Os 7 Melhores Substitutos do Mel

Para aqueles que adoram adicionar mel à sua dieta, encontrar um bom substituto do mel pode ser importante.

O consumo excessivo de mel pode elevar os níveis de açúcar no sangue ou até levar ao ganho de peso, de modo que algumas pessoas procuram outros adoçantes substitutos.

Outras pessoas preocupam-se com os potenciais riscos para a saúde de comer mel puro, como a presença de esporos de botulismo, enquanto que outras preferem uma opção mais barata em vez do medicinalmente benéfico, mel de trevo vermelho orgânico ou mel de manuka.

Embora as alergias ao mel sejam raras, elas existem, o que pode induzir alguém a procurar um ótimo substituto do mel para as suas necessidades culinárias.

Os 7 Melhores Substitutos Do Mel

Substitutos do mel

Existem alguns substitutos viáveis para o mel, incluindo pasta de tâmara, néctar de agave, melaço, xarope de arroz integral e xarope de ácer, entre outros.

Pasta de tâmaras

Pode não olhar para uma tigela de tâmaras e pensar nelas como um doce, mas as tâmaras têm uma doçura natural deliciosa que imita o mel quando usadas em determinadas receitas.

A pasta de tâmaras é também fácil de fazer em casa – basta misturar um punhado de tâmaras com água até chegar à consistência ou espessura adequadas.

Se usar pasta de tâmaras como um substituto do mel em sobremesas, pode usar aproximadamente duas vezes mais pasta de tâmaras do que a quantidade de mel.

A pasta de tâmaras é também uma excelente opção porque não é necessário colocar as tâmaras no frigorífico e podem ser guardadas por longos períodos de tempo sem se estragarem.

Néctar ou Xarope de agave

Um substituto do mel muito conhecido é o xarope de agave, embora a potência (doçura) seja muito mais forte que o mel tradicional.

O néctar de agave também tem uma consistência mais fina – o que significa que tem mais água – por isso irá querer usar uma quantidade mais pequena do que a quantidade de mel indicada na receita.

O que Procura?
Aspartame: Conheça 11 Riscos de Saúde Associados a Este Aditivo Alimentar Tão Comum

A maioria dos especialistas julga que que o xarope de agave é cerca de duas vezes mais doce que o mel, então cortar a quantidade da receita a meio pode ser uma boa orientação para usar este xarope como substituto.

Melaço

Melaço De Cana De Açúcar

Talvez a substância mais semelhante ao mel seja o melaço, e este é um substituto muito comum.

Pode usá-lo numa proporção de 1:1 na sua receita.

Esta é uma ótima escolha para aqueles que querem eliminar o processamento e pasteurização do mel comercial, sem gastar muito mais dinheiro num adoçante.

Xarope de malte de cevada

Embora este seja comummente um substituto para o melaço, o xarope de malte de cevada também funciona como um substituto do mel.

Feito a partir de cevada embebida e germinada, este xarope é usado há séculos como um adoçante natural que oferece alguns benefícios impressionantes para a saúde.

Xarope de arroz integral

Esta é uma excelente opção para um substituto do mel, mas tem notavelmente menos doçura que certas formas de mel.

Portanto, irá querer usar aproximadamente mais 25% de xarope de arroz integral numa receita do que a quantidade de mel requerida.

Esta é uma das poucas opções para um adoçante natural que não depende de subprodutos animais de forma alguma, tornando-o ideal para vegetarianos e veganos.

Xarope de ácer

O xarope de ácer é uma das opções de substituição do mel mais fáceis e uma que muitas das pessoas já têm nas suas cozinhas.

O sabor terroso, doce e saudável do xarope de ácer pode não o lembrar do mel imediatamente, mas tem um efeito adoçante semelhante em alimentos e sobremesas que pode tentar fazer sem mel.

Pode usar um pouco mais de xarope de ácer numa receita do que a quantidade de mel requerida, mas o sabor é bastante potente, portanto não exagere!

Açúcar mascavo

Outra substituição simples para o mel é o açúcar mascavo, e eles têm um nível de doçura muito semelhante, embora tenha uma consistência física diferente.

O que Procura?
O Que é o Mel de Acácia e Quais os Seus Benefícios

Deve usar um pouco mais de açúcar mascavo do que a quantidade de mel solicitada na receita, mas não use demais, pois o açúcar mascavado pode ser a fonte de doçura principal num prato.

Referências

http://online.liebertpub.com/
http://www.wseas.org/
http://www.sciencedirect.com/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/
http://www.sciencedirect.com/
http://pubs.acs.org/
http://www.pubhort.org/

06. outubro 2017 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *