9 Benefícios, Usos e Propriedades Terapêuticas do Óleo Essencial de Angélica (Angelica archangelica)
Fotos Antes e Depois

Óleo Essencial de Angélica (Angelica archangelica): Conheça as Suas Propriedades Terapêuticas

O óleo essencial de Angélica é um composto derivado da destilação pura, tanto das sementes como das raízes da Angelica archangelica, uma planta que cresce em solos húmidos em alguns países europeus, principalmente do norte, como a Noruega, Suécia, Finlândia e Islândia.

Também conhecida como Erva do Espírito Santo e Angélica dos Jardins Espírito Santo, a planta é valorizada como uma planta medicinal.

Na medicina tradicional Europeia, tem sido usada internamente em forma de chá e tintura para tratar distúrbios respiratórios, bem como queixas digestivas. Também tem sido usada para tratar febres, infecções e problemas no sistema nervoso.

Planta Medicinal Angelica Archangelica

Sabia que durante a Peste Negra, a raiz da Angelica archangelica foi considerada uma cura para a praga? A suas raízes e sementes foram queimadas em toda a Europa para purificar o ar viciado e doente. Mais tarde, durante o século 17, a sua raiz foi usada de forma semelhante em Londres.

Atualmente, é usada na aromaterapia para uma variedade de condições e doenças, incluindo problemas emocionais e queixas no sistema digestivo.

Propriedades Terapêuticas

Raiz De Angelica Archangelica

O óleo essencial de Angélica é composto por um grande número de componentes químicos, incluindo o alfa pineno, beta-pineno, sabineno, canfeno e o acetato de bornilo.

Esta variedade recebe os seus benefícios medicinais a partir de uma matriz de propriedades terapêuticas, que incluem, propriedades anti-espasmódicas, digestivas, carminativas, calmantes, expectorantes e relaxantes.

Benefícios do Óleo Essencial de Angélica

Óleo Essencial De Angelica Archangelica

O óleo essencial de Angélica pode não estar entre os óleos mais populares, no entanto ele tem uma variedade de propriedades medicinais impressionante que o tornam bastante valioso e certamente uma opção a considerar na sua coleção de óleos essenciais.

Para uma Digestão Melhor

Digestão

Uma boa digestão é a chave para uma boa saúde, e óleo essencial de Angélica pode ajudar a restaurar a saúde digestiva de forma bastante eficaz.

O composto tem propriedades anti-espasmódicas e carminativas que podem ajudar a acalmar o estômago e aliviar os sintomas de inúmeras doenças.

Devido à sua capacidade em combater os espasmos, ele pode efetivamente aliviar as cólicas no estômago, bem como em outras regiões do corpo.

As suas ações carminativas também podem ajudar a relaxar as paredes intestinais, permitindo que os alimentos e os gases viajem mais facilmente através dos intestinos.

Esta ação terapêutica pode ajudar a tratar algumas doenças bastante comuns e desconfortáveis, ​​como a indigestão, gases e inchaço aodominal.

Para além disso pode também ajudar a regular os níveis de bile (suco biliar) e ácido no estômago, que por sua vez melhora a capacidade global do sistema digestivo, digerindo os alimentos de forma mais eficiente.

Desintoxicação

Uma vez que somos constantemente bombardeados com toxinas ambientais e alimentares, os principais órgãos do nosso corpo, como o fígado e os rins, tendem a ser extremamente sobrecarregados.

Esta sobrecarga pode levar ao desenvolvimento de doenças e fadiga.

Desta forma o composto torna-se uma boa solução para ajudar a expulsar toxinas e manter o corpo no melhor estado possível.

Existem várias razões pelas quais o óleo essencial de angélica pode ajudar a desintoxicar o corpo. Primeiro de tudo ele tem propriedades diaforéticas, que, basicamente significa que ele ajuda a suar, transpirar.

Embora muitas vezes o suor seja considerado um incómodo, ele executa uma função importante na eliminação de muitas substâncias indesejadas do corpo, incluindo o ácido úrico, gorduras, sebo e outras toxinas.

Em segundo lugar, o óleo essencial da angélica atua como um diurético natural, o que significa que aumenta a quantidade e a frequência de micção, que podem ajudar a purificar o sistema.

Estas funções não só ajudam a purificar o corpo e a prevenir danos aos rins, como também protegem o organismo de problemas de saúde como reumatismo, gota e pedras nos rins.

Condições Respiratórias

Para quem está propenso a sofrer de nariz entupido e outros problemas respiratórios associados a doenças como o resfriado, gripe e bronquite, este óleo pode ser a solução natural perfeita.

Ele contém propriedades expectorantes que, basicamente significa que ele pode ser inalado para limpar o fleuma e o muco do trato respiratório.

Difundir e inalar o óleo diretamente é uma opção eficaz, no entanto a melhor prática para tratar o congestionamento nasal é adicionar algumas gotas a uma bacia de água bem quente e inalar os vapores que fazem milagres.

A combinação do óleo de angélica com o óleo de hortelã-pimenta ou eucalipto oferece resultados ainda melhores e mais rápidos na questão do congestionamento.

Baixa a Febre

Um dos usos tradicionais da raiz de angélica é tratar febres e calafrios causados por infecções como a gripe e resfriado.

O óleo essencial de angélica pode ajudar a combater a febre devido à sua capacidade em promover a transpiração e a micção, bem como à forma que ele ajuda a excretar as toxinas do corpo.

Alivia o Estresse Mental e Ansiedade

Como tantos outros óleos essenciais, o óleo de angélica é igualmente utilizado na aromaterapia para tratar problemas emocionais, bem como problemas nervosos como o estresse e ansiedade.

Quando difundido ou inalado, o composto ajuda a promover sentimentos de calma e paz, bem como a contribuir para a erradicação de sentimentos gerais de negatividade.

Tem um cheiro a terra, “aconchegante e almiscarado” que, quando difundido dentro de casa, trás positividade, calma e alegria.

Existem várias maneiras de usá-lo para melhorar o seu bem-estar emocional.

Difundir o óleo é um excelente opção, tal como é a inalação directa.

Alternativamente, pode adicionar algumas gotas no travesseiro durante noite ou no banho de imersão.

Permita que este óleo maravilhoso limpe o seu “corpo e mente”.

Má Circulação nos Pés e nas Pernas?

Enquanto já verificámos que ele pode ter um efeito calmante sobre a nossa mente, sabe-se que tem igualmente um efeito estimulante e contrastante no nosso corpo.

Ele pode ajudar a melhorar a má circulação do sangue, bem como a melhorar a secreção de enzimas e sucos vitais do corpo, todos os que contribuem para uma melhor digestão, excreção e saúde em geral.

Sintomas durante a Menstruação

O composto tem propriedades emenagogas naturais que o tornam uma excelente opção para as mulheres que sofrem de muitos sintomas durante o ciclo menstrual.

Pensa-se que a planta promova a regularidade menstrual e facilite o aparecimento da menstruação, bem como inúmeros sintomas do período, incluindo cólicas, inchaço na barriga, fadiga e problemas de humor.

O óleo também pode lidar efetivamente com dores de cabeça hormonais e náuseas.

Dores de Cabeça Constantes

Massaje A Região Dos Templos Com óleo Essencial Para Aliviar A Dor De Cabeça

Se a dor de cabeça é causada por hormônios, problemas de sinusite ou enxaquecas, o óleo essencial de angélica é um remédio caseiro maravilhosamente eficaz!

Sempre que sentir a dor de cabeça chegando, massaje algumas gotas na região dos templos (como mostra a imagem acima) ou simplesmente inale diretamente da garrafa ou das mãos.

Beleza e Rejuvenescimento da Pele

Beleza E Rejuvenescimento Da Pele

O óleo da angélica é geralmente considerado seguro para uso tópico, mas deve ser sempre diluído adequadamente com outro óleo de base compatível com a pele, como o óleo de coco ou o óleo de amêndoa.

Após diluição, pode aplicá-lo suavemente no rosto para rejuvenescer a aparência da pele e dar-lhe um brilho mais saudável.

Tente combinar algumas gotas do composto com uma quantidade igual de óleo de olíbano (Boswellia serrata) (franquincenso) se desejar dar ao rosto um tratamento especial extra.

Tenha sempre em mente que este óleo pode ser fotossensível, o que significa que a exposição direta ao sol pode causar reações graves na pele.

Para se proteger contra este efeito colateral, certifique-se de não expor a pele à luz solar direta durante pelo menos 12 horas após a sua aplicação.

Como Usar

Como Usar O Óleo Essencial De Angelica Archangelica

Existem muitas formas de usar o óleo essencial de angélica dependendo da doença que você está tratando. Estas formas de uso incluem:

Inalação – Pode com total segurança inalar o composto da garrafa para combater o estresse e ansiedade, bem como problemas respiratórios.

Difusão – Use um difusor de aromas para difundir o óleo em toda a casa ou escritório para levantar o espírito positivo.

Massagem: Adicione algumas gotas deste óleo a um óleo transportador/carreador (óleo vegetal) e faça um óleo de massagem agradável e calmante para ajudar na digestão e melhorar a circulação.

Para problemas menstruais – dilua o óleo e massaje no abdômen todas as noite,s ou adicione algumas gotas a uma compressa quente e aplique-a no estômago.

Banho: Adicione algumas gotas ao seu banho de imersão para lidar com problemas emocionais e de saúde física.

Efeitos Colaterais de Precauções

óleo Essencial De Angélica

O composto é geralmente considerado seguro para inalar e usar topicamente, no entanto existem algumas questões de segurança a considerar.

Não beba o óleo a menos que seja por indicação médica e esteja sob supervisão de especialistas.

O óleo essencial de angélica não é seguro para diabéticos e deve ser totalmente evitado por mulheres grávidas.

Quando aplicado na pele, pode ocorrer reacção alérgica, especialmente se for utilizado de forma pura. Para evitar este efeito deve dilui-lo sempre adequadamente e realizar um teste alérgico de contato numa pequena área da pele antes de o utilizar.

O composto pode aumentar a fotossensibilidade da pele. Desta forma, deve evitar sempre expor a pele à luz solar direta por pelo menos 12 horas após o uso.

Outros benefícios: Ajuda no tratamento de úlceras gástricas e gastrites; reduz o desejo de nicotina; mata as células cancerosas (in vitro); neutraliza os radicais livres e mata micróbios como, bactérias e fungos.

Nomes alternativos da planta: Erva-dos-Anjos, Raiz-do-Espírito-Santo.

Referências

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16005501
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21188050
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23536963
http://ar.iiarjournals.org/content/25/3B/1877.full.pdf+html
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24788027

Continua » Óleo Essencial de Manjericão: Combate bactérias, Resfriados e Mau Odor Corporal

Atualizado em 16 Janeiro 2018

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *



Seguir fotosantesedepois.com

Siga-nos na rede social Facebook e receba dicas sobre os temas de saúde mais atuais.

Facebook Fotos Antes e Depois
Receber Dicas de Saúde?

Se está interessado/a em receber no seu Email, dicas de saúde, remédios caseiros..., subscreva a nossa newsletter.

Contacte-nos

© 2018 Fotos Antes e Depois | Politica de Privacidade

Isensão de Responsabilidade: A nossa plataforma foi criada com o objetivo de facilitar o acesso a informação de valor "Ciência com Saúde", baseada em estudos científicos. Tudo o que publicamos tem uma base científica. No entanto, nenhuma das publicações têm o objetivo de servir como diagnóstico, sendo sempre indicada consulta médica. O mesmo se refere a tratamentos, clínicas, suplementos e medicamentos indicados. A indicação, dosagem, e forma de uso é apenas ilustrativa, não estando indicada a automedicação ou suplementação sem antes haver indicação médica profissional. O mesmo se refere aos preços dos produtos por vezes indicados. Esses valores são baseados no ano de 2018 e servem apenas como informação auxiliar, não estando a nossa plataforma de nenhuma forma a ligada a essas empresas.