MSM (Metilsulfonilmetano): Entenda Para Que Serve, Efeitos Colaterais, e 7 Benefícios Incríveis

Embora possa nunca ter ouvido falar no MSM (metilsulfonilmetano), ele poderá ajudá-lo a obter um melhor estado de saúde geral, caso seja tomado de forma adequada.

MSM (Metilsulfonilmetano)

O que é o MSM?

Formalmente conhecido como metilsulfonilmetano, o MSM é um organossulfureto quimicamente inerte que pode ser encontrado em vários alimentos e bebidas.

Este composto tornou-se bastante popular em alguns círculos de saúde, pois sabe-se que muitas pessoas têm deficiência em compostos sulfúricos, apesar destes compostos não serem considerados um nutriente essencial.

Embora os compostos antioxidantes e anti-inflamatórios façam parte da constituição de muitos alimentos, como o alho, a cebola, os vegetais crucíferos, os ovos, as sementes e outras fontes de proteína, várias pessoas continuam a apresentar carências no consumo dos compostos sulfúricos mais poderosos.

Alimentos ricos em MSM

Este composto foi inicialmente isolado como um suplemento dietético, mas também poderá obtê-lo a partir de várias fontes alimentares que incluem:

  • Milho
  • Tomates
  • Acelga
  • Chá
  • Leite de vaca
  • Cereais integrais
  • Legumes
  • Framboesas
  • Maçãs
  • Café

Benefícios do MSM

Os Benefícios Do MSM (Metilsulfonilmetano) Para A Saúde

Os diversos benefícios do metilsulfonilmetano incluem a sua capacidade de reduzir a dor da osteoartrite, os cuidados de pele, a melhoria da saúde digestiva e o acelerar do processo de cicatrização, entre outros.

Osteoartrite

Um dos principais benefícios deste suplemento dietético é o alívio da inflamação em todo o corpo.

O metilsulfonilmetano é capaz de reduzir os sintomas produzidos por várias doenças crónicas como a osteoartrite, a gota, as dores de cabeça e a síndrome do intestino irritável (SII), entre outras.

Problemas Digestivos

Algumas pessoas utilizam o MSM para tratar problemas digestivos, mas a sua utilização só é eficaz quando se recorrem a doses moderadas deste composto.

Se você está a lutar contra uma DII, doença de Crohn, indigestão, inchaço, cólicas, diarreia ou obstipação, o uso deste suplemento poderá reforçar o seu sistema digestivo, que é o local onde funciona uma grande parte do nosso sistema imunitário.

Cuidados de Pele

Sendo um reconhecido composto antioxidante, o MSM é conhecido por reduzir o impacto dos radicais livres de oxigénio e diminuir o stresse oxidativo, o grande responsável pelo acne, manchas cutâneas, rugas, manchas da idade e outras condições inflamatórias da pele.

Alívio das Alergias

Ao fortalecer o sistema imunitário e regular a resposta inflamatória dos sistemas orgânicos do nosso corpo, este suplemento é capaz de inibir as reações alérgicas e reduzir a inflamação crónica.

Espasmos Musculares

Muitas pessoas, especialmente os atletas, usam este suplemento para reduzir a inflamação muscular, o que pode diminuir a tensão sobre o sistema nervoso e ajudar a reduzir os espasmos musculares indesejados, sobretudo após a realização de um treino.

Cuidados com o Cabelo

Se você luta desesperadamente contra a queda de cabelo, uma suplementação com metilsulfonilmetano poderá ajudar a estimular o crescimento de novos cabelos, devido ao impacto desta substância na circulação, no metabolismo e na inflamação.

Velocidade de Cicatrização

Uma investigação científica revelou que este suplemento dietético é capaz de agilizar a destoxificação do organismo, o que contribui para acelerar o processo de cicatrização, através da eliminação de toxinas e de outras substâncias indesejadas, reduzindo desta forma a tensão sobre o sistema imunitário.

Como usar o MSM?

Se for recomendado que utilize suplementos com MSM, é importante ter consciência que só deverá tomar a dose prescrita.

Para a maioria dos casos de doenças inflamatórias ou de dor articular, a dose indicada varia entre 2-6 gramas por dia, habitualmente dividida em três tomas diárias.

Este composto também poderá ser encontrado na forma de suplemento em pó, sendo a dose recomendada de 1-2 colheres de chá diluídas em água, por dia.

Efeitos Colaterais

Existem alguns efeitos colaterais inerentes à utilização do MSM que devem ser considerados antes de incluir este suplemento no seu regime de saúde, incluindo possíveis complicações da gravidez e interações medicamentosas nefastas.

Gravidez: se você está grávida ou a amentar, deverá evitar utilizar este composto pois ainda existem poucos estudos realizados à segurança da utilização desta substância em mulheres que se encontrem nestas situações.

Interações medicamentosas: o uso deste suplemento é conhecido por interagir mal com alguns fármacos, especialmente se estiver a tomar medicamentos anti-inflamatórios, para tratar a dor crónica ou para corrigir a hipertensão arterial. Existe uma quantidade muito limitada de estudos sobre as contra-indicações deste suplemento dietético.

Problemas gastrointestinais: alguns relatórios apontam efeitos negativos deste suplemento no estômago, podendo provocar ocasionalmente náuseas, diarreia ou vómitos, quando usado em excesso.

Referências

http://www.oarsijournal.com/
https://link.springer.com/
https://www.sciencedirect.com/
http://www.mdpi.com/
http://online.liebertpub.com/
https://www.ahcmedia.com/
http://cellvitamin.webmoa21.co.kr/
https://journals.humankinetics.com/

O que Procura?

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *