Modalidades Desportivas de Ginasio

Ano após ano, as modalidades disponíveis nos ginásios e health clubs vão aumentando. Quando a mais recente atinge o auge da popularidade e se prepara para estabilizar, aparece uma nova. São actividades extremamente atléticas, que pela sua duração (35 a 60 minutos), têm grande impacto ao nível dos benefícios cardiovasculares, para além de permitirem a já falada individualização do treino. 

Body Balance: Incide sobre uma componente de relaxamento e alongamento. «Conjuga técnicas de ioga, alongamento e método pilates. Ou seja, actividades muito calmas mas ao mesmo tempo intensas. A força é trabalhada na sua vertente isométrica. Promove a harmonia e a consolidação entre o corpo e a mente.» Altamente indicadas para os mais stressados.Foto:Solplay

RPM: Com uma metodologia e programação mais definida do que as vulgares aulas de “Indoor Cycling” (bicicleta estática), «pode ser potencializada para tornar o treino mais intenso do que aquilo que era possível fazer somente com as aulas de indoor».

Body Pump: Treino com barra e pesos. «Trabalha a resistência muscular, de todos os principais grupos musculares. É uma aula constituída por dez músicas diferentes, com a duração máxima de uma hora. Cada música permite trabalhar em cerca de cinco minutos, um grupo muscular específico com intensidades diferentes de pessoa para pessoa.» Consiste na adaptação dos exercícios que se faziam na musculação a uma aula de grupo: «Com esta modalidade, a musculação perdeu alguns dos tabus que lhe estavam associados, como por exemplo, a resistência das mulheres, por ser considerada demasiado masculina. A musculação tem efeitos extraordinários desde que realizada correctamente.»Foto:Solplay

Body Combat: «Trata-se de uma mistura de artes marciais, defesa pessoal e aeróbica, permitindo às pessoas que faziam aulas de defesa pessoal realizar treinos mais intensos.»

Meio Aquático: Onde antes existia apenas hidroginástica, «aparecem agora aulas de circuito – Jogging Aquático – com uma dinâmica diferente das aulas de Hidroginástica. As pessoas acolhem bem este novo tipo de modalidade, porque o meio aquático é muito aprazível.»
As modalidades de relaxamento têm tido algum êxito, pois cada vez mais as pessoas procuram os ginásios para aliviar o stress. Actividades que proporcionam auto-controlo e ensinam a reequilibrar as energias, como o caso do yoga, Tai-Chi, Método Pilates e Body Balance, actualmente num “boom” total.

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 13/01/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 13/01/2018 às 2:54 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)