O Que Comer Quando Está Com Diarreia e Dor no Estômago

Enquanto estiver a lidar com uma diarreia, poderá questionar-se acerca dos melhores alimentos / mais indicados para comer, que serão seguros e calmantes para um sistema digestivo que está em tumulto.

Certamente não quererá evitar todos os alimentos, mas precisará de escolher os alimentos certos para ajudá-lo a abrandar as coisas.

A dieta básica conhecida por Dieta BRAT) (de: “bananas, rice, applesauce and toast”; em português: “bananas, arroz, compota de maçã e torradas”) deixou de ser a dieta de eleição para problemas intestinais, pois é muito restritiva.

Além disso, se a sua diarreia for causada pela síndrome do intestino irritável (SIR), a dieta BRAT pode não ser a mais adequada (especialmente devido à compota de maçã).

O Que Comer Quando Está Com Diarreia E Dor No Estômago

Se a diarreia for grave ou durar mais do que dois dias, pode ser um sinal da existência de um problema subjacente sobre o qual deverá falar com o médico.

Aqui fica a lista de alimentos que podem acalmar a seu aparelho digestivo:

Bananas

Banana

As bananas são suaves e fáceis de digerir, tornando-as uma boa escolha para sossegar o seu irritado sistema digestivo.

Como bónus, o elevado nível de potássio que está presente nas bananas ajuda a repor os níveis de eletrólitos que em baixo devido às crises severas de diarreia.

As bananas também são ricas em pectina, uma fibra solúvel que ajuda a absorver líquidos nos intestinos e, assim, a mover as fezes calmamente.

Isto tanto pode ajudar a abrandar a diarreia como a reduzir a obstipação. Coma uma ou duas bananas para ajudar a restaurar o equilíbrio do seu sistema digestivo.

Arroz Branco

Arroz Branco

O arroz branco é facilmente digerido e é rico em hidratos de carbono. O arroz também é aglutinador, o que significa que pode ajudar a consolidar as suas fezes soltas.

Enquanto estiver com diarreia, coma o seu arroz simples ou use um caldo de galinha para cozinhá-lo.

Evite molhos picantes, gordurosos, oleosos ou à base de produtos lácticos, pois não é recomendado consumi-los quando está com diarreia.

Pão branco, panquecas e massas (macarrão)

Embora o trigo integral seja geralmente uma opção mais saudável, é melhor comer pão branco e outros produtos com farinha branca, como panquecas e massas, enquanto estiver a lidar com uma diarreia.

O pão branco tem pouca fibra, por isso é fácil digerir. Como você também não quer consumir uma grande quantidade de gorduras nem de açúcares, enquanto estiver com diarreia, tenha cuidado com a manteiga, a margarina, o mel, as geleias ou o melaço.

Além disso, evite produtos sem açúcar que utilizem álcoois de açúcar. O mesmo se aplica às massas: um pouco de azeite ou de manteiga não deverá provocar grnades problemas, mas evite molhos picantes, oleosos ou à base de leite.

Puré de batata

Purê De Batata

As batatas são uma boa opção de comida caseira e também são ricas em potássio. Embora as cascas sejam muito nutritivas, deverá evitar comê-las enquanto estiver com diarreia.

Por isso, as batatas descascadas são as melhores. Cozinhe ao vapor, leve ao microondas ou coza as suas batatas. Adicionar um pouco de sal é bom para dar sabor, mas evite utilizar muita manteiga, margarina, nata azeda ou molho.

Uma grande quantidade de gorduras e óleos pode irritar o seu sistema digestivo sensível e contribuir para o aumento das cólicas intestinais.

Frango ou carnes magras cozidas, assadas ou grelhadas

Frango Assado

Devido à sua natureza suave, o frango cozido ao vapor é uma fonte de proteínas facilmente digerida. Ele constitui uma forma bastante segura de fornecer alguns nutrientes ao seu corpo.

Contudo, não lhe adicione condimentos e evite utilizar óleos ou manteiga na sua confeção.

Se você não possui um vaporizador ou achar que não consegue cozer o frango ao vapor, pode assá-lo ou grelhá-lo, em alternativa.

Certifique-se apenas que o rega frequentemente com água ou caldo de galinhas, para que ele não seque. Também se aceitam as febras de perú, a carne bovina, o porco e o peixe.

Iogurte

Iogurte

Você irá querer evitar a maioria dos produtos lácticos, durante os episódios de diarreia aguda. No entanto, o iogurte é uma exceção a esta regra.

Procure iogurtes que contenham culturas bacterianas vivas ou ativas, ou mais especificamente Lactobacillus acidophilus e Bifidobacterium bifidum.

Leia o rótulo cuidadosamente e escolha uma marca que não tenha um teor em açúcar muito elevado e que não contenha adoçantes artificiais.

Ambos podem contribuir para a produção de gases intestinais excessivos e fezes soltas. Se for intolerante à lactose, procure variedades que não contenham lactose.

Canja de galinha (caldo de galinha)

Caldo De Galinha

A vovó tinha mesmo razão – o caldo de galinha é boa para qualquer coisa que você tenha, incluindo a diarreia.

A sopa passada pode ser extremamente calmante mas a canja de galinha contém os nutrientes e eletrólitos necessários para ajudar a substituir os que foram perdidos por causa das repetidas crises de diarreia.

Se for servida quente, proporcionará um conforto extra ao seu estômago dorido.

Aveia, farina ou creme de trigo

Cereal Farina

Estes reconfortantes cereais de pequeno-almoço são boas opções, mas também poderá disfrutar dos cornflakes. A aveia possui fibras solúveis, razão pela qual pode ser recomendada como agente de volume para dar consistência às suas fezes, quando você está com diarreia.

Tenha em mente que deverá limitar o consumo de açúcar, mel ou produtos lácticos que normalmente adiciona aos cereais quentes ou frios.

Em alternativa, poderá adicionar uma banana aos cereais ou à aveia para adoçá-los e usufruir também das suas propriedades benéficas.

Vegetais

Os vegetais fornecem importantes nutrientes, pelo que deverá incluí-los na sua alimentação, enquanto estiver com diarreia.

No entanto, deverá descascá-los, remover-lhes as sementes e cozinhá-los. As cenouras, os feijões-verdes, as beterrabas, a abóbora bolota e a courgette descascada são algumas opções a ter em conta.

Se nunca experimentou cenouras cozidas a vapor ou aquecidas no microondas, ficará surpreendido com o quão doces e saborosas elas são.

Deverá também evitar consumir vegetais que possam causar gases ou que sejam mais difíceis de digerir, incluindo os brócolos, a couve-flor, os pimentões, as ervilhas, os vegetais de folhas verdes e o milho.

Pretzels e bebidas desportivas

Quando você está com diarreia, perde eletrólitos (sais) que deverão ser substituídos.

As bolachas pretzels são feitas de farinha branca e sal e são cozidas ao forno, pelo que constituem uma boa opção para repor esses eletrólitos perdidos. T

ambém pode utilizar bebidas desportivas de substituição como a Gatorade, por exemplo.

Quando vou começar a sentir-me melhor?

Uma dieta ligeira não fornece uma variedade nutricional suficiente para ser saudável a longo prazo.

Quando começar a sentir-se melhor e o seu estômago começar a acalmar-se, volte a fazer uma dieta menos restritiva, disfrutando especialmente de uma grande variedade de vegetais, frutas e cereais integrais.

Mas não encomende logo uma pizza – o seu sistema digestivo ainda pode precisar de algum tempo para se recuperar totalmente! Em vez disso, experimente comer sopas, vegetais cozidos ao vapor e carnes brancas, como o frango ou o peru.

Uma palavra final

Não é nada agradável suportar uma crise ocasional de diarreia. No entanto, com as sugestões alimentares que lhe fizemos anteriormente, poderá escolher alimentos que não irão irritar ainda mais o seu sistema digestivo.

Se a diarreia durar mais de dois dias, se tiver febre, estiver desidratada, tiver sangue ou pus nas fezes ou sentir uma dor intensa, consulte o seu médico imediatamente!

Se achar que está a lidar com episódios repetitivos de diarreia, deverá falar com o seu médico acerca da situação pois eles poderão sugerir a existência de uma condição médica subjacente.

Continua » Alimentos a Evitar Quando Você Tem Diarreia (Alimentos Proibidos)

Referências

https://www.niddk.nih.gov/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27382323
https://medlineplus.gov/
https://familydoctor.org/
https://www.oregonclinic.com/diets-BRAT
http://www.mayoclinic.org/symptoms/

O que Procura?

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *