O Que fazer em caso de Acidente na Estrada

Proteger a vítima e os seus acompanhantes, pedir ajuda e efectuar os primeiros socorros, são as três regras a ter em conta quando se assiste a um acidente na estrada. Mas qual a ordem por que devem ser efectuados? Tudo depende do grau de urgência.

O que fazer em caso de acidente na estrada?

• Proteger a vítima: estacione o seu veículo correctamente, desligue o carro acidentado e instale o triângulo de pré-sinalização a 200 metros do acidente.

• Não mexa num ferido, a não ser que este esteja sob perigo iminente. Se o condutor estiver inconsciente dentro do seu veículo que se encontra em chamas, retire-lhe os pés dos pedais, deslize o seu braço por debaixo dos braços, segurando-lhe o queixo e mantendo-lhe a cabeça direita; com a outra mão, retire-o do carro pressionando-o contra si. Se a vítima estiver deitada no meio da estrada, puxe-a pelos tornozelos sem modificar o eixo do corpo; coloque-a ao abrigo dos carros.

• Faça um rápido ponto da situação do acidente: a vítima consegue falar? Respira? Sangra? Se necessário, pode efectuar os primeiros socorros de urgência (vide hemorragias e paragem cardio-respiratória).

• Telefone de imediato para o 112 ou para os bombeiros, tendo o cuidado de dar indicações precisas: local do acidente (distância da localidade mais próxima), número de pessoas envolvidas no acidente e descrição do seu estado.

• Fique perto da vítima, fale-lhe para a tranquilizar e cubra-a, pois o stress do acidente provoca um arrefecimento corporal.

• Mantenha afastadas as pessoas que possam impedir a passagem dos primeiros socorros.

• Se for necessário, peça a outra pessoa para se colocar junto à faixa de rodagem, solicitando, por gestos, aos outros condutores abrandamento da velocidade, sem se imobilizarem.

O que não se deve fazer em casos de acidente na estrada
Manipular um membro partido, por isso dolorido, sem tomar precauções, pois poderá causar uma paralisia nervosa. Se necessário realize uma tala para imobilizar o membro e assim reduzir a dor.

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 13/01/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Faça um Comentário
Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 13/01/2018 às 3:13 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)