Nattokinase: 8 Benefícios, Dosagem, Perigos, Efeitos colaterais - Fotos Antes e Depois
Fotos Antes e Depois

Nattokinase: 8 Benefícios, Dosagem, Perigos, Efeitos colaterais

A nattokinase não está relacionada com nenhuma das quinases conhecidas. Trata-se de uma serina protease purificada e extraída do nattō, um alimento tradicional japonês produzido a partir da fermentação da soja com a bactéria Bacillus subtilis (natto).

Nattokinase, 8 Benefícios, Dosagem, Perigos, Efeitos Colaterais

“O Natto é considerado um alimento fibrinolítico milagroso.”

Tem uma forte atividade de dissolução de coágulos sanguíneos, reduz a pressão arterial e o colesterol elevado. O que destaca o seu grande potencial para uso no tratamento de doenças cardíacas. Leia mais para conhecer todos os benefícios da nattokinase para a saúde.

O que é?

A nattokinase, também conhecida como extrato de natto (subtilisina NAT ou orokinase) é uma enzima presente no natto, um produto de soja fermentado. É produzido quando a soja é cozida e depois fermentada pela adição de bactérias, Bacillus subtilis natto [ R ].

Foi descoberto (pelo pesquisador japonês Hiroyuki Sumi) e extraído do natto em 1987, quando se descobriu que o nattō dissolvia a fibrina artificial (uma proteína insolúvel envolvida na formação de coágulos sanguíneos).

Tem a mais alta atividade anti-coagulante (fibrinolítica) em comparação com outras enzimas, tornando-se um promissor potencial tratamento para doenças cardíacas R ].

Outra vantagem é que pode ser consumida como suplemento alimentar ou administrada por via oral [ R ] .

A enzima tem sido extensivamente estudada no Japão, Coreia e China. No entanto, apenas recentemente foi reconhecida pelas suas poderosas propriedades de dissolver coágulos sanguíneos [ R].

Mecanismos de Ação

Suplemento Nattokinase Em Cápsulas De Grau Terapêutico

Apesar do nome, a nattokinase não é uma enzima quinase, mas pertence à família das enzimas Serina proteases ou serina endopeptidases, que trabalham para quebrar outras proteínas. Os mecanismos de ação estudados em animais ou células humanas estão listados abaixo. [ R , R , R ]:

Dissolve diretamente a fibrina reticulada.

Aumenta a liberação de ativador do plasminogênio tecidual (t-PA) das células, que também quebra a fibrina.

Aumenta os níveis de uroquinase convertendo a prurocinase interna em uroquinase. Mais desta enzima levará a mais plasmina no sangue, responsável pela degradação da fibrina.

Inativa o inibidor do ativador do plasminogênio-1 (PAI-1). O PAI-1 inibe a formação de plasmina, que, como mencionado acima, degrada a fibrina.

Inibe a agregação plaquetária bloqueando a formação de tromboxane (substância liberada de plaquetas que causa coagulação sanguínea e constrição de vasos sangüíneos)

Benefícios da Nattokinase para a saúde

A nattokinase é considerada um suplemento seguro, extremamente poderoso, de baixo custo e totalmente natural para o tratamento de doenças cardíacas e cardiovasculares.

Pode baixar a  pressão arterial

Nattokinase Pode Baixar A pressão Arterial

A enzima inibe a enzima conversora de angiotensina, que causa o estreitamento dos vasos sanguíneos. A inibição dessa enzima pode estar envolvida na redução da pressão arterial [ R ].

Em dois ensaios clínicos (DB-RCT), um com 79 e outro com 86 indivíduos com pressão arterial elevada, o grupo que recebeu uma dose da enzima uma vez por dia durante 8 semanas reduziu a pressão arterial (sistólica e diastólica) em comparação com a grupo placebo.

Um dos estudos descobriu que a redução da pressão arterial foi mais significativa em indivíduos do sexo masculino R , R ].

Pode prevenir coágulos sanguíneos

A enzima tem o potencial de ser um tratamento para a trombose (formação de um coágulo sanguíneo dentro de um vaso sanguíneo).

Num ensaio clínico, 45 indivíduos foram divididos em 3 grupos e receberam nattokinase diariamente durante 2 meses: um grupo saudável, pacientes com risco de doença cardíaca e pacientes em diálise.

Os fatores de risco para doença cardíaca (fibrinogênio, fator VII e fator VIII) diminuíram significativamente em todos os grupos [ R ].

Num estudo realizado em 12 homens adultos saudáveis, uma dose única da enzima degradou a fibrina e diminuiu os níveis de fatores de coagulação, que estão envolvidos na coagulação do sangue.

O Seu efeito durou muito tempo (mais de 8 horas) em comparação com outras enzimas (ativador de plasminogênio tecidual, uroquinase) [ R ].

Em ratos, a atividade de dissolução do coágulo foi mais forte que a da plasmina ou elastase ] .

Em ratos com trombose, a enzima diminuiu melhor os coágulos sanguíneos que a solução de água salgada. Além disso, verificou-se que altas doses do suplemanto são tão eficazes na redução de coágulos sanguíneos quanto um conhecido agente anticoagulante (vermis quinase) [ R ].

Estudos realizados em células humanas sugerem que a enzima [ R , R ]:

Reduz os coágulos de fibrina 6 vezes mais eficientemente que a plasmina.

Aumenta a atividade de enzimas anticoagulantes (uroquinase, t-PA).

Reduz as enzimas pró-coagulação (PAI-1).

Melhora o fluxo sanguíneo

A nattokinase melhora o fluxo sanguíneo ao inibir a agregação de células sanguíneas (agregação plaquetária) e a formação de trombos.

Em ratos, uma dose elevada de nattokinase inibiu totalmente a formação de trombos, semelhante aos efeitos da aspirina, um conhecido afinador do sangue.

No entanto, a falta de efeitos adversos associados ao seu consumo sugere que pode ser um tratamento eficaz para melhorar o fluxo sanguíneo R ] [ R ].

Reduz o colesterol

Um estudo comparativo entre a nattoquinase e as estatinas (drogas redutoras de colesterol) verificou que ambos os tratamentos reduziram o colesterol total, o LDL (o colesterol “ruim”) e os triglicérides. No entanto, apenas a nattokinase aumentou o HDL (colesterol “bom”) [ R ].

Previne o endurecimento das artérias

A suplementação diária de nattokinase foi notavelmente melhor na redução do tamanho da placa (redução de placa de 36,6%) que causa endurecimento das artérias ( aterosclerose ) em comparação com o tratamento com estatinas (redução de placa de 11,5%) em 82 pacientes.

Os mecanismos pelos quais reduz os níveis de colesterol e diminui o tamanho da placa que resulta na prevenção do endurecimento das artérias podem ser diferentes [ R ].

Reduz o risco de acidente vascular cerebral

Os níveis elevados do fator de von Willebrand (FVW, um mediador liberado pelos vasos sanguíneos danificados que aumentam o risco de formação de coágulos) estão associados ao risco de acidente vascular cerebral [ R ].

Num estudo realizado em 79 pacientes hipertensos, o FVW foi reduzido em 15% no grupo que tomou nattokinase, comparado ao grupo placebo que não teve nenhuma mudança consistente durante 8 semanas.

O consumo da enizma foi também associada a uma redução na Pressão arterial sistólica e diastólica. Esta redução foi observada em ambos os sexos, mas foi mais robusta nos homens.[ R ].

Pode tratar a doença de Alzheimer

Alzheimer

Em ratos, a enzima ajudou a controlar os fatores que caracterizam a doença de Alzheimer R ].

Alguns fatores, que são elevados no Alzheimer, diminuíram com o consumo de nattokinase oral (acetilcolinesterase, TGF- β, Fas e IL-6).

Entretanto, outros fatores, que são geralmente baixos, aumentaram após o tratamento com a enzima (BDNF e IGF-1) em comparação com ratos não tratados com características de doença de Alzheimer.

Assim, a enzima pode ser uma potencial terapia potencial para o tratamento da doença de Alzheimer R ].

Nas células, também degrada as fibrilas amilóidesagregados proteicos muitas vezes encontrados em casos de doença de Alzheimer [ R ].

Pode tratar a doença celíaca

Em células, a nattokinase degradou eficientemente partes da gliadina, um componente do glúten. Por isso, pode ser um novo potencial tratamento para a intolerância à gliadina, conhecida como doença celíaca [ R ].

Efeitos colaterais, efeitos adversos e perigos

Benefícios Da Nattokinase Para A Saúde

A nattokinase é geralmente segura para consumo desde que nenhum efeito secundário seja relatado. Isto porque não foram relatados efeitos colaterais em testes clínicos realizados em humanos e no fato de que a enzima faz parte da dieta japonesa há mais de 1000 anos [ R , R , R ].

Relatórios sugerem que o natto contribui significativamente para a longevidade do povo japonêsO acúmulo de lipofusina (pigmento da idade) é considerado uma marca do envelhecimento. A esse respeito, o extrato de natto mostrou atrasar o acúmulo de lipofusina no nematóide, Caenorhabditis elegans.

No entanto, são necessários mais estudos em humanos para estabelecer completamente o seu perfil de segurança.

Limitações e Advertências

Muitos dos benefícios descritos, foram estudados apenas em células ou animais. Embora sejam descobertas significativas, esses benefícios podem não se aplicar aos seres humanos. Por esse motivo, são necessários mais estudos em seres humanos.

Interações medicamentosas

A nattokinase liga-se à heparinaum glicosaminoglicano usado como droga anticoagulante. Dependendo do comprimento de cadeia da heparina, a enzima pode interferir nas funções desta.

Para além disso, também se pode ligar a outros glicosaminoglicanos [ R ].

Uma vez que a substância pode causar afinamento do sangue, não deve ser associada a outros agentes de afinamento do sangue, como a aspirina ou a varfarina, pois pode aumentar o risco de hemorragia cerebral em pacientes com doença dos pequenos vasos cerebrais [ R ].

Existe também um risco de coagulação das válvulas cardíacas mecânicas se a nattokinase for substituída pela varfarina R ].

Nattokinase em combinação com outros suplementos

Arroz vermelho fermentado

A combinação de nattokinase com arroz vermelho fermentado é mais eficaz na redução do colesterol que a enzima tomada sozinha.

Num ensaio clínico (DB-RCT), 47 indivíduos com níveis elevados de colesterol (hiperlipidemia), receberam apenas nattokinase, nattokinase com extrato de arroz vermelho fermentado, ou placebo, durante 6 meses.

O tratamento apenas com nattokinase começou a diminuir os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue no último mês do estudo.

No entanto, a terapia combinada de (nattokinase e arroz vermelho fermentado) reduziu os níveis de LDL, colesterol total e triglicerídeos e aumentou o HDL, a partir do primeiro mêR ].

É importante perceber que até o próprio arroz vermelho fermentado pode oferecer esses bons resultados, possibilidade que não foi explorada neste estudo.

Tomar nattokinase com arroz vermelho fermentado pode também reduzir o ácido úrico e, portanto, pode ser útil na redução da inflamação, gota e pedras nos rins R ].

Serina proteases de Streptomyces

Um subproduto da bactéria Streptomyces omiyaensis pode aumentar a eficácia da enzima.

Em células, uma enzima serina protease de baixa concentração de Streptomyces omiyaensis aumentou a atividade da nattokinase na redução de coágulos sanguíneos [ R ].

Dosagem / Como Tomar

A atividade da nattokinase é medida em FU (ou UF), o número de unidades fibrinolíticas (FU).

Com base em estudos aplicados em humanos, 2.000 UI parece ser a dose ideal R , R , R ].

Como Fazer Natto Caseiro

O processo tradicional de fermentação da soja para fazer o natto é simples e direto, e pode ser feito facilmente em casa. A bactéria Bacillus subtilis é o iniciador utilizado para fazer o alimento.

Os ingredientes necessários são:

  • Soja (feijão-soja) orgânica integral seca
  • Pó de natto, com colher de medida incluída (que contém as bactérias Bacillus subtilis que fermentam a soja).

Panela de cozedura lenta

Equipamento necessário: Panela de cozedura lenta (slow cooker, crock-pot), 1 tigela grande, e seis recipientes de vidro resistentes ao calor.

Molhe a soja: Coloque a soja enxaguada na tigela pote e cubra com água suficiente para submergir todos os feijões. Usamos cerca de 1 parte de feijão de soja para 3 partes de água. Mergulhe o feijão durante a noite por 12 horas. Os feijões triplicarão em tamanho.

Cozinhe o feijão na Panela de cozedura lenta: Coloque os grãos de soja que tiverem de molho, na panela e feche a tampa. Cozinhe a 195 ° F / 90 ° C durante cerca de 7-8 horas, ou até que os grãos estejam macios o suficiente para quebrar facilmente com os dedos. Escorra e coloque os grãos cozidos numa tigela grande.

Prepare a solução para fermentar a soja: Dissolva uma colher de medição especial de natto em 2 colheres de chá / 10 ml de água pré-fervida ou esterilizada e depois arrefecida.

Adicione o iniciador de fermentação à soja cozida: Despeje a solução natto sobre os grãos quentes e mexa cuidadosamente com uma colher de aço inoxidável esterilizado. Nota: Certifique-se de que os grãos de soja ainda estejam quentes.

Nota: Depois de feito, o natto pode permanecer na geladeira durante 3-4 dias. Não deve ser consumido quando existe a presença de um forte cheiro de amônia.

Dicas: Certifique-se de que todas as panelas, tigelas, recipientes e utensílios usados ​​para fazer o natto são esterilizados. Antes de consumir, deve colocar na geladeira por pelo menos 12 horas.

Pode ser armazenado no congelador e descongelado para uso posterior.

Experiências de usuários

Alguns consumidores já tomam a nattokinase à alguns anos para tratar o endurecimento das artérias, pressão alta ou trombose venosa profunda. Funcionou para eles sem causar efeitos colaterais.

Um usuário do suplemento descobriu também que a enzima eliminou o fungo candida do intestino.

Outros usuários notaram sangramento excessivo (do nariz, ou após um simples corte) e hematomas (de pequenos traumas).

Preços e Onde Comprar?

O suplemento na forma de cápsulas pode ser adquirido em qualquer loja de produtos naturais, seja em lojas físicas como online. Os preços variam consoante a marca, o nº de cápsulas, e os mg presentes em cada suplemento.

No entanto, as melhores marcas, ou as mais reconhecidas (solgar, biovea, Now) variam entre 20 a 30€ (para Portugal) e R$120.00 a R$190.00 (para o Brasil).

Outras Referências

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/

Atualizado em 27 Abril 2018

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *



Seguir fotosantesedepois.com

Siga-nos na rede social Facebook e receba dicas sobre os temas de saúde mais atuais.

Facebook Fotos Antes e Depois
Receber Dicas de Saúde?

Se está interessado/a em receber no seu Email, dicas de saúde, remédios caseiros..., subscreva a nossa newsletter.

Contacte-nos

© 2018 Fotos Antes e Depois | Politica de Privacidade