O que Pode ser Olhos Remelando no Bebê

O aparecimento de remelas é algo frequente em quase todas as pessoas, e acontece muito geralmente quando acordamos depois de algumas horas a dormir.

No entanto, a frequência com que as remelas aparecem poderá indicar que estamos perante outro tipo de problemas, e por isso deveremos estar atentos. Especialmente quando se trata de bebês, a nossa atenção deverá ser redobrada e termos cuidados de limpeza ainda mais significativos.

Quando a remela do bebé for mais amarelada do que aquilo que é a sua cor normal, e geralmente acompanhada por lágrimas sem motivo aparente, poderemos estar perante uma conjuntivite.

No caso de aparecer uma conjuntivite, deveremos desde logo levar ao bebé a um pediatra, pois trata-se aqui de uma infecção que deverá ser tratada o mais rápido possível e de forma adequada.

Apesar disso, deveremos ter em conta que o aparecimento de remelas nos bebés, principalmente em idades mais iniciais da sua vida, é naturalmente muito mais frequente do que nos adultos.

Portanto, se não houver uma cor amarelada nas remelas e se estas forem mais fluídas, à partida não estaremos perante problemas de maior.

No entanto, para além das conjuntivites existem outras potenciais causas para as remelas excessivas nos olhos. As gripes ou constipações são um exemplo disso. Neste caso deveremos sempre ir limpando os olhos do bebé e fortalecendo o seu sistema imunitário com líquidos e produtos ricos em vitamina C.

Quando o canal lacrimal está entupido, que também é algo que pode acontecer, podem surgir também remelas numa quantidade superior àquela que é normal. Neste caso deveremos igualmente ir limpando os olhos do bebé, com sofro fisiológico, acompanhada de massagens muito suaves no canto interior dos olhos, na tentativa de desobstruir o canal.

Também quando o bebé toca nos olhos com os dedos ou unhas acidentalmente, uma irritação nos olhos pode causar o aparecimento de lágrimas ou remelas. Deveremos aqui igualmente utilizar soro fisiológico para uma limpeza, ou alternativamente água aquecida.

Para limparmos correctamente os olhos do bebé, deveremos seguir este conjunto de passos:

  • Deveremos utilizar uma gaze ou compressa (esterilizada, sempre), humedecendo-a com soro fisiológico;
  • A compressa ou gaze deverá ser passada nos olhos do bebé, um de cada vez, do canto do olho interior para fora, de modo a ajudar a não causar entupimentos no canal lacrimal;
  • Deveremos sempre utilizar uma gaze ou compressa diferente para cada olho.

Esta limpeza deverá ser feita frequentemente, mesmo quando não haja a presença de qualquer doença ou qualquer problema de remelas ou lágrimas anormal, de forma também a prevenir problemas, infecções, e a dar mais conforto ao bebé.

Informações que lhe podem ser Úteis:

Faça um Comentário
Esta matéria tem 1 Comentário
  1. morena 20 Reply

    Meu filho tem 11meses e os
    olhos dele estão remelando muito
    toda hora o que faço…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 15/01/2018 às 10:48 horas por: Diogo