O que Faz a Pessoa Peidar Fedorento a Toda a Hora - Fotos Antes e Depois
Fotos Antes e Depois

O que Faz a Pessoa Peidar Fedorento a Toda a Hora

Apesar de constrangedora, a flatulência é um processo natural do corpo humano e, sem dúvidas, indispensável.

A liberação de peidos, tanto intestinais como estomacais, pode revelar muito do que ocorre dentro do nosso corpo durante os processos metabólicos.

Dessa forma, é bom ficar atento aos sinais: odor desagradável e dores abdominais, que podem indicar problemas mais sérios.

O Que Faz A Pessoa Peidar Fedorento

Neste artigo vai ficar a conhecer quais os alimentos causadores do peidar fedorento. Bem como a forma como deve comer durante as refeições.

Do que são compostos os gases?

Do total de elementos que constituem os peidos, 99% é composto por Gás Carbônico, Metano, Oxigênio, Nitrogênio e Hidrogênio. Mas ao contrário do que muito se imagina, esses gases são inodoros.

O grande vilão é o sulfeto de hidrogênio – conhecido também como ácido sulfídrico.

O sulfeto de hidrogênio compõe o 1% restante dos gases e é comumente gerado a partir da ingestão de alimentos que contenham enxofre em sua composição. Logo, não é difícil perceber que uma dieta rica em enxofre é precursora em odores desagradáveis.

Como ocorre a formação e a liberação de peidos no nosso corpo?

Bebê A Peidar Fedorento

Como evidenciado anteriormente, existem dois tipos de gases: estomacais e intestinais.

  • Gases estomacais: ao falar e ao se alimentar, é normal engolir volumes consideráveis de ar. O ar é, então, expelido através da boca – o que conhecemos como arroto.
  • Gases intestinais: produzidos a partir da degradação – por meio de da ação de bactérias presentes na cavidade gástrica – de carboidratos, lipídios e proteínas contidas nos alimentos.

 A tendência é que grande parte dos gases provenientes das reações metabólicas do organismo seja expelida pelo arroto. Entretanto, ao invés de se dirigirem ao esôfago, os gases retornam ao intestino e são liberados pelo ânus.

Quais são as possíveis causas do peidar fedorento?

As Causas Do Peidar Fedorento

Na maioria dos casos, o aumento na produção de gases está estritamente ligada a uma dieta rica em enxofre e carboidratos, mas esse assunto será abordado mais detalhadamente a seguir. Por hora, citaremos outros fatores que ajudam a piorar o quadro:

Mascar chicletes/ falar muito durante as refeições/ ter dificuldade para respirar/ fumar: o que todos esses itens têm em comum? Bom, ao realizá-los, você aumentará a sua deglutição de ar. Não é nem preciso dizer que, todo ar que entra, precisa sair.

Mastigar pouco/ comer muito rápido: esses hábitos interferem diretamente no processo de digestão, principalmente no caso dos alimentos que começam a ser digeridos na boca – que é o caso dos alimentos ricos em carboidratos.

Sedentarismo: pessoas sedentárias tendem a apresentar um metabolismo mais lento, o que favorece a fermentação dos alimentos.

Antibióticos: podem causar desequilíbrio intestinal, já que seu uso atinge diretamente a flora bacteriana. Ao suspender o uso, esses efeitos deixam de existir.

Diverticulite/ prisão de ventre/ gastroenterite/ intolerâncias alimentares: pessoas que apresentam as condições citadas encontram dificuldades na hora de evacuar. As fezes retidas acabam sofrendo fermentação pelas bactérias presentes nas mucosas do intestino e, com isso, mais gás é formado.

Ansiedade: a ansiedade pode intensificar o trânsito intestinal, o que não é bom, já que alimentos parcialmente digeridos serão encaminhados ao cólon e servirão de substrato para mais bactérias.

Alimentos que causar a emissão e o mau cheiro dos gases

Retomando o ponto fundamental do post, alimentos com alta taxa de enxofre e carboidratos, sem dúvida, potencializam a emissão e o odor dos peidos.

É certo que,o processo de digestão e ação de cada alimento no organismo varia de pessoa para pessoa. Por isso, abordaremos de forma ampla, os possíveis alimentos que propiciam essas disfunções:

Alimentos que aumentam a produção de peidos: abacate, ameixa, alcachofra, beterraba, batata, banana, bebidas gaseificadas, caju, carnes, cenoura, café, chá, chocolate, ervilha, espinafre, embutidos, frituras, grão de bico, jaca, leite e derivados, manga, melão, morango, mandioca, nabo, pepino, pimentão e rabanete.

Alimentos que deixam os gases mais fedorentos: alho, alho-poró, bacalhau, batata doce, brócolis, cebola, camarão, carne de porco, couves, feijão, gérmen de trigo, mexilhões, lentilha, ovo, peixes, repolho e soja.

Diagnóstico e tratamento

Tratamento Para Peidar Fedorento

Embora a flatulência seja necessária para o funcionamento e o equilíbrio do nosso metabolismo, ela pode causar um incômodo bem desconfortável e ser um possível sinal de alerta para doenças mais graves.

O surgimento de cólicas, inchaço, perda de apetite, prisão de ventre, dores de cabeça e nas costas, azia, frequentes falta de ar, sugerem que você consulte um médico para obter um diagnóstico mais detalhado.

Enquanto isso, confira dicas que podem ajudar a minimizar o desconforto:

  • Evite mascar chicletes;
  • Coma devagar;
  • Evite falar durante as refeições;
  • Faça massagens que estimulem a liberação dos flatos;
  • Pratique exercícios;
  • Fume menos;
  • Beba bastante líquido – em especial, água;
  • Aposte em hortaliças verde-escuras;
  • Prefira iogurtes naturais com lactobacilos que favoreçam a digestão;
  • Priorize carnes pouco gordurosas – assadas e grelhadas;
  • Prefira leite e derivados que não tenham lactose em sua composição;
  • Aposte em um preparado de água morna com limão (caso não sofra com refluxo ou gastrite) – a acidez do limão otimiza a produção de ácido clorídrico utilizado na digestão.
  • Os chás costumam ser ótimos aliados no combate aos gases – aposte em boldo, hortelã-pimenta, erva-doce, tomilho, chá verde com hortelã, espinheira santa, erva cidreira, melissa e folha de abacateiro.
  • Recorra a medicamentos – os mais indicados são: Simeticona, Dimeticona, Almeida Prado 46, Finocarbo, Colimil, pastilhas de carvão ativado, entre outros.

Como já dito anteriormente, não hesite em procurar por auxílio médico. Não deixe de conferir a bula dos medicamentos e, em caso de dúvidas, não se automedique.

Os dados expostos nesse post têm a intenção apenas de informar as possíveis causas e cuidados. Mas, em nenhum momento, eles são capazes de substituir a opinião de um profissional da área.

Descubra se Peidar Toda Hora Faz Bem ou Mal, ou se Significa alguma doença

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *



Seguir fotosantesedepois.com

Siga-nos na rede social Facebook e receba dicas sobre os temas de saúde mais atuais.

Facebook Fotos Antes e Depois
Receber Dicas de Saúde?

Se está interessado/a em receber no seu Email, dicas de saúde, remédios caseiros..., subscreva a nossa newsletter.

Contacte-nos

© 2018 Fotos Antes e Depois | Politica de Privacidade