Óleo de Borragem

Conheça os verdadeiros benefícios do óleo de Borragem, planta de nome cientifico (Borago officinalis), para que serve o oleo de borragem e qua a sua indicação.

Esta planta recomendada em doenças de pele e inflamações, bronquite e reumatismo, pois é diurética, expectorante e sudorífera e, além disso, um depurativo do sangue. Para curar constipações toma-se em infusão quente (chá).

As folhas de borragem tomam-se fervidas com água e sal; são de fácil digestão, laxantivas, diuréticas e recomendam-se contra desfalecimentos do coração; consumida como verdura fortalece o fígado. Combate os estados de nervosismo; é eficaz para tosse e catarro.

É um bom remédio contra debilidade do coração; é calmante das dores, diurética e sudorífera. Combate o reumatismo e as doenças de fígado e dos rins. As flores em infusão facilitam a sudoração, aliviam os estados febris e depuram o organismo.

ÓLEO DE BORRAGEM

O uso desta planta medicinal é mais conhecido através do oleo de borago officinalis. Este óleo é extraído da semente da planta e é usado em problemas cutâneos, tanto por aplicação tópica como por ingestão.

Como já referi é também indicado o seu uso em chás, mas por as suas folhas possuírem pêlo, é necessário passar o chá por um processo de filtração. As suas flores são também utilizadas.

As flores e as folhas contêm alcalóides pirrolizidínicos, pelo que o seu uso é geralmente desaconselhado durante a gravidez; tais compostos estão também envolvidos em hepatotoxicidade e actividade carcinogénia, desaconselhando-se o seu uso prolongado.

Este óleo torna a pele mais suave, flexível e resistente. Se comprar este oleo em cápsulas ele pode também ser aplicado directamente sobre a pele seca, eczematosa ou com rugas, com bons resultados, e é igualmente eficaz nos casos de estrias.

É aconselhável utiliza-lo em tomas regulares (2 a 3 vezes por ano) para usufruir plenamente de todos os seus benefícios.

Outras indicações:

Trata a Pele seca, serve como Prevenção do envelhecimento cutâneo, e reduz as Estrias.

Esta é uma planta medicinal também conhecida por outros nomes. No Brasil também se conhece por borrage, borracha, borracha-chimarrona e foligem, sem duvida que é uma excelente planta medicinal.

Descubra os poderes medicinais do Chá de Borragem

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 26/04/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Faça um Comentário
Esta matéria tem 56 Comentários
  1. Juliana Reply

    Oi estou tomando óleo de borragem há mais de um mês. . Todo os dias. E até agora minha menstruação não veio.. Isso é nirmão?

  2. luzinete Reply

    Meu médico passou Gamax de 980mg, devido a mastalgia e alterações funcionais benigna da mama que tenho. Já tomei 15 comprimidos, e por isso estou sentindo cólica, mas menstruação não desce. Esse medicamento bloqueia( suspende) a menstruação? Também é normal?

  3. leovane barbosa Reply

    NIOLIX óleo de Borragem esse medicamento serve pra qual doença.

  4. wanderley Reply

    eu comprei um vidro que tem como composição omega 3 6 9 e linhaça e borragem eu estou ingerindo uma capsula por dia.a borragem vai fazer efeito. neste caso eu falo juntos.

  5. eliane Reply

    Oi eu tenho problema ovário óleo borragem poder me ajuda obrigando

  6. Kelani Reply

    Estou tomando Gamaline V fazem quase 3 semanas e tive muitas dores de cabeça e cólicas, mas estou mantendo a medicação pois não tenho certeza se esses sintomas são decorrentes do remédio . Alguém se sentiu assim?

  7. Terezinha Reply

    Estou usando o gamax e as minhas dores mamárias acabaram. Foi muito bom.

  8. izildinha helena visoli Reply

    Minha filha tem nódulos no seio, fez punção, mas voltou.
    É aconselhável ela tomar óleo de borragem.
    obrigada

  9. sol Reply

    olá gente, sofro com uma queda de cabelo regularmente uma calvisse feminina recupero uma parte com alguns tratamento mas continua ralo o meu cabelo. acha q o oléo de borragem pode ajudar com complicar ainda mas ? por favor responda.

  10. cassia Reply

    Qual a diferença entre o gamaline v e o oleo de primula

  11. Jaquellye Reply

    Boa noite, minha ginecologista me passou Gamax esse medicamento, falei com ela porque quando fico menstruada,sinto muitas dores nos seios nas pernas, enjoos, tenho TPM é um nervoso só, também quero saber se é bom pra pele, minha pele tá feia do rosto oleosa com sarda e pro intestino é muito preguiçoso?
    Por favor quando ler esse imail me dar uma resposta.
    Obrigada.

  12. lucy Reply

    olá. sou diabética, tomo sinvastatina,lorazepam,sertralina é antidepressivo e omeprazol, pois já estive na UTI por pancreatite aguda. depois disso tudo gostaria de saber se posso toma-lo? muito obrigado Lucynha

  13. Silvia da Rosa Reply

    Boa noite!
    Li muito sobre este óleo de borragem, inclusive me disseram que pode ser bom para dermatite atópica, alguém já usou, teve bons resultados? eu tenho um filho de 3 anos diagnosticado dermatite atópica, é muito preocupante, passo boa parte das noites sem dormir, pois ele se coça muito e pede para a gente ajudar a coçar as costas, dobras das pernas e braços e pescoço e acredito que pelo clima seco dos últimos dias, piorou muito p/ ajudar ele tem alergia de pólen, gramíneas, poeira doméstica, àcaros, de ovo e esta semana q/ passou levamos p/ fazer do leite e estamos esperando o resultado
    se alguém já usou por favor me mande um email neste endereço: [email protected]

  14. cleuza Maria batista Silva Reply

    Estou na menopauza posso tomar oleo borragem no lugar do ormonio

  15. Lucilene Reply

    Olá,
    Eu tenho um nodulo de 2,38cm e um cisto no seio, e estou tomando gamax30 à 2meses e nao senti nenhuma diferença. Gostaria de saber como esse medicamento pode resolve meu poblema ou se tenho que fazer uma cirugia.

  16. Lucilene Reply

    Eu tenho um nodulo medindo 2.38cm, e um cisto. E estou tomando gamax 30, à 2 meses e nao senti nenhuma diferença. Gostaria de saber de qual forma o gamax pode resolve meu poblemo ou se preciso fazer cirugia.

  17. fatima guadalupe Reply

    estou tomando
    meloxicam 15 mg, há algum problema?

    fatima guadlalupe monteiro dos santos abreu
    [email protected]
    [email protected]

  18. SILVIA Reply

    posso tomar o oleo de borragem junto com a púlula cerazette????????

  19. Claudia Regina da Silva Reply

    Preciso saber se posso tomar óleo de borragem, tenho um rim só, sofro de infecção urinaria constantemente, tenho retenção de liquidos, vivo inchada e isso me incomoda muito, e recentemente descobri que tenho pedras na visiculas, aguardo uma resposta o quanto antes.

  20. Helena Maria dos Santos Reply

    Tenho nódulos de gorduras nos seios.Tomo o Gamalini V.Tenho colesterol alto. Li na bula que este medicamento reduz o efeito da sinvastatina.Agora pergunto:O óleo de borragem aumenta o colesterol? É contra indicado para pessoas que tenham o colesterol alto?

  21. lina Reply

    Tive cancer no seio, e estou com microcalcificações no outro seio. Gostaria de saber se o oleo de borragem é bom. Caso seja recomendavél, posso tomar por quanto tempo.

  22. iara ferreira de oliveira Reply

    oi estou tomanda gamax 30 para cisto no seio foi indicado pela mastologista, e quero saber se os cisto desaparecem ou que acontece?

  23. Anamelia Reply

    Olá, comecei a tomar o borago, por indicação da minha ginecologista para tratar de nódulos benígnos nas mamas. Adorei os resultados. Minha pele melhorou, os cravos começaram a sair bem fácil, melhorou a TPM, e meu intestino que é preguiçoso melhorou muito. Gostaria de saber se posso continuar tomando pois não quero parar. Obrigada.

  24. Josi Reply

    Adorei este medicamento. Me ajudou muito na TPM e nódulos benignos nas mamas. Foi muito bom. O desconforto da menstruação desapareceu.

  25. Ilda Viana Reply

    Olá! Queria saber qual a quantidade de cápsula pode ser toamda. Na reportagem acima vocês mencionam que é aconselhável utiliza-lo em tomas regulares (2 a 3 vezes por ano) para usufruir plenamente de todos os seus benefícios. Comprei um frasco com 60 cápsula. Então deverei tomar de 02 a 03 frasco? Obrigada.

  26. Patrícia Reply

    Estou tomando o oléo de borragem a menos de 1 mes, comecei a usar por indicação da minha ginecologista para o tratamento de um cisto de liquido que tenho na mama.
    Observei que minhas mamas estao cada dia mais doloridas, parece que estou tendo efeito contrario ao de voces, pois vejo que ele é bom para os sintomas da TPM, mais notei que para mim nao funcionou. alguem esta sentindo isso tambem.

    • Lu Reply

      oi, estou me tratando com gamax 30, faz um mês antes de eu pegar meus exames, e meu ultrasom deu um cisto, quero saber porque as minhas mamas estão mais doloridas do que antes de tomar a medicação

  27. Janir Reply

    Estou tomando o LIVTEN L 1000 apenas 01 mês, e já sentí melhoras muito grande, a mastologista me receitou pois estava com muitos nódulos e dores nas mamas, sem contar que minha pele melhorou muito (reccamento, manchas) desapareceram. Recomendo também para enchaquecas e efeitos da TPM.

  28. Leonor Reply

    Gostaria de saber se alguém já o utilizou por causa das estrias e se funcionou. precisava mesmo de saber pois estava a pensar nisso. obrigada

  29. Gilseane Reply

    Meu mastologista me passou para tomar a cápsula do óleo. por causa das glândulas mamarias e pelas dores. más vi muitos beneficios aqui nesse site. tomando a cápsula eu também vou ganhar esses benéficios todos como vi ai?

    • ivanildes Reply

      Minha ginecologista me passou para usar esta medicação tenho um nodulo de 6cm qual o sentido desta medicação para esta solução minmha Mias e minha medica diz que não é nada grave.e para quer devo tomar este remedio.Que benéficios vou ter?

  30. jandria Reply

    Gostaria de saber de todos os benefícios que este óleo traz e se o óleo de linhaça é semelhante ao de borragem.

    • Lu Reply

      boa noite! fiz um ultrassom e deu um cisto medindo 7x5mm, com baixo aspecto adiposo, fibroglandular, queria saber se com gamax 30 tenho chance de me curar sem precisar operar. Quero saber se cisto na mama dói muito porque sinto muitas dores. bjsss

  31. Sandra Mara Reply

    Minha nutricionista indicou o óleo de borragem para alívio dos sintomas da TPM, pelo visto muitas receberam a mesma indicação. Vamos tentar e trocar informações sobre se funcionou ou não.

  32. Ivana Reply

    Minha Ginecologista me indicou Borago Officinalis. Gostaria de saber se este ajuda mesmo a TPM.
    Ela me disse que daria resultado em 3 meses. Ajuda mesmo?
    Me ajudem por favor…

  33. Claudia Reply

    Tomo Livten L (100% óleo de borago) há quase 2 anos para TPM e digo que salvou minha convivência com outros seres humanos, pois ficava insuportável neste período.
    Eu recomendo para TPM. Aproveitem!!
    PS: só está difícil de achar o Livten L aqui no ES. Se souberem de outras alterativas, avisem!

  34. ana leme Reply

    Estou em tratamento com Gamax 30 borago officinalis há um mês para dores nas mamas. Obtive uma melhora muito grande, entretanto abservei um aumento considerável na oleosidade da pele do rosto e costas e presença de muita acne. Devo interrromper o tratamento? Isso é efeito colateral?

  35. edi palafos Reply

    oi as cápsulas de oleo de borrage pode ser ingeridas para tratamento de enxaquecas?
    aguardo resposta.

  36. Mônica Reply

    Oi, gostaria de saber se o uso prolongado de Gamax(borago oficinalis)causa algum problema, uso p TPM.Obrigada

  37. para cristiane santos Reply

    Tomem um composto chamado primoris- contem oleo de borragem, oleo de trigo e oleo de primula. voces encontram na farmacia. ele alivia TPM, controla o sistema imunoloigico, limpa a oleosidade e hidrata a pele, tiras os sintomas de anticoncepciona, dioredico. estou me sentido muito bem, muito alem de bem. e mais anticoncepcional eu não podia nem penssar em tomar agora tudo mudou. Elenilza

  38. marilea gomes Reply

    oi!! tenho nódulos nos seios e me foi indicado esse óleo. gostaria de saber se é indicado p o caso e se ingerido à longo prazo,tem contra indicação. aguardo resp.

  39. Mara Fabiana Vilar Reply

    Ola Carmem também utilizo este oleo em capsulas, indicado pela minha genicologista, no tratamento tpm, mas não tinha reparado na pele, poi tenho muitas acnes. Gostaria de saber se existe alguma contra-indicação, ou efeito colateral, na continuidade de tratamento. Se souberes me responda por favor.

  40. Silvania Esteves Reply

    Olá Lilian! Li seu comentário e gostaria de saber se vc conhece aloe vera, pois moro no RJ, trabalho com produtos de aloe vera e os resultados são fantásticos, meus clientes estão adorando os resultados. Se quiser mais informações me mande um e-mail para: [email protected]. Um abraço! Silvania

  41. carmen Reply

    tomo óleo de borragem para TPM e tenho tido um resultado excelente, melhorando também a pele.

  42. Telma Reply

    Gostaria de saber de este meicamento em forma de cápsulas serve para TPM, ansiedade e se em forma de óleo passando nas espinhas das costas dá bom resultado.
    Aguardo resposta
    Obrigada

  43. monica wagner das neves Reply

    minha dermatologista me receitou óleo de borragem para tratar minha rosácea, este óleo funciona mesmo?
    me responda por favor..

  44. ROSE Reply

    A minha mastolosgista passou o oleo da borragem,preciso saber se realmente vou ter resultado positivo,por sentir dores nas gladulas mamarias.

  45. sandra regina vaccaro Reply

    meu mastologista me receitou e pelo q.estou vendo é so para ganhar comissão do fabricante e não tem nada a ver c. o meu caso

  46. Geise Reply

    A ginecologista da minha mãe receitou este oleo em cápsulas de forma manipulada por sentir muitas dores nas glandulas mamárias. Um outro medico mastologista disse que não resolveria nada.
    O que você me dizem a respeito….
    Obrigada!!!

  47. Emy sirlene Reply

    Esse medicamento foi indicado pelo meu ginecologista para ajudar na TPM funciona por favor me respondam.
    Obrigada .

  48. Livia Luiza Reply

    Meu filho tem 15anos e esta com muita acne este oleo ajuda no tratamento? Espero a resposta ! Obrigado.

  49. danielle dos santos Reply

    Bom eu estou usando o óleo de barragem pq tive uma mastite há pouco tempo serve pra isso???
    Foi a minha ginecologista q me indicou…
    Mande a resposta, por favor…
    Dês de já agradeço…

  50. aimee moraes Reply

    esse remedio e aconselhado para o tratamento de acne?por favor made a resposta!

  51. luiza Reply

    muito obrigada,pela explicação,fiquem na paz de jesus cristo!

  52. Cristiane Santos Reply

    Me foi indicado consumir o óleo de borragem em cápsulas, para reduzir o sangramento que estou tendo durante a adaptação do meu organismo a uma pílula anti-concepcional que estou usando (Cerazette). Pelo que li neste site, não percebi nenhuma relação com o meu caso. Por favor, me ajudem a esclarecer a dúvida. Obrigada.

  53. lilian araujo Reply

    esse medicamento é bom pra psorise? meu filho tem ,, ja fizemos varios tratamentos mas n deu certo
    ,,, mande resposta OBRIGADO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 26/04/2018 às 3:35 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)