Mel 100% Natural (Puro): Conheça 6 Benefícios Para a Saúde Desta Verdadeira Maravilha Nutricional

Para aqueles que desejam adoçar a sua dieta de forma saudável, o mel 100% puro é uma excelente opção.

Graças à sua natureza nutritiva e sabor delicioso, o mel é um dos adoçantes mais populares do mundo, e uma das escolhas mais saudáveis ​​que qualquer um de nós pode fazer.

Mel Puro, Orgânico, Natural E Cru, Diretamente Da Colmeia

O que é mel puro (Cru, Bruto)?

O mel puro é o mel completamente orgânico, natural e cru, vindo diretamente da colmeia, sem intermediários pelo meio.

É completamente natural. Não é aquecido, processado ou pasteurizado”.

O mel puro é bem conhecido por ser uma fonte rica de muitos nutrientes que podem proteger a saúde em geral, além de conter alguns compostos específicos que faltam nas formas mais comerciais de mel.

O melhor meio de conseguir comprar o mel 100% natural é adquiri-lo diretamente dos apicultores, pois é a melhor forma de sabermos que é realmente autêntico.

Algumas pessoas se perguntam se este tipo de mel é seguro.

Com exceção daqueles que têm alergias ao pólen de abelha ou às flores de onde o néctar é colhido, existe muito pouco risco ou efeitos secundários.

Conheça Os 7 Melhores Substitutos do Mel

Informações nutricionais do mel puro

Mel Puro Não Transformado, Não Aquecido, Não Pasteurizado, Vindo Diretamente Da Colméia, Uma Verdadeira Maravilha Nutricional

O conteúdo nutricional do mel 100% natural é impressionante. Inclui níveis elevados de proteína, aminoácidos, vitaminas do complexo B, cálcio, manganês, potássio, magnésio, zinco e ferro, bem como vários antioxidantes polifenólicos que melhoram a saúde em geral.

Uma única colher de sopa contém pouco mais de 60 calorias e, embora não haja gordura ou colesterol presentes no mel, o teor de açúcar relativamente alto obriga a que este seja consumido com moderação.

Descubra os Benefícios do Mel de Acácia

Benefícios do mel 100% natural para a saúde

Mel Orgânico 100% Puro

Os benefícios mais notáveis ​​do mel puro para a saúde humana incluem a sua capacidade de aumentar a energia, ajudar em distúrbios do sono, eliminar infecções bacterianas, regular a diabetes e proteger o sistema respiratório, entre outros.

Fortalece o sistema imunológico

O mel disponibiliza uma série de propriedades naturais antibacterianas, e até mesmo pequenas quantidades de peróxido de hidrogênio, tornando-o ideal para proteger o sistema imunológico e defender o organismo contra uma grande variedade de infecções.

Controla a Diabetes

Para as pessoas com diabetes que consumem o mel puro de forma responsável, os efeitos no organismo podem ser menores em relação ao açúcar normal e funciona como um adoçante ideal para uma série de preparações e bebidas – mas com moderação!

Regula o sono

A natureza calmante deste mel, além do seu teor de magnésio, pode ser o complemento perfeito para uma xícara de chá à noite, que irá ajudar a ter um sono reparador.

Acelera a cicatrização de feridas

O mel puro é muitas vezes aplicado em queimaduras e feridas, pois os minerais e antioxidantes nele presentes ajudam a acelerar o processo de cicatrização e reduzir o aparecimento de cicatrizes e outras manchas na pele.

Aumenta a energia

Este tipo de mel fornece uma dose concentrada de carboidratos, bem como proteínas e aminoácidos. Recursos valiosos para o corpo que ajudam a acelerar o metabolismo, mantendo-nos concentrados e energizados.

Protege o Sistema Respiratório

Da dor de garganta e tosse ao excesso de muco e aperto no peito, as propriedades calmantes, relaxantes e antioxidantes do mel 100% natural podem ajudar a tratar rapidamente esses sintomas.

Efeitos colaterais do mel puro

Apesar dos muitos benefícios, existem também alguns potenciais efeitos colaterais do consumo de mel puro, incluindo a regulação do açúcar no sangue, aumento de peso, botulismo e várias reações alérgicas.

Níveis de açúcar no sangue

Existem carboidratos (açúcares) presentes neste tipo de mel, por isso o ideal será consumi-lo com moderação, caso contrário resultará em um aumento nos níveis de açúcar do sangue. Esta dica é muito importante, especialmente para indivíduos que sofrem de diabetes.

Botulismo

Um dos “raros perigos” do mel puro é a hipótese deste conter esporos da Clostridium Botulinum, uma bactéria que pode levar ao desenvolvimento de uma toxi-infecção alimentar, um efeito colateral sério, especialmente em crianças pequenas.

Ganho de peso

Embora a quantidade de calorias presentes no mel cru não seja elevada, o consumo excessivo pode levar a um aumento gradual de peso se não tiver essas calorias extra em consideração na sua dieta.

Reações alérgicas

Algumas pessoas são alérgicas a qualquer veneno de abelha ou ao pólen de flores específicas que participam da produção de mel, o que pode causar problemas gastrointestinais, inchaço, vermelhidão, erupções cutâneas e desconforto.

Onde comprar o mel puro?

Um dos melhores lugares para comprar este tipo de mel é diretamente dos apicultores, que muitas vezes têm pequenas quantidades disponíveis para venda.

No entanto, ao comprar este mel em lojas de qualquer tipo, torna-se muito mais importante observar se este passou por alguma forma de processamento ou pasteurização.

Dito isto, existem algumas variedades genuínas de mel puro vendidas em grandes superfícies comerciais, mas é sempre melhor obtê-lo diretamente da fonte!

Tipos de mel: diferenças

Existem algumas diferenças fundamentais entre o mel 100% puro e o mel comum, ou seja, o mel cru é o líquido puro, dourado, proveniente diretamente da colmeia, enquanto que o mel comum, é na maioria das vezes processado, manipulado, aquecido e pasteurizado, antes de ser embalado como produto.

Além disso, existem mais aditivos e conservantes presentes no mel comum.

O mel de Manuka, quando puro, é dos melhores, se não o melhor mel de todos.

Trata-se de um mel oriundo exclusivamente da Nova Zelândia, proveniente de abelhas que extraem o néctar de flores de manuka (Leptospermum scoparium).

Conheça o Mel de Trevo Vermelho (Trifolium Pratense)

Referências

https://www.hindawi.com/
http://www.sciencedirect.com/
http://researchcommons.waikato.ac.nz/
http://www.sciencedirect.com/
http://www.sciencedirect.com/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/
http://onlinelibrary.wiley.com/
http://www.sciencedirect.com/
http://www.sciencedirect.com/

O que Procura?

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *