Nebulização para Sinusite

Numa crise de sinusite, existem vários medicamentos e tratamentos que podem ser feitos, no sentido de tratar o problema e aliviar os sintomas. Um dos tratamentos mais eficazes no alívio dos sintomas é a nebulização.

soro fisiológico

Este método consiste na inalação de vapores, com ajuda de uma máscara ligada ao aparelho nebulizador. Seja para crises de sinusite aguda ou crônica, a nebulização é um método seguro e útil para aliviar o congestionamento e outros sintomas.

O paciente com sinusite deve fazer 2 a 3 nebulizações diárias, cada uma durante 20 minutos. Conheça de seguida os benefícios deste método, e ainda, vários tipos de nebulização, onde se incluem a nebulização com soro fisiológico e várias nebulizações com plantas medicinais.

Benefícios da nebulização para sinusite

A nebulização é um método através do qual se consegue humidificar e desobstruir as vias respiratórias, ao mesmo tempo que acalma a inflamação dos seios da face.

Ao humidificar as vias aéreas superiores, as secreções tornam-se mais fluidas, facilitando dessa forma a sua eliminação. Isso levará ao descongestionamento das vias respiratórias, facilitando a respiração. Além disso, é ainda um método de administração de princípios ativos (medicamentos) através da sua inalação.

Contraindicações da nebulização para sinusite

A nebulização com soro fisiológico não tem quaisquer contraindicações no tratamento da sinusite, podendo ser utilizada por adultos, crianças e bebés, e até, por gestantes. Já no que diz respeito à utilização de plantas medicinais, apesar de não existirem contraindicações, deve consultar antes o seu médico, devido ao risco de toxicidade ou de interação com outros medicamentos.

Nebulização para sinusite com soro fisiológico

Uma das melhores formas de ajudar a aliviar os sintomas da sinusite é através de nebulizações com soro fisiológico. Para fazer a nebulização com soro fisiológico em casa, basta colocar entre 5 a 10 ml de soro no copinho do aparelho, e depois, respirar pela máscara ou colocá-la perto das narinas.

Depois, é instalar-se confortavelmente num sofá ou sentado numa cama, e manter-se aproximadamente 20 minutos a fazer a nebulização. Não deve fazer este tratamento deitado, pois irá favorecer a aspiração da secreção nasal.

Tratamento natural para sinusite através da inalação de vapores de plantas medicinais

Para quem não tem o aparelho nebulizador, há outras soluções também elas bastante úteis e eficazes. A inalação de vapores de plantas medicinais é um método natural utilizado desde sempre, através do qual conseguirá aliviar os sintomas da sinusite.

Para fazer este tratamento natural, tem apenas de fazer um chá com a planta medicinal pretendida. Pode escolher entre casca de laranja e limão, folha de eucalipto, camomila ou buchinha do norte.

Depois de arrefecer um pouco, coloque o chá numa bacia e posicione-se de forma a ficar inclinado sobre o chá. Por fim, basta inspirar o seu vapor durante 20 minutos. Não deve inalar logo que o chá esteja pronto, pois o ar muito quente poderá queimar e lesionar as suas vias respiratórias.

Tratamento caseiro para sinusite através de nebulização com água do chuveiro

Outra opção para quem não tem um nebulizador é a inalação de vapor e água quente. De seguida pode aprender a fazer nebulização em casa e dessa forma, aliviar os sintomas da sinusite.

Entre no seu banheiro e feche a porta. Depois, basta ligar a água do chuveiro na temperatura máxima até se criar um ambiente cheio de vapor. Por fim, tem apenas de sentar-se e ficar nesse ambiente durante aproximadamente 15 minutos, várias vezes ao dia.

Este tratamento irá aliviar imediatamente os sintomas. Apesar de este tratamento caseiro para sinusite ser de fácil execução e conveniente para quem não tem o aparelho nebulizador, a verdade é que acarreta um custo alto, devido ao gasto elevado de água quente.

Além disso, apenas deve fazer este tratamento em banheiros sem bolores e limpo. Caso contrário, estará a arriscar-se a inalar também bactérias e fungos, que irão tornar o seu estado bem pior.

Informações que lhe podem ser Úteis:

Faça uma Pergunta ou Comentário
Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 15/01/2018 às 10:39 horas por: Filipe