Melão: Tipos e variedades

Existem diferentes tipos e variedades de melão. Existem melões com casca amarela, verde ou com uma mistura das duas cores, redondos ou alongados e com polpa de cor variável.

Os melões pertencem à espécie Cucumis melo e existem melões de longa conservação. Podem-se distinguir vários tipos comerciais de melão de acordo com as características da casca, a cor da polpa, a forma, etc.

Dentro de cada tipo existem diversas variedades. Podem-se considerar numa classificação comercial os seguintes tipos e variedades:

Melão Amarelo, Amarelo canário ou espanhol: ‘Amarelo rugoso’ e ‘Amarelo redondo liso’.
Melões Verdes espanhóis: ‘Rochet’, ‘Pele de Sapo’ e ‘Tendral’.
Melão Cantaloupe (meloa).
Melão Gália (meloa).
Melões Charentais: ‘Charentais de pele lisa’ e ‘Charentais de pele reticulada’.
Melões de longa conservação: ‘Novanum’, ‘Solarnum’, ‘Geanum’ e ‘Lunanum’.
Outros tipos: ‘Casaba’, ‘Crenshaw’, ‘Sharlyn’, ‘Ananás’, ‘Orange Flesh’, ‘Turco’, ‘Honey Dew’, ‘Tendral de Elche’, etc.

Em Portugal cultiva-se ainda o melão Casca de Carvalho, de grande importância na região Norte. Existem também diversas variedades botânicas de melão, nas quais se enquadram as variedades comerciais.

Cucumis melo var. sacharinus: Os frutos são de tamanho médio, de casca lisa, reticulada ou matizada, o melão é inicialmente verde intenso e depois passa a alaranjado; a casca é grossa e a polpa aromática. ‘Marina’, ‘Biga’, ‘Gália’, ‘Bola de Ouro’, ‘Tendral Verde Temporão’, ‘Rochet’, ‘Piñonet’, ‘Piñonet Pele de Sapo’, ‘Amarelo Médio Tardio’, ‘Tendral Tardio Negro’ e ‘Tendral Tardio Verde’.

Cucumis melo var. inodorus: São conhecidos como ‘melões de Inverno’ e ‘casaba’. Os frutos são de pele lisa ou estriada, de maturação tardia e de boa aptidão para a conservação. ‘Honey Dew de Polpa Verde’.

Cucumis melo var. reticulatus: A casca é reticulada. São de tamanho médio, forma arredondada ou alongada, peso entre 1 e 3kg. ‘Verde Oloroso Escriturado’.

Cucumis melo var. cantalupensis: Melões ‘cantaloupes’ (meloas). Os frutos são globosos ou abatidos. A casca é verrugosa ou grosseira. Polpa de cor-de-laranja ou salmão. O seu peso está entre 0,5 e 1kg. ‘Charentais’, ‘Charentais Igor’, ‘Charentais Alize’, ‘Athos’, ‘Pharo’, ‘Jívaro’, ‘Doublon’, ‘Orlinabel’, ‘Ido For’, ‘Vedrantais’, ‘Vedor’, ‘De Bellegarde’, ‘Ogen’ e ’ Haon’.

Algumas variedades de melão:

‘Melão Amarelo’
É de origem espanhola. Caracteriza-se por ter a casca amarela e a polpa branco-creme.

‘Amarelo Rugoso’
É de forma oval ou elíptica e de tamanho grande.

‘Amarelo Redondo Liso’
São variedades novas de melão adaptadas ao mercado de exportação. São melões redondos, lisos, de aproximadamente um quilo e com mais graus Brix (mais doces) que os anteriores.

‘Melão Verde Espanhol’
De origem espanhola, embora se pense que foi introduzida pelos árabes do Oriente. Cor verde mais ou menos escura, por vezes com manchas, de forma alongada e de grande tamanho, podendo pesar desde 1,5 até 3 kg.

‘Rochet’
Este grupo de melões é o mais precoce entre os melões verdes espanhóis. A polpa é verde, de consistência macia e aromática.

‘Pele de Sapo’
Melão bastante alongado, em ocasiões com pele rugosa e ligeiramente reticulada. Polpa de cor verde e consistência crocante. Também existem variedades arredondadas e com peso à volta de um kg.

‘Tendral’ (Green Spanish, Verde espanhol)
Variedades tardias. Pele muito rugosa e dura, de cor verde. Polpa também verde.

‘Melão Charentais’
De origem francesa.

‘Charentais de pele lisa’
Melões de forma arredondada, em alguns casos um pouco achatados e de peso entre 0,8 e 1,3kg. Casca de cor verde claro ou ligeiramente cinzenta, estriada com suturas de cor verde escuro. Polpa cor de salmão e bastante aromática, sobretudo quando atinge a maturação.

‘Charentais de pele reticulada’
Melões redondos ou semi-ovados, casca reticulada mais ou menos grossa e também dividida por costuras verde escuras. Polpa cor de salmão e bastante aromática. Estes melões são muito apreciados no mercado italiano. Nas variedades antigas os tamanhos comerciais são de 2-3kg e nas novas variedades é de cerca de 1kg.

‘Melões de longa duração’
Alto teor em açúcar, maior tempo de conservação (mínimo 12 dias a temperatura ambiente) e excelente qualidade de polpa. Adaptam-se bem ao transporte, já que a sua pele é menos susceptível a danos. Pode-se falar de ‘marcas’ de melão longa vida, de qualidade reconhecida e procurado pelos mercados estrangeiros, que agrupam a produção de várias empresas para depois vender. Existem quatro marcas de qualidade de melões de longa conservação, promovidas pela empresa ‘Nunhems sementes’: ‘Novanum’, ‘Solarnum’, ‘Geanum’ e ‘Lunanum’.

‘Melão Cantaloupe’ (meloa)
De origem americana. É o mais produzido no mundo. Melões de forma esférica e casca reticulada e grossa em toda a superfície. Polpa de cor salmão e aromática.

‘Melão Casaba’
Melão de forma oval ou arredondada. Casca rugosa, amarela ou laranja, que adquire um tom verde próximo do caule. Polpa branco-creme, e menos aromática que a dos outros melões.

‘Cucumis melo’ var. ‘sacharinus’

‘Marina’
Híbrido de origem espanhola. Melão de forma arredondada, superfície irregular, casca delgada, de cor verde escura com pintas claras. Polpa branca, um pouco aromática e sabor doce.

‘Biga’
Híbrido de origem espanhola. Melão de forma volumosa, ligeiramente elíptica, superfície lisa, cor de fundo verde escuro ligeiramente reticulado e pintas claras. Polpa branca, de boa consistência e sabor doce, casca de grossura média-fina e cavidade central regular.

‘Gália’
De origem israelita. Melão de forma arredondada, casca de cor verde que passa a amarelo na maturação e que apresenta um reticulado fino. Polpa branco-esverdeada de consistência macia. O peso é de 0,7-1,3kg. Algumas variedades são de polpa branca.

‘Bola de Ouro’
Variedade espanhola. Melões de tamanho médio, de peso entre 1-1,7 kg. Forma arredondada ou ligeiramente oval, volumosa e superfície lisa. Casca fina, de cor amarelo intenso quando o melão está maduro e cavidade central mediana. Polpa branco-alaranjada, mole e sumarenta, de sabor doce agradável. É apreciado no mercado espanhol.

‘Tendral Verde Temporão’
Variedade espanhola. Fruto médio, de 1,5-2kg. Forma alongada, elíptica, casca de grossura média (mais do que a variedade Bola de Ouro), com superfície ligeiramente sulcada, de cor verde, com algumas pintas mais claras. Polpa de cor creme, sabor muito doce e uma cavidade central grande.

‘Tendral Tardio Negro’
São sinónimos os nomes de ‘Tendral Tardio de Elche’ e ‘Tendral Valenciano Tardio’. Frutos de bom tamanho, da ordem de 2 a 2,5kg ou um pouco mais. Forma alongada, mas também curta e volumosa, pelo que resulta uma forma entre alongada e arredondada. Casca bastante rugosa, estriada e sem riscas, de cor verde muito escuro, dura e muito grossa. A polpa é verde clara e muito doce, de grande qualidade.

‘C. melo’ var. ‘inodorus’

‘Crenshaw’
Os melões desta variedade podem alcançar até 4kg. A forma é peculiar: é arredondada no extremo e tende a formar uma ponta até à inserção com o pedúnculo. A casca é amarela ou amarela-esverdeada e manchada quando amadurece, é relativamente lisa, possuindo apenas uns sulcos superficiais. A polpa é de cor rosada a laranja pálido, de textura suave, sumarenta, doce e com aroma delicado.

‘Honey Dew de Polpa Verde’
Variedade norte-americana. Consideram-se sinónimas as denominações de Honey Dew, Guernsey Conqueror, Tom Dew, Westlandia Sugar e Wstlanse Suiker. Tamanho médio, de uns 20cm de diâmetro, e alcança um peso de 2 a 2,5kg ou mais. Melão arredondado, de casca lisa e consistente, de cor verde pálido ou amarelo-creme uma vez maduro. Polpa verde e muito doce.

‘C. melo’ var. ‘reticulatus’

‘Verde Oloroso Escriturado’
Variedade espanhola. Fruto reticulado com aroma marcado. Tamanho pequeno, de 0,5 a 1kg. Forma praticamente esférica, superfície tipicamente riscada, com uma disposição reticulada que tem certo relevo. Cor de fundo da casca verde e riscas esbranquiçadas. Pele delgada e mole. Polpa não muito compacta, aquosa, cor creme, sabor doce e cavidade central mediana.

‘C. melo’ var. ‘cantalupensis’

‘Athos’
Híbrido de origem francesa que corresponde ao tipo Charentais. Peso à volta dos 0,80kg.

‘Vedrantais’
Selecção bastante precoce de ‘Charentais’, também de origem francesa. A casca tem uma cor um pouco escura e a superfície é ligeiramente riscada.

‘De Bellegarde’
Cultivada desde há muito em França. Frutos de tamanho médio, de forma esférica, com os sulcos bastante marcados e por isso com folhos muito característicos. Cor da casca verde pálido com manchas escuras, que na maturação se converte num fundo esbranquiçado com as manchas amareladas; na zona dos sulcos é de cor verde mais escuro formando uma nervura estreita. Casca dura e fina. Polpa alaranjada, aromática e de sabor muito doce.

‘Ogen’
Variedade originária de Israel. Pertence ao tipo Cantaloupe. Frutos pequenos, de 0,500 a 1,200kg. Forma redonda, superfície lisa e casca com estrias não muito marcadas. Casca verde antes da maturação, ficando amarelada uma vez madura, fina e com a cavidade pequena. Polpa de cor verde claro e de aroma médio.

‘Haon’
Híbrido de origem israelita. Fruto de 0,600 a 2kg. Forma redonda, superfície lisa ou de rugosidade ligeira, com algumas riscas e com sulcos profundos e intervalados. Na maturação é de cor amarela. Casca fina e cor da polpa verde claro, com uma cavidade central média ou pequena.

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 13/01/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Faça um Comentário
Esta matéria tem 2 Comentários
  1. Josué Soares Reply

    Bom dia, queria alguma informação sobre o melão “yelow orange”

  2. Maria Zenilda Bezerra Reply

    Gostaria de saber o nome de um tipo de melão de casca amarelo claro e polpa esbranquiçada, não é doce e cheiro bem característico e forte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 13/01/2018 às 4:06 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)