O Que Faz um Bebê Recém Nascido - Fotos Antes e Depois
Fotos Antes e Depois

O Que Faz um Bebê Recém Nascido

Quando um bebê nasce, a ideia que fica é que um bebê apenas sabe dormir, mamar e fazer as suas necessidades. Contudo, um bebê recém nascido tem já várias aptidões, que o tornam apto a desenvolver novas habilidades e capacidades. Conheça de seguida o que faz um bebê recém-nascido.

Aptidões de um bebê recém nascido

Apesar de o bebê recém nascido dormir boa parte dos primeiros tempos, na realidade ele já consegue ouvir, ver, sentir cheiros e sabores. Por exemplo, o bebê recém nascido consegue nos primeiros dias ver até 20 cm de distância, e como tal, quando está a mamar, consegue observar o rosto da sua mãe, mesmo que ainda um pouco desfocado.

Quanto aos cheiros e sabores, o bebê recém nascido sente já a diferença entre cheiros mais agradáveis ou fortes, e entre alimentos mais doces ou amargos. Por essa razão é necessário cuidado para não usar produtos de higiene, limpeza, ou mesmo perfumes, com odores muito intensos.

Já no que diz respeito à sua audição, ela já está bastante desenvolvida, conseguindo nos primeiros dias ouvir e reagir a sons mais altos. A capacidade de ouvir começa a desenvolver-se no quinto mês da gestação, continuando após o nascimento até ficar mais apurada. Assim, sons mais altos, como o próprio choro da criança, provocam uma reação na criança.

Inicialmente, o bebê recém-nascido não tem como comunicar. Assim, a única forma que ele tem para demonstrar o que sente é através do choro. Assim, nesta fase o choro é sinal de fome, cólicas, ou de desconforto por ter a fralda suja.

Quanto às suas capacidades motoras, um bebê recém nascido é capaz de virar a cabeça para os dois lados, torcer-se, e ainda, fechar as mãos em torno de alguma coisa. Um dos movimentos é o da busca do peito da mãe para poder mamar.

Todas estas capacidades irão evoluir com o tempo, permitindo ao bebê desenvolver-se a nível motor e cognitivo.

Atualizado em 05 agosto 2014

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *