando o mercado eufórico. Contudo, o clima de euforia depressa terminou e as ações enveredaram por um caminho de perda.

Em pouco mais de uma semana, as ações do Facebook perderam 25% do seu valor, o que fez com que Zuckerberg perdesse sensivelmente 4 mil milhões de dólares e saísse do top 40 dos homens mais ricos do mundo.

Com uma postura bastante discreta sobre a sua vida pessoal, sabe-se que Zuckerberg conheceu Priscilla Chan durante uma festa na sua república universitária. O casal terá depois começado a namorar em 2003. Em Setembro de 2010, Mark e Priscilla começaram a viver juntos, em Palo Alto.

Zuckerberg e Chan casaram-se a 19 de Maio de 2012, numa cerimónia que também representou o fim da licenciatura de medicina de Chan.

Galeria de fotos:

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 13/01/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Faça um Comentário
Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 13/01/2018 às 4:50 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)