Óleo de Argan para o Cabelo: 10 Benefícios e Como Usar

O uso do óleo de argan é uma técnica bem popular para melhorar a saúde do couro cabeludo, bem como o brilho e a textura dos cabelos.

No entanto, antes de usar este ingrediente incrível, deve conhecer os seus usos, benefícios na hidratação do cabelo, e mais importante ainda, os seus possíveis efeitos colaterais no organismo!

óleo De Argan No Cabelo Antes E Depois

O óleo de argan (óleo de argão) é um tipo específico de óleo vegetal que é extraído do núcleo (noz) da argania.

Cientificamente conhecido como Argania spinosa, o óleo contido na noz desta árvore é altamente procurado no norte de África, de onde é nativo, bem como em todo o mundo.

Principalmente usado para fins culinários e cosméticos, o óleo de argan tornou-se popular na América e em outros países ocidentais devido aos seus efeitos positivos na pele e cabelos.

Esse óleo vegetal contém nutrientes importantes, incluindo vitamina E, carotenos, ácidos graxos, tirosol, catequinas, ácido caféico e outras substâncias anti-inflamatórias e poderosos antioxidantes.

Também é usado como óleo transportador (carreador) e pode ser combinado com outros óleos essenciais para se obter um remédio natural ainda mais poderoso.

A indústria deste óleo vegetal envolve mais de 2 milhões de usuários.

Originalmente cultivada em Marrocos, a árvore desta espécie de argão é conhecida localmente como “a árvore abençoada por Deus.”

Como usar?

óleo De Argan

Existem várias formas de aplicar o óleo de argan nos cabelos, seja como condicionador ou máscara capilar, como agente estilista para penteados ou como finalizador, ou para melhorar o brilho e a aparência dos fios capilares.

O composto também protege o cabelo contra danos, ao mesmo tempo que restaura a sua humidade. Ou seja, o produto proporciona formulações com ingredientes que imitam a proteção natural do cabelo.

Para além disso, também pode ser usado no tratamento da pele seca.

Dependendo da exposição e concentração que usar, o óleo de argan pode ter efeitos diferentes no cabelo.

Para aplicar o óleo diretamente no cabelo, basta colocar apenas 8 a 10 gotas na palma da mão e esfregar com cuidado sobre os fios.

Pode deixar o óleo no cabelo sem a necessidade de o lavar, pois, será rapidamente absorvido pelos fios e couro cabeludo.

Pode adicionar algumas gotas do óleo essencial de sua preferência ao seu frasquinho de óleo de argan para alterar o aroma, e ao mesmo tempo potencializar a mistura com mais antioxidantes e compostos voláteis.

Benefícios para o Cabelo

Os principais benefícios do óleo de argan para o cabelo, incluem:

  • Domar e cuidar dos cabelos crespos
  • Protege o cabelo do calor do sol e secador
  • Elimina ou reduz a queda de cabelo
  • Melhora a forma e o brilho do cabelo
  • Trata as pontas duplas

Vejamos todos estes benefícios com mais detalhe.

Contém antioxidantes

Os antioxidantes são a super cura, e óleo de argan está repleto deles. O composto dispõe de uma alta concentração de vitamina E, que contém antioxidantes que revitalizam as células ciliadas, incentivando-o ao crescimento capilar saudável.

É também uma solução perfeita para maximizar o crescimento do cabelo.

As propriedades antioxidantes presentes, como os ácidos graxos, ômega-6 e o ácido linoléico, revitalizam o cabelo e ajudam-no a recuperar o brilho perdido.

Cabelos Danificados

Cabelos Danificados

O nosso cabelo passa por graves danos (vindos de poluição) todos os dias. Depois temos ainda os produtos químicos usados e os dispositivos para lhe dar o estilo pretendido.

O óleo de argan surge nestes casos como uma forma de resgate e reverte, ou pelo menos minimiza os danos causados.

O óleo vegetal contém também tocoferol, um composto orgânico presente na vitamina E, que regenera os folículos pilosos, aumentando a produção de células. Nutrindo também a queratina, o bloco de construção dos fios de cabelo.

Cabelos Crespos

A Hidratação Intensa Do óleo De Argão Doma Até Os Cabelos Mais Selvagens

O impacto fisiológico do óleo de argan no cabelo é bastante óbvio. Ele é conhecido pela sua capacidade em domar mesmo os cabelos mais crespos e até eliminar as pontas duplas.

O óleo absorvido pelos fios fornece um poderoso suprimento de nutrientes responsáveis por melhorar a aparência geral e a textura do cabelo.

Couro cabeludo seco

A saúde do cabelo geralmente começa na saúde do couro cabeludo e, a alta concentração de ingredientes antioxidantes e anti-inflamatórios do óleo de argan permite eliminar condições do couro cabeludo que podem causar a pele seca e a caspa.

Queda de cabelo

Perder o cabelo pode ser uma situação preocupante para qualquer um. O óleo de argão pode ser usado efetivamente para fortalecer os folículos pilosos tornando a queda de cabelo muito menos provável e intensa.

Proteção contra o calor do secador e raios UV

O uso regular do secador de cabelo pode causar danos no cabelo, tornando mais difícil o controle e a manutenção do estilo preferido. No entanto, o óleo de argan fornece alguma proteção contra esse problema bastante comum.

Os raios UV danificam o cabelo de uma forma que você nem imagina. No entanto este composto contém agentes de proteção solar que ajudam a manter o cabelo protegido do sol, mesmo quando você passar o dia no exterior.

Condicionador / creme hidratante

Esteóleo vegetal condiciona os cabelos e hidrata o couro cabeludo, evitando, assim, alguns problemas capilares, como uma textura desagradável e a falta de hidratação, o que ocasiona cabelos quebradiços e frágeis.

Cachos e Forma / Estilo

São muitas as pessoas lutam para controlar e moldar os seus cabelos.

O óleo de argan funciona como um excelente agente de estilo natural, mantendo o cabelo no lugar e com um aspecto maravilhoso, mesmo se aplicado juntamente com outros produtos ou testando novos penteados.

Shampoo de óleo de Argan

Cabelos Mais Bonitos Com óleo De Argan

Este shampoo é o produto perfeito para acelerar o crescimento do cabelo, e é usado em muitos produtos de shampoo como o ingrediente principal. Porquê?

Ele ajuda a restaurar a suavidade, dar força e brilho aos cabelos. É um ingrediente ideal para combater os cabelos secos, quebradiços e danificados.

A melhor parte sobre o produto é que o usuário pode usá-lo como qualquer outro shampoo, sem ter que fazer qualquer coisa extra.

Basta adicionar um pouco de shampoo nas palmas das mãos e esfregá-lo no couro cabeludo e ao longo do comprimento do cabelo. Use-o uma vez em cada duas lavagens (dia sim, dia não), para nutrir e melhorar a aparência do cabelo.

Máscara Capilar

Você pode ainda usar o óleo de argan puro como uma máscara capilar, deixando-o aplicado durante a noite, para maximizar os seus benefícios.

Use uma quantidade generosa de óleo e aqueça-o. Massage todo o couro cabeludo, cabelo e pontas. Comece a partir da testa e vá massajando para trás, até à ponta dos cabelos, não esquecendo os lados. Realize esta massagem durante 15 minutos.

Em seguida, enrole o cabelo a uma toalha e deixe-o desta forma durante toda a noite permitindo que o óleo seja completamente absorvido pelo couro cabeludo e cabelo. Lave o cabelo na parte da manhã com um shampoo normal.

Deixar a máscara atuar durante toda a noite ajuda o cabelo a absorver melhor todos os nutrientes presentes no óleo de argan e deixar o cabelo extremamente liso, macio e brilhante.

Máscara capilar de óleo de rícino e argão

óleo De Argan 100% Puro

Os dois juntos são a combinação perfeita para um crescimento saudável do cabelo. Quando combinados reúnem os seus benefícios e trabalham como um excelente remédio para o crescimento do cabelo.

Pode realizar uma maravilhosa máscara capilar hidratante, combinando estes dois óleos.

Ingredientes: Uma colher de sopa de óleo de rícino (óleo de mamona); 2 colheres de sopa de óleo de argan; 50-100 ml de leite de coco (dependendo do comprimento e da espessura do cabelo).

Misture bem todos os ingredientes num recipiente e aplique a máscara cuidadosamente no cabelo e couro cabeludo. Deixe atuar durante a noite e lave na manhã seguinte com um shampoo normal.

Máscara de Óleo de Argan e óleo de coco

O óleo de coco e o óleo de argan são outra combinação maravilhosa para acelerar o crescimento do cabelo. Realizar uma máscara com estes dois óleos ajuda a combater todos os seus problemas capilares.

Ingredientes: 2 colheres de sopa de óleo de coco; 10 gotas de óleo de argan; Pente plástico; Elástico para o cabelo.

Misture o óleo de argan e o óleo de coco e mantenha-os por perto. Penteie o cabelo. De seguida aplique a mistura no cabelo e couro cabeludo.

Concentre-se mais na metade inferior do cabelo.

Após a aplicação do óleo em todo o cabelo, penteie novamente o cabelo para distribuir uniformemente a mistura.

Prenda o cabelo com um elástico e use uma touca de cabelo. Deixe a máscara atuar durante 30 minutos e lave. Também pode deixá-la no cabelo durante a noite.

De seguida vamos descobrir quais são os melhores produtos de óleo de argan disponíveis no mercado!

Moroccan Argan Oil Shampoo, da OGX

Moroccan Argan Oil Shampoo, OGX

O Moroccan Argan Oil Shampoo é uma mistura de óleo de argan e outros hidratantes que revitalizam e suavizam o cabelo. Este shampoo protege o cabelo dos raios UV prejudiciais e renova a estrutura das células ciliadas. O produto não é testado em animais e é livre de parabenos.

Preço: 7,80€ (385 ml)

Shea Moisture Argan Oil

Shea Moisture Argan Oil

O Shea Moisture Argan Oil é uma combinação de óleo de argan e manteiga karité pura, que ajuda a uma rápida absorção. O produto hidrata o couro cabeludo e mantém-no saudável. O hidratante oferece ainda um acabamento brilhante ao cabelo.

Preço: 7,50€ (118ml)

Delon Argan Oil Conditioner

Delon Argan Oil Acondicionador

O Delon Argan Oil Conditioner é um maravilhoso condicionador. Ele fortalece e reforça o cabelo seco. O condicionador tem um ph neutro, que é adequado para todos os tipos de cabelo. O produto é maravilhoso para uso em cabelos coloridos e para secar com o secador.

Preço: 5,20€ (354 ml)

De seguida vamos responder a algumas perguntas comuns sobre o composto.

Quantas vezes devo usar o óleo de argan?

Use o óleo de argan 2-3 vezes por semana para reparar e condicionar o cabelo.

Tenho para diluir o óleo antes de usá-lo?

Não, não precisa diluir o óleo antes do uso.

Referências

http://onlinelibrary.wiley.com/

http://onlinelibrary.wiley.com/

http://onlinelibrary.wiley.com/

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/

http://www.sciencedirect.com/

http://altmedrev.com/

http://www.sciencedirect.com/

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 21/01/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Faça um Comentário
Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 21/01/2018 às 5:09 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)