Moleira

A moleira ou fontanela , no caso de um bebê, é um espaço que existe entre os ossos do crânio. Este espaço existe para permitir que o cérebro consiga crescer e desenvolver-se, sendo este intervalo ósseo o responsável por permitir um crescimento adequado ao nível cerebral.

moleira

A zona onde se encontra a moleira localiza-se na parte superior da cabeça, na sua frente. Ao passar a mão, por exemplo, nesta zona da cabeça da criança, conseguirá facilmente identificar a presença da moleira.

Este intervalo existe apenas nos bebés, não aparecendo em adultos. Isto porque depois de um ano e meio de idade a moleira deverá estar fechada, num processo de fecho que se iniciar ao final do primeiro ano de vida.

A moleira é fundamental para o desenvolvimento cerebral.

Em alguns casos, embora raros, pode ocorrer um fecho da moleira de uma forma mais precoce ao que deveria acontecer em casos normais.

Isto poderá ter consequências graves ao nível neurológico, e pode mesmo ser necessário recorrer a uma intervenção cirúrgica para correcção do problema.

O contrário poderá também ocorrer, isto é, um fecho tardio da moleira. Este fecho tardio poderá dever-se a tumores ou hidrocefalia, pelo que se deve ter em conta esta possibilidade e estar bem atento a sinais que indiquem um fecho tardio da moleira.

Informações que lhe podem ser Úteis:

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *