Medicina Oriental Chinesa

A Medicina Oriental Chinesa baseia-se na filosofia do Equilíbrio dos Corpos através da harmonização da Energia Vital, chamada de KI, CHI, PRANA. Essa energia foi chamada de Orgone por REICH, (psicólogo – discípulo de Freud).

O Ideograma, de difícil interpretação por nós ocidentais, que mais representa essa noção de equilíbrio é o TAO, essa figura acima.

O TAO representa o equilíbrio que rege todo o universo, nos mostrando o dualismo antagónico e complementar entre duas formas de energias, chamadas de YIN e YANG, que estão presentes em tudo que nos cerca e pode ser percebido pelo noite/dia, escuro/claro, passivo/activo e etc.

O Yin e o Yang são de polaridades opostas, surgiram a partir da grande expansão infinita do Universo e têm características peculiares: Yang é descendente, é a Energia Cósmica que vem do céu. O Yin é ascendente, é a Energia Telúrica emanada pela terra.

O Yang atrai o Yin e o Yin atrai o Yang, o Yang repele o Yin e o Yin repele o Yang, o Yang produz o Yin e o Yin produz o Yang, assim como o Yin conserva em si a essência do Yang e o Yang conserva em si a essência do Yin. resumidamente, um não existe sem o outro.

Características das Polaridades Energéticas:

YIN                                                              YANG
  TENDÊNCIAS:

Escuro                                                      Claro
     Expansão                                               Contracção
     Ascendente                                             Descendente
 Passivo                                                      Activo
  Frio                                                            Quente
  Negativo                                                    Positivo

     MANIFESTAÇÕES:

Água                                                            Fogo
Eléctron                                                      Próton
Vegetal                                                        Animal
Fêmea                                                          Macho
Espaço                                                          Tempo

Verdura                                                      Cereal

       DADOS SINTOMÁTICOS:

Hipotensão                                         Hipertensão
Processos Crónicos                   Processos Agudos
Bradicardia                                         Taquicardia

Sonolência                                           Insónia
Medo                                                      Raiva
          Flacidez                                                Elasticidade

No nosso corpo, essa Energia circula através de canais subcutâneos, chamados de “Meridianos”. Alguns meridianos conduzem a energia Yang o outros a energia Yin, revitalizam e se correspondem directamente com as funções orgânicas. Possuímos 12 meridianos principais simétricos, dividindo-se o corpo verticalmente, e dois, não simétricos, chamados de “Vasos Maravilhosos” que estabelecem exactamente essa divisão vertical do corpo.

Nos 12 meridianos principais temos a chamada “Grande Circulação Energética” e nos dois Vasos Maravilhosos temos a “Pequena (porém não menos importante) Circulação Energética”, que tem como função principal a de regular a “Grande Circulação Energética”. Desde a antiguidade o homem tem conhecimento da existência de áreas do corpo que apresentam maior sensibilidade ao toque do que outras.

O que Procura?
15 Alimentos desintoxicantes para limpar e fortalecer o Fígado

Isso se deve ao fato de que ao longo dos meridianos temos aproximadamente 750 pontos, sendo 120 os mais importantes e utilizados em tratamentos como a Acupunctura (estímulos directos nos pontos, com ou sem agulhas), o Shiatsu (pressão com os dedos), e outros que visam desbloquear a circulação energética, equilibrar o organismo, curar e nos prevenir de doenças.

Dentre esses 120 pontos, figuram os “Pontos de Comando”, que têm funções específicas e são classificados de “Pontos de Tonificação”, “Pontos de Sedação”, “Pontos Fontes”, “Pontos de Passagem”, “Pontos de Assentimento” e “Pontos de Alarme”.

Regras ou Leis Básicas da Medicina Oriental:

São regras práticas, mas sua linguagem é simbólica e faz parte de uma cosmologia. As leis que regem o homem, também regem o Universo, pois o homem é um “Universo (macro) em Miniatura (micro)” O homem seria filho desse sopro universal da união do Céu e da Terra.

1- Lei Mãe e Filho (Geração): Tonificando a Mãe, tonificamos o filho. Sedando o Filho, sedamos a Mãe.
2- Lei Marido-Mulher (Dominância): Tonificando o marido, sedamos a mulher. Tonificando a mulher, sedamos o marido.
3- Lei Meio-Dia/Meia-Noite (Horário Biológico de Actividade Máxima de cada Meridiano): Tonificando um órgão Yang no horário Yang, sedamos o órgão Yin que se encontra em oposição de 12 horas e vice-versa.

Obs.: Energia Yang – das 23 às 11 horas, energia Yin – até as 23 horas, sendo o dia Yang e a noite Yin. Esses horários representam a influência e a passagem de uma predominância energética para a outra.

4- Lei dos Cinco Elementos: Esta lei representa uma tentativa de reproduzir uma explicação racional do Universo. Para percebemos a importância do número 5, observemos que temos 5 sentidos, 5 órgão e 5 vísceras, para nos orientarmos, utilizamos 5 pontos cardeais.

O 5 Elementos que que se originam da interacção Yin com Yang são: FOGO, TERRA, METAL, ÁGUA e MADEIRA. Esses 5 elementos constituem dois Ciclos, um de Geração e outro de Dominância:

CICLO DA GERAÇÃO:

A Água gera a madeira por nutrição, a Madeira gera o Fogo por combustão, o Fogo gera a Terra pelas cinzas, A Terra gera o Metal pela condensação, o Metal gera a Água pela fundição e o ciclo se reinicia…

O que Procura?
Benefícios do Mel

CICLO DA DOMINÂNCIA:

A Água domina o Fogo pela extinção, o Fogo domina o Metal pela fundição, o Metal domina a Madeira pelo corte, a Madeira domina a terra pela penetração, a Terra domina a Água pela absorção e o ciclo se reinicia…

“Tao”- O Princípio Único: “O Tao é o início e o fim; a vida e a morte; e se encontra no templo dos Deuses.”Nei Ching

25. janeiro 2011 by admin

One Comment

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *


  1. Conheci um garoto maravilhoso, o sorriso dele me encantou profundamente que, o nosso momento era quase um sonho, estavamos inspirados, e cada moemnto foi aproveitado com ideias construtivas e super marcantes… Até hoje não o esqueço e, quando lembro de cada momento começo ri a toa e completamente esperançosa em dia ainda o reencontrar só que, desta vez, pra valer. Nosso momento eram eternos que nem deu tempo, ou aliás, não tive coragem de perguntar seu nome, telefone ou idade, tive medo, pois pude notar, que precisava me preparar primeiramente. Mas até hoje agradeço por esse dia, pois mudaste a minha vida pra melhor. Ele me levantaste, me mostraste que ainda á chanse, pra tudo á toda chanse do mundo; era só dar tempo ao tempo….Agora posso dizer: eu o amo pra valer. Ele descendente: chines, e eu Ju deu.

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *