Obalon: A Pílula que se Transforma em Balão no Estômago e Faz Perder Peso

O sistema de balões Obalon é o primeiro e único de seu género. O tratamento consiste no paciente engolir três pequenos balões em forma de pílula, que serão introduzidos pelo médico gradualmente no período de três meses.

Os balões ocupam espaço no estômago para que o paciente coma menos, tornando a perda de peso mais fácil. Com um período de tratamento de 6 meses, o sistema Obalon tem feito muitas pessoas se interessarem pela ideia de ter uma opção não-cirúrgica para perder peso, e uma alternativa ao balão Intragástrico.

O Balão Obalon é Engolido Como Uma Pílula E Se Expande No Estômago Ajudando A EmagrecerLeia a matéria sobre os benefícios do Balão Intragástrico.

O sistema Obalon funciona numa conjunção de exercícios e correção alimentar para tornar as mudanças educacionais mais fáceis.

Desta forma, ele não apenas ajuda o paciente a comer menos, mas sim, muda os seus hábitos alimentares, mantendo a perda de peso ao longo do tempo do tratamento e depois de o terminar.

Contudo, vale a pena lembrar que o sucesso desse sistema de emagrecimento, como o de muitos outros, reside nos esforços feitos pelo interessado/paciente.

O sistema Obalon não é uma solução mágica, mas sim uma poderosa ferramenta no auxílio à correção dos hábitos alimentares. Ou seja, apenas vai funcionar de verdade se você mantiver o comportamento aprendido durante o tratamento.

Quanto Custa

O custo médio, incluindo os 3 balões, suporte nutricional e a posterior remoção dos balões, nos EUA, custa entre US$ 6.000 e US$ 9.000, estando também já disponível em Portugal e no Brasil.

Preço este que pode variar dependendo de cada clínica. Muitas clínicas e médicos oferecem também opções de financiamento para que os pacientes consigam atingir o seu objetivo através deste sistema inovador.

A quem se destina esta Pílula de Emagrecimento

Recomenda-se que o candidato normal para utilizar o sistema de balões Obalon possua um Índice de Massa Corporal (IMC) de 30 a 40 kg/m² e tenha 22 anos de idade ou mais. O programa inicia-se com a introdução dos balões no estômago do paciente por até seis meses.

É primordial que o programa seja acompanhado de uma dieta saudável e exercícios durante a sua duração e por, no mínimo, seis meses após a remoção do último balão.

Que resultados esperar

Resultados Antes E Depois Do Sistema De Emagrecimento Obalon, A Pílula Que Se Transforma Em Balão E Faz Perder PesoEm estudos clínicos, o Sistema de Balões Obalon demonstrou um bom auxiliar para os adultos obterem um emagrecimento considerável. Especialmente quando combinado com dieta e exercícios, condição sobre a qual observou-se duas vezes maior perda de peso do que nos indivíduos que apenas fizeram dietas e exercícios.

O que Procura?
Glucomannan: Super Fibra para Perda de Peso, Para que serve e suas Contra Indicações

Ainda durante o estudo clínico, os médicos puderam perceber que em média 89% do peso perdido durante o uso do método não invasivo foi mantido por até 1 ano.

Testemunhos Antes E Depois Do Sistema De Emagrecimento Obalon, A Cápsula Que Se Transforma Em Balão E Faz Perder PesoVia de regra, o programa se executa da seguinte maneira (ver a próxima imagem):

1.º – No início do tratamento, o médico introduz o primeiro balão;
2.º – Um mês após a inserção do primeiro balão, o médico introduz um segundo;
3.º – Dois meses depois do primeiro balão ser colocado, o médico irá inserir um terceiro balão;
4.º – Passados seis meses da introdução do primeiro balão, o médico retirará todos os balões introduzidos durante o programa.

Geralmente, a colocação do balão demora menos de 10 minutos e não requer anestesia de forma alguma. O processo é simples: No consultório do médico, o paciente engole uma pequena cápsula contendo um balão. Uma vez que essa cápsula tenha atingido o estômago, o médico então infla o balão.

ENGOLINDO O BALÃO OBALONDurante os estudos clínicos, nenhum dos pacientes relatou ter quaisquer problemas, retornando imediatamente as suas atividades cotidianas normais.

Contudo, após os seis meses do tratamento, o paciente terá de se submeter a uma sedação leve, consciente, durante a qual o médico, usando um endoscópio, retira todos os balões num período de aproximadamente 15 minutos.

Afinal, quantos balões são usados?

Ao todo, três balões inflados são introduzidos no estômago do paciente gradualmente, durante o período de três meses para maximizar a tolerância do paciente e facilitar a perda de peso pelo prazo do programa, que é de seis meses.

Entretanto, essa é a quantidade perfeita de balões a serem utilizados. Os pacientes que tiveram 3 balões inflados em seus estômagos perderam praticamente 4 vezes mais peso do que os que apenas se sujeitaram a 2 balões.

Independente do número de balões selecionado pelo médico e/ou paciente, todos devem ser removidos do estômago ao final de seis meses.

O tamanho do balão é outra coisa que costuma assustar as pessoas que não possuem conhecimento do sistema Obalon.

Cada balão completamente cheio possui o volume de 250 ml e pesa por volta de 3 gramas, resumindo, é do tamanho aproximado de uma laranja pequena. Então, todos os balões combinados pesarão menos de 10g e terão o volume de 750 ml.

O que esperar ao usar o método

Lorraine Em Poucos Meses Para Monitorar Seu Progresso Com Sistema Obalon

Uma coisa é certa: Usando o sistema Obalon você não conseguirá comer as mesmas quantidades que antes. Assim sendo, logo no início do uso, o médico vai trabalhar de perto com você para ajudar a desenvolver um programa saudável de alimentação e exercícios, mencionando também as porções às quais você precisa se limitar.

O que Procura?
Chá para Perder Barriga

Efeitos Secundários

O sistema Obalon foi aprovado pela FDA (Food and Drug Administration), a agência que testa e autoriza o uso de drogas e alimentos nos EUA. Assim sendo, seu padrão de excelência é verificado por uma das autoridades de saúde mais respeitáveis do mundo.

Contudo, alguns efeitos colaterais foram observados no estudo clínico, os quais, em sua maioria, consistiam em uma leve e consistente dor abdominal e náuseas. Os efeitos colaterais graves foram constatados em menos de 0,3% dos estudados.

Apesar disso, normalmente, os pacientes voltam a suas atividades rotineiras imediatamente após a introdução do balão. Lembrando que enquanto se está com um balão do sistema Obalon no estômago, não é possível tomar medicamentos que irritem a mucosa estomacal, como anti-inflamatórios não-esteroides ou aspirina.

Alguns exemplos de medicamentos que não podem ser tomados são: o Diclofenaco, Ibuprofeno e o Cetoprofeno.

Além disso, não é possível utilizar o método se você planeja viver em localidades 1200 metros acima ou 750 metros abaixo de onde o médico introduziu os balões.

Vale lembrar que é importante ouvir todas as instruções transmitidas pelo médico e sua equipe, já que eles estão ali para ajudar você em seu esforço para emagrecer.

Conforme você repara que está comendo menos, é importante manter essa rede de suporte e seguir o planejamento feito previamente, sempre dando prioridade e nunca esquecendo os exercícios.

Quem não pode usar o Obalon?

Você NÃO pode tomar a pílula se:

– Tiver problemas ao engolir, ou tiver tido quaisquer cirurgia anterior que dificulte o ato de engolir a cápsula através da qual o balão é levado ao estômago.

– Tomar diariamente aspirina, agentes anti-inflamatórios, anticoagulantes ou outros medicamentos que irritam a mucosa gástrica. Tomar essas drogas de forma diária aumenta a possibilidade de irritações estomacais e a formação de úlceras caso você esteja com balões no estômago.

– Já tiver tido cirurgias ou condições que levem ao estreitamento ou bloqueio do trato gastrointestinal. Se um ou mais balões acabarem vazando, e passarem para o intestino, podem resultar num bloqueio, também conhecido como obstrução, que terá de ser removido cirurgicamente. É conhecido o fato de que essa obstrução intestinal pode levar a graves problemas e até a morte.

– Tiver feito alguma cirurgia de redução estomacal ou para perda de peso. Isso não excluí o uso de outros balões estomacais. Não se atentar a esse fato pode levar a danos graves ao seu estômago ou intestinos, o que necessitará de intervenção cirúrgica para correção do problema.

O que Procura?
21 Remédios Caseiros Impressionantes para Perder Peso Naturalmente

– Ter uma infecção não tratada de Helicobacter pylori. Ter essa infecção aumenta a possibilidade de irritações gástricas e úlceras.

– Não quiser ou puder tomar a medicação de Inibidores da bomba de protões durante a implantação do dispositivo. Não tomar esse medicamento aumenta a possibilidade de irritação e úlceras.

– Ter alergia a produtos/alimentos de origem suína. Se esse for seu caso, logo na implantação do primeiro balão você poderá ter uma reação alérgica a cápsula.

– Tiver sido diagnosticado com bulimia, transtorno da compulsão alimentar periódica, transtorno do comer compulsivo, ou se a sua dieta diária incluir líquidos excessivamente ricos em calorias.

– Tiver histórico de desordens funcionais ou estruturais no estômago, incluindo gastroparesia, úlcera gástrica, gastrite crônica, varizes gástricas, hérnia de hiato maior que 2 cm, câncer ou qualquer outro problema do estômago.

Caso você tenha qualquer uma das condições descritas acima, não conseguirá engolir a cápsula, o balão não irá encher corretamente, ou existirá um risco aumentado no aparecimento de úlceras e irritações.

– Precisar usar drogas antiplaquetárias ou outros agentes que afetam a coagulação normal do sangue. O uso dessas drogas pode fazer com que o paciente sangre mais durante o processo de remoção dos balões.

– Tiver histórico de síndrome do intestino irritável, doença de Crohn, ou outras doenças do sistema intestinal. Se um ou mais dos balões vazarem e passarem pelo intestino, poderão causar bloqueio, o que, conforme dito anteriormente, pode ocasionar problemas graves.

– Estiver tomando medicamentos com intervalo correto de horário que pode afetar mudanças no esvaziamento gástrico, como medicamentos anticonvulsivos e antiarrítmicos.

Caso você possua algum desses problemas, a colocação de balões no estômago pode afetar ainda mais o esvaziamento gástrico e a motilidade, ou seja, a habilidade de movimentação autônoma do estômago.

– Tiver vício instável em álcool ou em drogas ilícitas.

– Estiver grávida ou amamentando.

Conclusão

O balão vai funcionar através da expansão do estômago e consequentemente reduzir o apetite.

No entanto, como nutricionista posso dizer-lhe que o balão não vai mudar os seus hábitos alimentares a longo prazo. ‘Não é uma pílula mágica’.

É absolutamente crucial que as pessoas percebam isso! Para resultados duradouros é necessário investir num compromisso com a perda de peso.

Atualmente a pílula está disponível apenas em Clínicas privadas, e é destinada a pessoas que não são consideradas obesas ou com obesidade mórbida o suficiente para se qualificarem para a cirurgia de perda de peso, como as cirurgias bariátricas (colocação de banda gástrica ou bypass gástrico).

20. maio 2017 by admin

2 Comentários no Fórum

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *


  1. Estou a procura de clínicas que realizam este procedimento, mas não sei onde encontrar. Poderia me ajudar por favor? Moro em Guadalupe Rio de janeiro Brasil em todo algum lugar por favor

  2. Estou a procura de clínicas que realizam este procedimento, mas não sei onde encontrar. Poderia me ajudar por favor? Moro em Belo Horizonte – MG. Saberia me informar se tem alguma aqui?

    Agradeço desde já,
    Jonathan.

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *