Óleo de banho para hidratar a pele

Revisado por Equipe Editorial a 24 outubro 2018 - Publicado a 12 de maio de 2015

A hidratação pós banho é essencial para repor os níveis hídricos da pele e evitar a descamação. Importantes durante todo o ano, mas especialmente úteis no inverno, os cuidados com a hidratação após tomar banho são fundamentais para uma pele bonita e saudável.

óleo de calêndula

Neste artigo poderá conhecer uma alternativa à tradicional loção hidratante: o óleo de banho. Confira as vantagens em utilizar um óleo de banho para hidratar a pele, como aplicar, e ainda, uma receita para fazer em casa.

Porquê optar por um óleo de banho

O óleo de banho é um produto que, bem aplicado, deixa a pele macia e altamente hidratada, já que possui um nível ideal de penetração na pele. Além disso, em vez de aplicar a loção hidratante depois do banho, o óleo pode ser passado debaixo do chuveiro, sendo por isso mais prático.

Ao sair do banho, a pele do seu corpo estará hidratada, macia e perfumada. Contudo, para que o óleo de banho seja realmente benéfico, há vários cuidados que deve ter na sua aplicação. Confira de seguida como aplicar óleo de banho para hidratar a pele.

Como aplicar o óleo de banho para hidratar a pele

O óleo de banho é aplicado ainda dentro do duche, já depois de ter lavado todo o seu corpo. Assim, com a pele ainda molhada deve aplicar algumas gotas na mão, e de seguida, esfregar e espalhar pelo corpo.

O óleo de banho não deve ser aplicado em todo o corpo, evitando o rosto e zonas com maior oleosidade, como as costas e o peito. Sendo zonas onde a produção de sebo é maior, a aplicação do óleo de banho poderá aumentar ainda mais a sua oleosidade.

Depois de devidamente espalhado, enxague logo essa zona com água fria ou morna. A pele não ficará oleosa, mas sim perfumada e macia. Mas atenção, é essencial ter o cuidado de não usar óleo em demasia, pois a sua utilização excessiva pode tapar os poros e promover o aumento da oleosidade.

O uso em excesso de óleo de banho pode assim promover a formação de uma camada sobre a pele, não permitindo a sua hidratação e limpeza, deixando-a sem vida e com uma aparência opaca.

Por isso, óleo de banho sim, mas com moderação. E apesar de ser uma alternativa, o óleo de banho não dispensa cuidados com a hidratação. Assim, faça uma esfoliação semanal, seguida de uma máscara hidratante, de modo a remover a camada morta de células para limpar impurezas e oleosidade em excesso, e hidratar profundamente a pele.

Receita caseira de óleo de banho para hidratar a pele

A seguinte receita caseira de óleo de banho para hidratar a pele tem como ingredientes principais a calêndula, óleo de girassol e tangerina, podendo ser utilizado por adultos, crianças e até bebés, já que não possui parabenos ou outras substâncias tóxicas presentes em muitos produtos comprados. Confira de seguida como fazer o óleo de banho para hidratar a pele.

Ingredientes:

  • quatro colheres de chá de óleo de calêndula;
  • cinco colheres de sopa de óleo de girassol (com qualidade superior);
  • óleo essencial de tangerina (10 gotas).

Como preparar:

Adicione todos os ingredientes num recipiente de vidro escuro. Mexa e depois agite bem. Este óleo de banho caseiro dura até 3 meses, devendo ser guardado num armário fechado, sem exposição solar.

Sempre que usar o óleo de banho para hidratar a pele deve agitar bem o recipiente, aplicando em todo o corpo. Insista em locais com maior tendência a ressecar, como os calcanhares, joelhos e cotovelos, massageando com movimentos circulares.

Deixe a pele absorver o produto, retirando por fim o excesso com água preferencialmente fria. No final, deve secar a pele com uma toalha macia, pressionando a pele sem esfregar. Caso esteja calor, deixe a pele secar de forma natural.

  • Vagina Saudável E Vagina Com Candidíase
  • Conheça As Principais Causas Do Corrimento Branco, Grosso E Pegajoso E Aprenda O Significado De Cada Tipo De Consistência
  • Sinais De Que Você Deve Ir Ao Ginecologista
  • Entenda O Que Significa Cada Cor De Corrimento Vaginal E Como Tratar
  • + Saúde Íntima

    + Dieta e Nutrição

    -->