A Odontologia e a Implantologia Dentária

A Odontologia é um dos principais nomes pelos quais a medicina dentária é conhecida.

Tendo como objectivo primordial a preservação da saúde oral, a Odontologia engloba um vasto conjunto de técnicas para a manutenção do correcto funcionamento de todo o sistema estomatognatico, que consiste no conjunto de músculos esqueléticos que engloba a face, pescoço, dentes, articulações da região, entre outros.

Geralmente, esta área de saúde pode ser profissionalmente exercida, tanto por especialistas da medicina dentária, quanto estomatologistas.

Actualmente, uma das técnicas mais populares e importantes da Odontologia é a Implantologia, que envolve, essencialmente, os implantes dentários.

Foto De Implante Dentário Antes E Depois

Os implantes dentários têm como objectivo a implantação de próteses dentárias na mandíbula, de forma a simular com o maior nível de eficácia possível o efeito dos dentes reais.

Ainda que só agora comece a ganhar alguma popularidade, a verdade é que a implantologia dentária é uma técnica que conta já com mais de 50 anos de existência, tendo sido desenvolvida e aperfeiçoada por um médico Sueco, de seu nome Branemark.

Os avanços da implantologia ao longo dos anos têm vindo a contribuir para que esta técnica tenha conseguido atingir taxas de sucesso incrivelmente altas, tendo, por isso, tornado-se na alternativa de reconstrução dentária mais viável, actualmente disponível no mercado.

Ao contrário das próteses convencionais que podem ser facilmente removidas, os implantes marcam a diferença pela sua capacidade de oferecerem ao paciente um elevado nível de estabilidade e durabilidade, permitindo-lhes ser utilizados como se de dentes reais se tratassem.

Quando submetidos a uma manutenção verdadeiramente cuidada, os implantes dentários poderão durar até mais de 20 anos, sem originarem qualquer tipo de problema ou desconforto para quem os utiliza.

Os implantes dentários possuem poucas contra-indicações e poderão ser livremente utilizados por adultos de qualquer faixa etária.

No entanto, em casos de existência de determinadas doenças crónicas, como é o caso da diabetes, é necessário que o paciente se submeta a uma série de exames adicionais, assim como um procedimento cirúrgico composto por alguns cuidados especiais, que terão como objectivo prevenir a ocorrência de acidentes, não só durante a cirurgia, como também durante toda a fase de recuperação.

Quando efectuada por um profissional responsável, esta cirurgia poderá devolver ao paciente toda a funcionalidade oral necessária à manutenção de um estilo de vida perfeitamente normal.

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 16/01/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Faça um Comentário
Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 16/01/2018 às 2:59 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)