Fotos Antes e Depois

Cuidados a ter para prevenir Doenças nos olhos

O que dizem os nossos olhos

Desde a fase pré-natal, é importante o aconselhamento genético assim como os exames pré-natais que ajudam a prevenir ou até mesmo evitar sequelas hereditárias ou infecciosas.

Nascimento: É de grande importância o diagnóstico de doenças hereditárias e congênitas, como tumores intraoculares, glaucoma, má formação e síndromes com acometimento do olho.

0 a 7 anos: Fase de desenvolvimento sensório-motor da visão. A medida da acuidade visual deve ser avaliada a partir dos três anos. É importante tratar precocemente problemas como o estrabismo, catarata ou qualquer outra doença que possa comprometer o desenvolvimento da visão.

20 anos: Provável estabilização dos problemas de grau, variando de paciente para paciente.

40 anos: Início da chamada “vista cansada”, necessitando do uso de óculos para perto. A incidência de doenças como glaucoma aumenta. É necessária a medida da pressão ocular periodicamente.

A partir dos 50 anos: Maior incidência de doenças degenerativas retinianas e catarata. As doenças sistêmicas têm maior repercussão no exame de fundo de olho, que pode evidenciar sinais de doenças como hipertensão arterial, diabetes mellitus e doenças reumáticas.

IMPORTANTE: Após o falecimento, a doação dos olhos pode representar o prolongamento da vida, visto que os receptores das córneas doadas terão chance de voltar a ter visão.

Informações adicionais:

TRATAMENTO DO GLAUCOMA

1- Medicação – Usam-se vários medicamentos para controlar o Glaucoma, em gotas oculares e pomada, e também em comprimidos. Em muitos casos, estes tratamentos são suficientes para controlar o Glaucoma.

2- Raios Laser – Usam-se quando as medicações não conseguem controlar a pressão ocular, e o avanço das lesões dos campos visuais (visão lateral).

3- Cirurgia – Quando não é possível controlar o Glaucoma, e as lesões na visão lateral, estudadas por perimetria, ameaçam atacar a visão central, causando cegueira.

07. junho 2010 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *