Miradouros de Lisboa

Miradouros de Lisboa

Passear pela cidade e observá-la de locais privilegiados é um dos maiores prazeres para quem visita ou vive em Lisboa. Situados em várias colinas, os miradouros apresentam facetas muito diferentes e belas da cidade.

 

Junto ao Bairro Alto, o Miradouro de São Pedro de Alcântara abarca as zonas mais típicas e as mais modernas da cidade. Numa ponta podemos ver o Castelo, a Sé, a Baixa e uma pequena faixa de rio. Continuando pela profusão de pequenas casas todas equilibradas nas elevações, podemos identificar a Avenida da Liberdade, a Graça, o Jardim do Torel e o elevador do Lavra. A vista para a esquerda abarca ainda a parte mais moderna de Lisboa. O Sheraton, os hotéis sobranceiros ao Parque Eduardo VII e ainda uma pontinha das Amoreiras completam a imagem. Este miradouro permite uma visão muito particular da cidade e dos seus contrastes.

Do Castelo de S. Jorge a vista é também extraordinária. Fronteiro ao Jardim de S. Pedro de Alcântara, a vista parece muito semelhante. As casas encarrapitadas umas nas outras espalhando-se em várias direcções e os edifícios da Baixa Pombalina são os mesmos. A maior diferença está mesmo na visão do rio, ampla e serena.

Muito perto, embora noutra colina está o Miradouro da Senhora do Monte. Este é um ponto de observação sem a dimensão dos outros miradouros, com um pequeno jardim. No entanto, é também um dos pontos mais altos e como tal permite uma visão mais geral de toda a cidade, das suas casas e da sua luz tão característica.

Para quem prefere observar o rio e os barcos que entram e saem do porto, o local a visitar é o miradouro de Santa Catarina. Perto do elevador da Bica, está um pouco escondido, mas vale a pena a descoberta pois o panorama que lá se observa é único. Para ter uma imagem diferente da zona do Cais do Sodré e da margem Sul, este é certamente o local a visitar.

Existem ainda outros miradouros na cidade como o da Graça, o de Santa Luzia, em São Vicente de Fora, ou o de Belém. Estes são apenas alguns exemplos de formas de ver a cidade em toda a sua beleza e em todos os seus aspectos.

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 13/01/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Faça um comentário
Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 13/01/2018 às 3:00 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)