Massoterapia - Fotos Antes e Depois
Fotos Antes e Depois

Massoterapia

Informações importantes sobre a massoterapia, a sua importância e eficácia.

Inicia-se falando a respeito da história da massoterapia e seu desenvolvimento pelo mundo, em povos diferentes através dos tempos. Explica-se também informações que são essenciais para prática da massoterapia, componentes importantes, e o papel do terapeuta e como ele deve proceder.

As técnicas massoterápicas utilizadas são explicadas de forma que haja fácil entendimento interpretativo do leitor, de como utilizá-las, para que sua prática seja feita de forma correta.

Os efeitos da massoterapia são citados e explicados, visando dar um maior embazamento fisiológico e pisicológico para o interessado em praticar ou submeter-se a massoterapia.

O objetivo principal é dar informações para os interessados que estejam, principalmente, dispostos a submeter-se ao tratamento massoterápico. E mostrar-lhes a importância da massoterapia no dia-a-dia atual com objetivo de manutenção da saúde, prevenção de lesões, estética e bem estar físico e psicológico.

História da Massoterapia

Descobertas arqueológicas demonstram que a massoterapia é exercida desde os primórdios, onde homens usavam pomadas e ervas para esfregar no corpo.

Os chineses (3000 a.C) já usavam a massoterapia como método de cura, visando a saúde total;

Os hindus (1800 a.C) usavam a massoterapia para diminuição de peso, e para dormir. Associada a banhos e lavagens;

Os gregos (300 a.C) usavam a massoterapia aliada a exercícios para boa forma física. Soldados eram massageados após treinamento para alivar a dor e a fadiga. Também era associada a banhos;

Os romanos (42 a.C – 37 a.C) promoviam banhos públicos seguidos de massoterapia com óleo adocicado;

Fase pós-renascença: século XV ao XVIII, a massoterapia passou a ser utilizada não só para o bem estar físico e mental, mas também com mais ênfase no tratamento de lesões, tendo grande aceitação pela nobreza.

No fim deste periódo houve um grande desenvolvimento na Suécia, onde foi criada a “Ciência da Ginástica”, tratamento que combinava a massoterapia com exercício.

No século XIX ocorre um leve declínio de reputação da massoterapia devido ao grande número de Escolas não capacitadas. Mudando no século XX por volta da primeira guerra mundial, onde a massoterapia foi utilizada para tratar lesões em hospitais ingleses. Desde então, a massoterapia vem trazendo grandes benefícios agindo na saúde física e mental.

Informações essenciais sobre massoterapia

A massoterapia é uma ciência pelos efeitos sobre os tecidos do corpo como um todo, e uma arte em saber quais técnicas utilizar e quando.

COMPONENTES

CONCENTRAÇÃO – A massoterapia exige uma concentração tanto do terapeuta como do paciente para que ela seja executada e recebida de forma agradável e eficaz.

POSTURA – Terapeuta e paciente devem estar em posição adequada para prática, porém não esquecendo da importância do conforto para ambos. O paciente pode posicionar-se em decúbito ventral, decúbito dorsal ou sentado.

DESLIZAMENTO DAS MÃOS – Devem ser agradáveis ao paciente acima de tudo. Podem partir de um ponto e voltar, ou partir de um ponto para o outro repetindo o movimento ao término do mesmo. As mãos devem ser flexíveis, visando um acoplamento na área massageada, e os movimentos devem ser contínuos, elásticos e rítmicos.

RITMO – Deve ser adequado ao efeito desejado, como por exemplo: devagar o efeito é relaxante, rápido é estimulante.

PRESSÃO – Deve ser ajustada a área massageada e respeitar o efeito desejado. Sempre começa-se com pressão mais leve, intensificando no decorrer da sessão e diminuindo de intensidade novamente no final.

ROTINA – Cada paciente possui sua preferência individual de rotina, é importante respeitá-la.

É importante enfatizar que deve-se movimentar o paciente o mínimo possível durante a sessão.

Técnicas de Massoterapia

DESLIZAMENTO – Movimento básico da massoterapia. É a técnica geralmente utilizada no começo e no término de uma sessão. Pode ser realizado com a palma da mão, polegares, punhos ou cotovelos, classificando-se em superficial e profundo de acordo com a pressão exercida.

PRESSÃO – Pode ser realizada de forma estática ou em movimentos lentos e breves. A técnica pode ser realizada com o nó dos dedos, dedo médio, polegar, palma da mão ou cotovelo.

AMASSAMENTO – Compressões na musculatura podendo ser associado a rotação ou não. Técnica que deve ser realizada com a palma da mão, base da palma da mão, polegar, dedo médio, cotovelo ou tenar.

PINÇAMENTO – Utilização do polegar, junto com dedo médio e indicador, pinçando o músculo.

COMPRESSÃO – Utilização do polegar, junto com dedo médio e indicador, apertando e soltando o músculo de forma lenta e ritmica.

ALISAMENTO – Consiste no deslizamento de mãos e polegares em direções opostas a partir de um ponto em comum.

ROLAMENTO – Fixa-se a borda externa da mão com dedos levemente fletidos no local, realiza-se movimentos rotatórios de um lado para o outro.

TREMOR – As tremidas no local podem ser feitas em movimento ou estático, com dedos ou palma da mão.

PERCUSSÃO – Leves batidas com a superfície lateral das mãos, mais precisamente dedos mínimos.

TAPOTAGEM – Consiste também em leves batidas com a mão em concha, ponta dos dedos, ou costas da mão.

TORÇÃO – Segura-se o segmento, envolvendo com as mãos promovendo movimentos rotatórios inversos.

Efeitos e beneficios para a saúde

CIRCULAÇÃO – Há uma melhora do retorno venoso, aumentando o volume do sangue que chega ao coração e é ejetado para o organismo. Esse sangue, rico em oxigênio, irá ser ejetado com mais eficácia ampliando assim a circulação para a periferia (arteriolas e capilares). O sangue estará melhor nutrido de hemoglobina, glóbulos vermelhos e oxigênio.

CIRCULAÇÃO LINFÁTICA – Há uma melhora de fluxo a partir da massoterapia, bem como a circulação sanguínea.

MÚSCULOS – Torna sua estrutura mais firme e elástica, melhorando também sua nutrição, deixando-o assim mais eficiente para prática de exercícios. É muito eficaz também na produção de efeito relaxante, diminuindo espasmos, melhorando drenagem de substâncias tóxicas após a prática de exercício.

PELE – Efeito direto sobre camadas superficiais da epiderme. Os orifícios das glândulas sebáceas e sudoríparas ficam permeáveis, melhorando sua função junto com o aumento da circulação local, dando a pelo melhor textura e elasticidade.

SISTEMA NERVOSO – Se há algo de errado com o organismo, o sistema nervoso é avisado e responde dando uma sensação, podendo ser: dor, reflexos de defesa, tensão e outras. A massoterapia age regulando nosso organismo para que essa alteração de informação não ocorra, deixando assim o sistema nervoso trabalhar de forma harmoniosa.

PSICOLÓGICO – Junto ao efeito calmante e relaxante da massoterapia, a atenção do terapeuta para com o paciente, faz com que se sinta num ambiente agradável dado-lhe tranqüilidade e combatendo o estresse do dia-a-dia.

A Massoterapia é um intercãmbio – Uma pessoa recebe algo de outra que tem algo para oferecer. Agindo em todo o corpo, aumentando a sua circulação, drenando substâncias tóxicas, relaxando os musculos, diminuindo a dor e procurando um bem estar, físico e mental.

Com a sua massagem, vários benefícios podem ser atribuídos para a saúde física e mental:

– Diminuição do estresse, Relaxamento, Redução dos batimentos cardíacos, Controle da pressão sanguínea, Melhora da circulação, Relaxamento dos músculos, Redução da dor crônica, Diminuição do cansaço, Fortalecimento do sistema imunológico, Redução das dores de cabeça, Melhoria da concentração e Melhoria da qualidade de sono.

Atualizado em 13 Janeiro 2018

One Comment

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *


  1. Estou fazendo o curso de Massoterapia a aqui achei dicas bem importantes,obrigado,adorei.

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *



Seguir fotosantesedepois.com

Siga-nos na rede social Facebook e receba dicas sobre os temas de saúde mais atuais.

Facebook Fotos Antes e Depois
Receber Dicas de Saúde?

Se está interessado/a em receber no seu Email, dicas de saúde, remédios caseiros..., subscreva a nossa newsletter.

Contacte-nos

© 2018 Fotos Antes e Depois | Politica de Privacidade

Isensão de Responsabilidade: A nossa plataforma foi criada com o objetivo de facilitar o acesso a informação de valor "Saúde com Ciência", baseada em estudos científicos. Tudo o que publicamos tem uma base científica. No entanto, nenhuma das publicações têm o objetivo de servir como diagnóstico, sendo sempre indicada consulta médica. O mesmo se refere a tratamentos, clínicas, suplementos e medicamentos indicados. A indicação, dosagem, e forma de uso é apenas ilustrativa, não estando indicada a automedicação ou suplementação sem antes haver indicação médica profissional. O mesmo se refere aos preços dos produtos por vezes indicados. Esses valores são baseados no ano de 2018 e servem apenas como informação auxiliar, não estando a nossa plataforma de nenhuma forma a ligada a essas empresas.